Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Enquanto a Euribor sobre ou desde entre 0.02% e 0.05% por dia, a taxa fixa (ou mais preciso, a taxa swap) sobe ou desce entre 0.1% e 0.4% por dia!!!

    exemplo para taxa fixa a 30 anos:

    06/12/2008: 2.667%
    07/12/2008: 3.015%
    08/12/2008: 3.309%
    09/12/2008: 3.358%

    Outra coisa, alguem me explica porque é que estas taxas estão a subir tanto quando a Euribor desde a pique o BCE faz cortes históricos nas taxas de juro?

    Outro pormenor: sabiam que fazer crédito com taxa fixa é uma lotaria? A taxa a ser aplicada, é o valor da taxa swap na véspera da escritura da casa. Exemplo: compras uma casa no dia 10/11/2008, a taxa fixa a 30 anos está a 2.5%. Aprovam-te o crédito e tudo. Entretanto e como a escritura não é feita dum dia pro outro, apenas no dia 15/12/2008 é feita a escritura. como no dia 14/12/2008 a taxa fixa estava a 4%, vais pagar 4% de juros em vez dos 2.5% que te levaram a decidir comprar casa...

    Que bela treta... Qual a vossa opnião sobre o assunto?
  2.  # 2

    Colocado por: marcoaraujoEnquanto a Euribor sobre ou desde entre 0.02% e 0.05% por dia, a taxa fixa (ou mais preciso, a taxa swap) sobe ou desce entre 0.1% e 0.4% por dia!!!
    exemplo para taxa fixa a 30 anos:
    06/12/2008: 2.667%
    07/12/2008: 3.015%
    08/12/2008: 3.309%
    09/12/2008: 3.358%
    Outra coisa, alguem me explica porque é que estas taxas estão a subir tanto quando a Euribor desde a pique o BCE faz cortes históricos nas taxas de juro?

    Mera questão de expectativas. Os níveis actuais são bastante baixos, sendo portanto expectável que ao longo do prazo venham a subir. Quanto mais longo o prazo, maior é a margem de incerteza...


    Outro pormenor: sabiam que fazer crédito com taxa fixa é uma lotaria? A taxa a ser aplicada, é o valor da taxa swap na véspera da escritura da casa. Exemplo: compras uma casa no dia 10/11/2008, a taxa fixa a 30 anos está a 2.5%. Aprovam-te o crédito e tudo. Entretanto e como a escritura não é feita dum dia pro outro, apenas no dia 15/12/2008 é feita a escritura. como no dia 14/12/2008 a taxa fixa estava a 4%, vais pagar 4% de juros em vez dos 2.5% que te levaram a decidir comprar casa...
    Que bela treta... Qual a vossa opnião sobre o assunto?


    Se em vez de subir, estivesse a descer, você não se queixava.
  3.  # 3

    Creio que apostar nesta fase numa taxa fixa não será o aconselhável dada as constantes descidas da euribor e previsivelmente estas ainda irão descer mais em 2009, segundo alguns analistas financeiros.

    Um abraço
  4.  # 4

    Onde foste buscar essas taxas?

    As que eu tenho visto (para 30 anos) são diferentes...
    04-Dez 2,91%
    05-Dez 3,29%
    09-Dez 3,38%
    10-Dez 3,55%
  5.  # 5

    Boa noite,

    Podem indicar-me o site onde vêem as taxas?

    Obrigado
  6.  # 6

    Colocado por: afsantosCreio que apostar nesta fase numa taxa fixa não será o aconselhável dada as constantes descidas da euribor e previsivelmente estas ainda irão descer mais em 2009, segundo alguns analistas financeiros.

    Um abraço


    Parece que se está a falar de um prazo de 30 anos, pelo que a descida em 2009 não é muito relevante.
  7.  # 7

    Colocado por: 2970713Onde foste buscar essas taxas?

    As que eu tenho visto (para 30 anos) são diferentes...
    04-Dez 2,91%
    05-Dez 3,29%
    09-Dez 3,38%
    10-Dez 3,55%



    vi no site do Barclays.
    essas que você viu foi provavelmente em http://swapratesonline.com/EUROSwap.html
    Sinceramente não sei quais estarão correctas...
    De qualquer forma se tive o link para o site da reuters ou da bloomberg onde se possa consultar estas taxas avise. Lá devem estar as correctas.

    Um abraço
  8.  # 8

    Colocado por: afsantosCreio que apostar nesta fase numa taxa fixa não será o aconselhável dada as constantes descidas da euribor e previsivelmente estas ainda irão descer mais em 2009, segundo alguns analistas financeiros.

    Um abraço


    Não concordo. As taxas fixas a 30 anos atingiram o seu minimo histórico a semana passada: 2.667%

    Quem fez contrato a taxa fixa nesse dia, vai pagar uma taxa de 2.667% durante 30 anos. Duvido muito que a média da euribor ao longo dos próximos 30 anos seja inferior a 2.667%.

