Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola' vivas,

Tenho umas questoes relativamente ao valor do IVA para mao de obras em empreitadas.
    Recentemente pedi um orcamento para me consertarem a porta da rua de entrada que esta' descaida e necessita de uma batente nova (devido a uma tentativa de arrombamento).Para isto deram me um valor de 240 euros em que trocariam as dobradicas, removeriam um aplique de uma fechadura antiga, nova batente de madeira, lixavam e envernizavam a porta. Para alem' de eu achar o valor excessivo (opinioes por favor), tambem me incluem o IVA a 23%

no entanto parece-me de acordo com o que li no site abaixo que o valor do IVA para empreitadas em que os materiais nao excedam 20% do total da empreitada deveria ser de 6%.
    20% de 240euros sao 48euros em materiais (par de dobradicas, batente de madeira, lata de verniz, pincel)
    http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6040/604010/article.jhtml?articleID=414725

outro orcamento que recebi dos mesmos para a montagem de um esquentador que eu ja' possuo, tinha os mesmos valores (200 euros - opinioes sao bem vindas) em que o IVA era de 23%.
    Presumo que para a montagem do esquentador nao vao precisar de materiais nenhums visto que o meu esquentador antigo e o novo sao semelhantes.

Qual e' a vossa opiniao ?
      2012-05-04-122041_644x596_scrot.png
  2.  # 2

Colocado por: jcosta1976no entanto parece-me de acordo com o que li no site abaixo que o valor do IVA para empreitadas em que os materiais nao excedam 20% do total da empreitada deveria ser de 6%.

Correcto.

Acima desse valor (20%) o IVA deve ser de 23% para materiais e 6% para a mão de obra.

A mim parece-me que quem fez o orçamento, das duas três:
    - não conhece a lei (e se não conhece a lei eu descartava logo)
    - conhece a lei mas prefere "ignorá-la" e colocar IVA a 23% para que você não peça a facturinha

Já agora: a empresa tem alvará?

Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcosta1976
  3.  # 3

a empresa de construcao tem que eu ja' verifiquei (classe 1).

no entanto isto e' um contracto de prestacao de servicos pela xxxx
    http://www..pt/

eles sub-contratam todo o trabalho (a xxxxx ao fim ao cabo, nao sao nada mais do que gestores de projecto).
    •  
      FD
    • 4 maio 2012

# 4

Colocado por: jcosta1976eles sub-contratam todo o trabalho (a illico ao fim ao cabo, nao sao nada mais do que gestores de projecto).

E cobram pelo serviço, não se esqueça.
    Os últimos dados que conheço andam pelos 15% da empreitada, veja lá se não é por isso que acha caro, peça mais orçamentos.
    Concordam com este comentário: C3R3J0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcosta1976
  4.  # 5

pois os valores que recebi de outro orcamento maior eram competitivos, mas novas adiccoes a esse orcamento ja' me mostram valores muito inflacionados.
    E' ao fim ao cabo uma tecnica comercial, assim que passo a ser cliente e estou 'agarrado' pelo fornecedor os descontos desaparacem.

vou definitivamente pedir outros orcamentos.
    mil e um obrigados FD, e outros tantos para quem resolveu criar este site que era mesmo necessario em portugal.
  5.  # 6

será que como consumidor final não terá de pagar obrigatoriamente o IVA á texa em 23%?
  6.  # 7

Colocado por: Arnnogueiraserá que como consumidor final não terá de pagar obrigatoriamente o IVA á texa em 23%?

Não

Colocado por: jcosta1976pois os valores que recebi de outro orcamento maior eram competitivos, mas novas adiccoes a esse orcamento ja' me mostram valores muito inflacionados.
    E' ao fim ao cabo uma tecnica comercial, assim que passo a ser cliente e estou 'agarrado' pelo fornecedor os descontos desaparacem.

isso não funciona assim.

A empresa em questão tem a sua margem (15% como se falou) e as empresas conforme o interesse no trabalho é que escolhem se no seu valor absorvem a comissão que tem que pagar a agencia ou a somam ao valor.

Esses trabalhos pequenos a partida teem sempre preços mais inflacionados em empresas digamos... com mais que 2 funcionarios. Logo acrescendo ainda a comissão...

A reparação da porta não me parece nada de mais (não conhecendo obviamente)

Agora o esquentador... partindo do principio que a canalização já existe...

0.0116 seg. NEW