Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!
    Venho expor a seguinte questão na expectativa de obter o vosso aconselhamento:
    tenho uma moradia em construção, de estilo minimalista, e preocupam-me as questões de isolamento térmico. Tenho vãos grandes (de cerca de 3,5 metros de largura pela altura toltal) e dois deles estão virados a sul. Vou colocar capoto de 6cm e a caixilharia / envidraçados já estão definidos no orçamento (caixilharia exterior de alumínio de corte térmico, tipo Extrusal, com vidro duplo Planitherm laminado 6mm+caixa16mm+3+3 incolor), pelo que não quero estar a orientar a discussão para esses aspectos.

    A minha questão é então se o brise-soleil é um factor preponderante na redução do impacto dos raios solares nos envidraçados e consequente aquecimento da casa?
    Quanto digo preponderante, quero dizer se a diferença que faz ter o brise-soleil, sabendo que é muito caro, justifica o (grande) investimento ou se não é significativo.

    Obrigado desde já pela ajuda!
  2.  # 2

    a grande vantagem do brisa solar nesse caso é que faz sombra...logo não não deixa chegar calor aos vidros...quanto á possível diferença é uma questão de de fazer contas entre um ar-condicionado a trabalhar e o preço dos Brisa solar.
    Cumps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 7Sóis
  3.  # 3

    Colocado por: 7Sóisse o brise-soleil é um factor preponderante na redução do impacto dos raios solares nos envidraçados e consequente aquecimento da casa?

    Se houver incidência solar directa, SIM!
    Nem tenha dúvidas em colocar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 7Sóis
  4.  # 4

    mas não tem necessariamente de ser brisa solar.....esta a ser muito usado telas exteriores, apesar de pessoalmente não estar convencido com isso, existe muita gente a optar por colocar, e certamente que é mais barato.
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Azevedo78Se houver incidência solar directa,SIM!
    Nem tenha dúvidas em colocar.


    Mas nesse caso, posso considerar que deixo de precisar de instalar, pelo menos agora, o ar condicionado para arrefecer a casa? Para aquecimento estou a ponderar colocar radiadores de calor.
  6.  # 6

    Colocado por: 7SóisMas nesse caso, posso considerar que deixo de precisar de instalar, pelo menos agora, o ar condicionado para arrefecer a casa?

    Isso não faço ideia. Agora que vai diminuir muito as necessidades de arrefecimento, se eliminar incidência solar directa sobre os vidros disso tenho a certeza.
    Deixe pré-instalação feita mas não coloque as máquinas. Passe um verão na casa e logo avalia as reais necessidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 7Sóis
  7.  # 7

    Colocado por: 7Sóis

    Mas nesse caso, posso considerar que deixo de precisar de instalar, pelo menos agora, o ar condicionado para arrefecer a casa? Para aquecimento estou a ponderar colocar radiadores de calor.



    pode colocar aqui algumas imagens da sua casa

    cumps
  8.  # 8

    Se não quiser colocar os laminados no mínimo escolhe uns vidros com melhor controlo solar...
  9.  # 9

    Colocado por: Rui A. B.Se não quiser colocar os laminados no mínimo escolhe uns vidros com melhor controlo solar...

    em que consiste esses vidros?
  10.  # 10

    Tenho andado a matutar muito neste assunto e, porque o brise-soleil é bastante caro, tento a toda a hora encontrar um substituto que não torne a casa feia e cumpra a função de proteger dos raios solares / diminuir o aquecimento.
    Então lembrei-me de colocar, só nos vãos virados a sul, uma placa de madeira (desculpem a pobreza da descrição, deve ter um nome mais específico) à frente de cada vão, que corre para o lado (para a parede) através de duas calhas.
    Que acham desta ideia?
    Já vi isto algures e como está previsto que a casa tenha ripado de madeira entre os dois vãos, substituo-os por este género de portadas que correm para o lado.
    Já agora, isto será muito caro?

    Obrigado!
  11.  # 11

    Colocado por: Rui A. B.Se não quiser colocar os laminados no mínimo escolhe uns vidros com melhor controlo solar...


    Tenho um pequeno terrorista e além disso, pelo que já ouvi, os vidros que têm melhor controlo solar ficam (muito) mais caros e não fazem milagres.
    • Nss
    • 6 maio 2012

     # 12

    Colocado por: 7SóisTenho andado a matutar muito neste assunto e, porque o brise-soleil é bastante caro, tento a toda a hora encontrar um substituto que não torne a casa feia e cumpra a função de proteger dos raios solares / diminuir o aquecimento.
    Então lembrei-me de colocar, só nos vãos virados a sul, uma placa de madeira (desculpem a pobreza da descrição, deve ter um nome mais específico) à frente de cada vão, que corre para o lado (para a parede) através de duas calhas.
    Que acham desta ideia?
    Já vi isto algures e como está previsto que a casa tenha ripado de madeira entre os dois vãos, substituo-os por este género de portadas que correm para o lado.
    Já agora, isto será muito caro?

