Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Desculpe ´lá, mas você já cá anda à tempo suficiente para evitar esse erro


    Paulo

    Quando peço orçamentos, não posso fazer nada... Simplesmente em todos os construtores que falei, nenhum efectua um trabalho de medição detalhado a esse nível. Mas isto é um problema da área da construção e de muitos construtores. Eu apenas posso aceitar ou recusar efectuar uma adjudicação com essas condições! :)

    Agora, este tipo de orçamentos, é a realidade para a maioria da construção em Portugal. Principalmente o pequeno/médio construtor. Tenho trocado impressões com várias pessoas que construiram as suas casas e de todos os relatos, apenas em casos muito especificos, os orçamentos são feitos dessa maneira.
    Esses casos especificos, são de empresas com dimensão razoável! Escusado será dizer que as garantias adicionais que dão, são suportadas com valores mais elevados.

    O tipo de orçamentos apresentados acima (que recebi vários) serviu-me para poder fechar o âmbito de selecção a dois construtores. Com esses dois, dei-me ao trabalho de lhe indicar que queria as coisas mais detalhadas e especificadas.
    Porém, pelo facto de ter entregue a obra TODA a um unico construtor, também achei ( e não pressionei para tal) que não teria nenhuma mais valia de ter tal nível de detalhe. (Quantidades de material para estruturas e afins)

    Pegando no exemplo da estrutura, de que me vale saber, se custa 7€ ou 10€ o m3 da sapata? Ele tem que fazer a estrutura! Se custa mais 10% ou menos 10%, é-me indiferente, porque o preço final está fechado! (o construtor no preço final já meteu o factor "risco/caganço"...)

    Agora, relativamente ao nível de trabalhos a executar, já é outra conversa. Aí sim, deve estar especificado o que é executado e o que falta fazer!

    Coisas da Casa
  2.  # 42

    aconselha então a pedir orçamentos mais detalhados


    Recomendo que utilize esses que tem em mãos, como meio de selecção de 3 ou 4 construtores que estejam mais bem posicionados, de acordo com os seus critérios de selecção.
    Os construtores passam a vida a fazer orçamentos, pelo que normalmente, não investem muito tempo no primeiro orçamento.

    Numa fase posterior, detalhar melhor o orçamento, bem como os trabalhos a realizar.

    Coisas da Casa
  3.  # 43

    AdrianoP,
    Pode pegar no seu projecto e mandar fazer o mapa de quantidades e quando pede os orçamentos, submete esse mapa aos empreiteiros, aí já dá para ver quem é que sabe o que anda a fazer ou se fazem contas em cima do joelho (preço/m2).
 
0.0132 seg. NEW