    Isto para já não falar da segurança que é saber o que sobra do orçamento todos os meses.
    Francamente não me consigo imaginar sem taxa fixa. Milhares de pessoas compraram casa com o orçamento à justa quando os juros do BCE estavam a 2%. Depois subiram para 4.25% e o banco penhorou-lhes a casa.
    Se bem se lembram, as taxas já estiveram acima de 10% à muitos anos atrás. Quem vos garante que daqui a 7 ou 8 anos não ocorre o mesmo?
    A segurança dos pagamentos constantes todos os meses a mim ninguem me tira.

    Cumprimentos,
    Marco
  9.  # 9

    Dass nem sabia que faziam taxas fixas a 30 anos....
  10.  # 10

    A escriturar em fevereiro qual será a melhor opção? T fixa ou variavel? Ja tenho aprovado em variavel, mas agora fiquei confuso com esta situação toda. O que me aconselham?


    Cumps
  11.  # 11

    Colocado por: PEARLboyA escriturar em fevereiro qual será a melhor opção? T fixa ou variavel? Ja tenho aprovado em variavel, mas agora fiquei confuso com esta situação toda. O que me aconselham?
    Cumps


    Depende da sua expectativa quanto à evolução das taxas de juro..
  12.  # 12

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: PEARLboyA escriturar em fevereiro qual será a melhor opção? T fixa ou variavel? Ja tenho aprovado em variavel, mas agora fiquei confuso com esta situação toda. O que me aconselham?
    Cumps


    Depende da sua expectativa quanto à evolução das taxas de juro..


    A expectativa quanto à evolução das taxas Euribor é fácil: em 2009 vão estar quase sempre abaixo dos 2.5%.
    A expectativa quanto à evolução das taxas fixas é IMPOSSIVEL de prever: esta semana podem estar a 3%, na semana seguinte estão a 4% e na outra semana a seguir estão a 2.5%... em 2009 tanto podem estar a 3% como a 6%...
  13.  # 13

    Colocado por: luisvv
    Depende da sua expectativa quanto à evolução das taxas de juro..


    Colocado por: marcoaraujo
    A expectativa quanto à evolução das taxas Euribor é fácil: em 2009 vão estar quase sempre abaixo dos 2.5%.
    A expectativa quanto à evolução das taxas fixas é IMPOSSIVEL de prever: esta semana podem estar a 3%, na semana seguinte estão a 4% e na outra semana a seguir estão a 2.5%... em 2009 tanto podem estar a 3% como a 6%...


    E o período relevante, para análise, é 2009 ?
  14.  # 14

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: luisvv
    Depende da sua expectativa quanto à evolução das taxas de juro..


    Colocado por: marcoaraujo
    A expectativa quanto à evolução das taxas Euribor é fácil: em 2009 vão estar quase sempre abaixo dos 2.5%.
    A expectativa quanto à evolução das taxas fixas é IMPOSSIVEL de prever: esta semana podem estar a 3%, na semana seguinte estão a 4% e na outra semana a seguir estão a 2.5%... em 2009 tanto podem estar a 3% como a 6%...


    E o período relevante, para análise, é 2009 ?


    Julgo que não entende como funcionam as taxas fixas...
    Passo a explicar:

    1º) Você faz um pedido de empréstimo com taxa fixa. No dia do pedido a taxa fixa vale x%
    2º) Passado umas semanas o banco aprova o empréstimo. No dia da aprovação do empréstimo a taxa fixa vale y%
    3º) Você (ou a imobiliaria ou o banco) trata de fazer a escritura, o processo demora umas semanas.
    4º) Na véspera do dia em que a escritura vai ser efectuada, a taxa fixa vale z%

    Você vai pagar z% durante 10, 15, 25 ou até 30 anos.

    Agora imagine que quando o banco aprovou o empréstimo a taxa fixa valia 2%. Você ficou todo feliz da vida a pensar "boa, vou pagar muito pouco de mensalidade em juros". E baseado nisso avança com a compra da casa. Na véspera da escritura a prestação vale 10%. Agora é tarde de mais amigo... vai pagar um balurdio de mensalidade.

    Isto é apena um exemplo... A taxa fixa varia todos os dias e é impossivel saber quanto vai pagar quando pede o empréstimo. É tudo uma questão de sorte....

    Há 2 semanas a taxa fixa estava em 2,5%. Hoje está em 4%.

    É preciso ter sorte nestas jogadas.


    Cumprimentos
    Marco
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh
    • luisvv
    • 16 dezembro 2008 editado

     # 15

    Colocado por: marcoaraujoJulgo que não entende como funcionam as taxas fixas...