    Obrigado!


    Não invente porque se está a pensar em economizar esqueça, para ficar uma coisa em condições vai-lhe custar muito mais que os brise solei ou outro sistema qualquer.
    Já imaginou a manutenção que teria e depois o acesso para a mesma etc.
  12.  # 13

    Colocado por: NssNão invente porque se está a pensar em economizar esqueça, para ficar uma coisa em condições vai-lhe custar muito mais que os brise solei ou outro sistema qualquer.
    Já imaginou a manutenção que teria e depois o acesso para a mesma etc.


    Não estou a inventar este tipo de portadas porque elas existem de facto. Ainda hoje fui ver uma casa com esta solução.
    Penso que poderá não ser assim tão caro (pelo menos nos dois vãos) já que assim evito colocar brise-soleil em toda a casa e também poupo do dinheiro dos ripados, que não são baratos.
    A manutenção seria equivalente à dos ripados.

    Mas também só estou a estudar alternativas.
  13.  # 14

    Colocado por: Arnnogueiramas não tem necessariamente de ser brisa solar.....esta a ser muito usado telas exteriores, apesar de pessoalmente não estar convencido com isso, existe muita gente a optar por colocar, e certamente que é mais barato.


    Há tempos falou-se nisso e os valores não eram muito convidativos...mas tb ainda não apareceu ninguém com experiência no assunto, seja como vendedor ou como comprador. Era uma solução que me podia interessar pq só preciso de sombreamento 2-3 meses no ano e porque a casa já está feita e penso que seria mais fácil de instalar.
  14.  # 15

    Colocado por: becas

    Há tempos falou-se nisso e os valores não eram muito convidativos...mas tb ainda não apareceu ninguém com experiência no assunto, seja como vendedor ou como comprador. Era uma solução que me podia interessar pq só preciso de sombreamento 2-3 meses no ano e porque a casa já está feita e penso que seria mais fácil de instalar.


    boas.
    em termos muitos genéricos é um estore de rolo com geralmente screen com uma base um pouco mais pesada que o normal com uns terminais que a permitem deslizar em dois baroes de aço inox....
  15.  # 16

    Colocado por: 7SóisPenso que poderá não ser assim tão caro (pelo menos nos dois vãos) já que assim evito colocar brise-soleil em toda a casa e também poupo do dinheiro dos ripados, que não são baratos.
    A manutenção seria equivalente à dos ripados.

    Se só precisa dessa solução em dois vãos também só precisa dos estores em dois vãos! Não me acredito que essa solução fique mais barata que os estores. Pode é ficar melhor com a arquitectura da casa. de resto qualquer coisa que impeça o sol de bater nos vidros serve!
    Colocado por: 7Sóis

    Tenho um pequeno terrorista e além disso, pelo que já ouvi, os vidros que têm melhor controlo solar ficam (muito) mais caros e não fazem milagres.

    Não percebi a do terrorista...
  16.  # 17

    Colocado por: 7Sóis

    Tenho um pequeno terrorista e além disso, pelo que já ouvi, os vidros que têm melhor controlo solar ficam (muito) mais caros e não fazem milagres.


    Quando eu disse "laminados" referia-me aos brisa-solar...

    Quanto aos vidros, pode colocar laminado por dentro, temperado por fora e com controlo solar se não quiser colocar brisa solar. Em todo o caso, por muito bom que o vidro seja ao nível do controlo solar, não faz milagres. A diferença de preço entro um baixo emissivo (Planitherm) e um com controlo solar (Planistar/SKN) não é assim grande.
  17.  # 18

    Colocado por: 7Sóisquero dizer se a diferença que faz ter o brise-soleil, sabendo que é muito caro, justifica o (grande) investimento ou se não é significativo.

    é significativo sim, é uma proteção que melhora bastante o controlo interior de temperatura quando há muita radiação
    • Oli
    • 12 maio 2012

     # 19

    Gostava de ver uma fotografia dos chamados brisa solar ( brise-soleil). Ou senão também se chama estores ext. ou persianas. como é? e os black-out são persianas int.
  18.  # 20

    e os estores convencionais!?.. acha que ficam feios!?... eu acho que são bons, bonitos e baratos!!! pode por a cor do alumínio... cumprem na perfeição a sua função, são económicos... quando totalmente recolhidos nem se da por eles!!!!.. Gostos não se discutem!!!
 
0.0221 seg. NEW