    O marco é que não percebeu ...
    à pergunta: "taxa fixa ou variável" eu respondi: "Depende da sua expectativa quanto à evolução das taxas de juro.."

    ao que o marco respondeu: "A expectativa quanto à evolução das taxas Euribor é fácil: em 2009 vão estar quase sempre abaixo dos 2.5%. A expectativa quanto à evolução das taxas fixas é IMPOSSIVEL de prever"..

    .. o que me levou a perguntar-lhe : na análise comparativa fixa/variável, o período relevante para si é 2009 ? (ou será o período de vida do empréstimo?)
  15.  # 16

    Mas quem é que no seu perfeito juizo pdoerá entrar numa roletta russa destas? Só por desconhecimento ou muito mal aconselhado... digo eu!

    Um abraço
  16.  # 17

    Colocado por: afsantosMas quem é que no seu perfeito juizo pdoerá entrar numa roletta russa destas? Só por desconhecimento ou muito mal aconselhado... digo eu!

    Um abraço


    Depende da sua capacidade negocial e das suas expectativas quanto à evolução das taxas de juro num futuro mais ou menos longo. Tendo em conta que as taxas de juro de referência estão historicamente baixas, não parece muito arriscado prever que num horizonte temporal de 30 anos a taxa média será significativamente superior à actual, p.ex.
    Por outro lado, também não é impossível que venhamos a ter, durante período mais ou menos longo, taxas muito próximas de 0..
  17.  # 18

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: afsantosMas quem é que no seu perfeito juizo pdoerá entrar numa roletta russa destas? Só por desconhecimento ou muito mal aconselhado... digo eu!

    Um abraço


    Depende da sua capacidade negocial e das suas expectativas quanto à evolução das taxas de juro num futuro mais ou menos longo. Tendo em conta que as taxas de juro de referência estão historicamente baixas, não parece muito arriscado prever que num horizonte temporal de 30 anos a taxa média será significativamente superior à actual, p.ex.
    Por outro lado, também não é impossível que venhamos a ter, durante período mais ou menos longo, taxas muito próximas de 0..


    Mas Luis se aqui já foi dito que num dia a taxa pode estar a 3% e num outro dia a 4% creio ser muito arriscado entrar neste tipo de "jogada", digo eu, mas cada qual sabe de si.

    Um abraço
  18.  # 19

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: afsantosMas quem é que no seu perfeito juizo pdoerá entrar numa roletta russa destas? Só por desconhecimento ou muito mal aconselhado... digo eu!

    Um abraço


    Depende da sua capacidade negocial e das suas expectativas quanto à evolução das taxas de juro num futuro mais ou menos longo. Tendo em conta que as taxas de juro de referência estão historicamente baixas, não parece muito arriscado prever que num horizonte temporal de 30 anos a taxa média será significativamente superior à actual, p.ex.
    Por outro lado, também não é impossível que venhamos a ter, durante período mais ou menos longo, taxas muito próximas de 0..


    Não contava muito com taxas próximas de zero. Os EUA baixam as taxas para 0.25%, o Banco da Suécia faz cortes de 1.75% de uma só vez, O banco de Inglaterra corta 1.50% de uma só vez, enquanto o BCE corta 0.75% (e isto foi um record histórico). O Trichet já disse que muito dificilmente as taxas voltam a descer em Janeiro. Eu não contava com taxas abaixo dos 2% NUNCA, pelo menos enquanto a administração Trichet estiver à frente do BCE. Neste cenário, a média da Euribor ao longo dos próximos 30 anos deverá andar à volta dos 4% (agora está baixa, mas assim que houve recuperação económica em 2010 voltam aos 5,5% num instante). Tendo em conta este facto, SIM, vale a pena entrar na roleta russa e pedir taxa fixa.

    Opinião pessoal, claro ;)
  19.  # 20

    Colocado por: marcoaraujo
    Não contava muito com taxas próximas de zero. Os EUA baixam as taxas para 0.25%, o Banco da Suécia faz cortes de 1.75% de uma só vez, O banco de Inglaterra corta 1.50% de uma só vez, enquanto o BCE corta 0.75% (e isto foi um record histórico). O Trichet já disse que muito dificilmente as taxas voltam a descer em Janeiro. Eu não contava com taxas abaixo dos 2%NUNCA, pelo menos enquanto a administração Trichet estiver à frente do BCE. Neste cenário, a média da Euribor ao longo dos próximos 30 anos deverá andar à volta dos 4% (agora está baixa, mas assim que houve recuperação económica em 2010 voltam aos 5,5% num instante). Tendo em conta este facto, SIM, vale a pena entrar na roleta russa e pedir taxa fixa.
    Opinião pessoal, claro ;)


    Sendo que o mandato do BCE está orientado para o controlo da inflação, e havendo possibilidades reais de entrarmos num período de estagflação, não é impossível (nem sequer improvável..) virmos a ter juros próximos de 0.
    Mas lá está - cada um terá as suas perspectivas..
 
0.0294 seg. NEW