Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A todos, bom dia
    O aquecimento central da minha vivenda é por piso radiante, propulsionado por uma caldeira a gasóleo Laia 25 GTA Confort. Não faço utilização das AQS e está tudo a funcionar bem.
    Inscrevi-me neste fórum porque trata e borda assuntos realmente interessantes e muito elucidativos no que se refere a esta matéria especificamente.
    Como o gasóleo para aquecimento está quase a um preço proibitivo, pretendo substituir a caldeira por uma tbm da mesma marca, mas a P30 a lenha. Achei de facto muito interessante o(s) comentário(s) do sr Vespita, mas ainda não vi nenhuma relativa ao piso radiante.
    Se alguém tiver conhecimento deste assunto, agradeço informação.
    Cumps
  2.  # 2

    Bom Dia Sr. Costa.
    Penso que tem a vantagem de trocar o queimador nessa caldeira ( ele encontra-se á mostra??? Vero?? Dá para sair e limpar a camara de combustão com relativa facilidade, Não?? ) para um a pellets e associar-lhe um depósito para as mesmas feito á medida por um custo não muito grande.
    Atenção que não sou vendedor. Informe-se "Eu" penso que para a sua caldeira dá. Infelizmente já não posso dizer o mesmo para a minha.
    Cumprimentos.
  3.  # 3

    Numa maneira simples de explicar, ao colocar uma caldeira a lenha vai ter que colocar um deposito de inercia! e depois é so ligar a tubagem do radiante ao deposito!
  4.  # 4

    Boa noite Sr Sérgio Rodrigues
    Hoje precisamente falando com um engenheiro por sinal experiente e conhecedor destas matérias, também me disse o mesmo, tenho de acoplar um depósito de inércia de pelo menos 160 litros.
    Como a caldeira que tenho em funcionamento e que pretendo substituir, tem um depósito acumulador de 100 L, gostava de saber se serve, pois evitaria de gastar 458 € (preço incluído no orçamento que o engº me deu). ter mais ou ter menos 60 L, é irrelevante, digo eu...
    Como não estamos nem podemos andar sempre em experiências, tenho de ponderar bem o assunto e todas as sugestões/opiniões que aqui surjam, são benvindas.
    O espaço de pavimento (tijoleira) a aquecer, é de aprox. 155m2, pelo que uma P30 com 5 elementos, será suficiente, penso eu; mas nestas coisas, eles querem vender sempre a mais cara, enfim...
    Cumprimentos
  5.  # 5

    Colocado por: Freitas CostaBoa noite Sr Sérgio Rodrigues
    Hoje precisamente falando com um engenheiro por sinal experiente e conhecedor destas matérias, também me disse o mesmo, tenho de acoplar um depósito de inércia de pelo menos 160 litros.
    Como a caldeira que tenho em funcionamento e que pretendo substituir, tem um depósito acumulador de 100 L, gostava de saber se serve, pois evitaria de gastar 458 € (preço incluído no orçamento que o engº me deu). ter mais ou ter menos 60 L, é irrelevante, digo eu...
    Como não estamos nem podemos andar sempre em experiências, tenho de ponderar bem o assunto e todas as sugestões/opiniões que aqui surjam, são benvindas.
    O espaço de pavimento (tijoleira) a aquecer, é de aprox. 155m2, pelo que uma P30 com 5 elementos, será suficiente, penso eu; mas nestas coisas, eles querem vender sempre a mais cara, enfim...
    Cumprimentos


    mas esse deposito de 100l é para aguas sanitarias! não vai manter a caldeira a gasoleo para as aguas do banho?
  6.  # 6

    Eu não utilizo a caldeira para produção de águas sanitárias, e nem utilizarei a próxima para esse fim.
    Para esse efeito uso o esquentador (a gás), porque entendo ser mais prático, mais cómodo e em termos de custo, é mais económico...
    "Cada cabeça sua sentença"
    Cumps
  7.  # 7

    Boa tarde
    Por muito que tenha procurado, ainda não consegui saber qual o comprimento máximo que as achas podem ter, de modo a caber dentro da câmara de combustão da caldeira Roca P30 de 6 elementos.
    Embora ainda não a tenha, tenciono brevemente mandar derrubar árvores e rachar a madeira, mas é claro, tenho de saber com que medida terei de a cortar (refiro-me ao comprimento).
    A quem possua uma caldeira dessas, agradeço que me preste essa informação.
    Cumprimentos
  8.  # 8

    Boa tarde sr. costa
    Esta aberto a sugestoes para outros modelos de caldeiras ?

    Cump.
  9.  # 9

    Boa tarde
    Naturalmente sr Karadas
    Estou direcionado para esta porque penso, pelo que pesquisei, ser a que mais rentabilidade, segurança e regulação térmica, proporciona ao meu tipo de aquecimento.
    Apesar de tudo, "da discussão e do diálogo nasce a luz".
    Dê a sua opinião...
    Cumprimentos
  10.  # 10

    Boa tarde sr. Freitas Costa

    A caldeira que lhe sugeria é a Aspiro..

    De serie vem com centralina electronica para relugaçao termica, interruptor de porta e com rentabilidade de 90% .

    Acessorios opcionais :

    kit produçao agua quente sanitaria
    limpeza automatica
    turbulador de fumos
    camara de combustao em aço inoxidavel

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas Costa
  11.  # 11

    Boa noite sr Karadas

    Acabei à momentos de pesquisar acerca da caldeira que sugeriu - Aspiro.
    Indubitavelmente muito completa e mais moderna, mas também excessivamente dispendiosa em relação à P30 da roca. T~ês vezes mais cara.

    É evidente que este é uma aspecto a considerar, pelo que está fora de questão.
    Mas diga-me: é possuidor de uma Aspiro?!

    Cumprimentos
  12.  # 12

    Colocado por: Freitas CostaA todos, bom dia
    O aquecimento central da minha vivenda é por piso radiante, propulsionado por uma caldeira a gasóleo Laia 25 GTA Confort. Não faço utilização das AQS e está tudo a funcionar bem.
    Inscrevi-me neste fórum porque trata e borda assuntos realmente interessantes e muito elucidativos no que se refere a esta matéria especificamente.
    Como o gasóleo para aquecimento está quase a um preço proibitivo, pretendo substituir a caldeira por uma tbm da mesma marca, mas a P30 a lenha. Achei de facto muito interessante o(s) comentário(s) do sr Vespita, mas ainda não vi nenhuma relativa ao piso radiante.
    Se alguém tiver conhecimento deste assunto, agradeço informação.
    Cumps


    Boas Tardes

    Bem eu até agora não tive problema algum com a P30 é uma caldeira simpes e de facil manuseamaneto, se tivesse mais € iria para uma caldeira de chama invertida tipo da solius, atmos, froling, entre outras, tal não é viavel pelo menos neste momento.

    No seu caso eu colocaria um vaso de expansão não de 160l mas ia para um de 200l isto porque. A caldeira P30 depois de embalada fornece muito calor logo quanto maior o deposito maior a capacidade para reter esse calor e aumentar a autonomia da mesma.
    Eu colocaria um circuito da p30 ao deposito com uma valvula de expansão termica para só abrir a partir de determinada temperatura »60º para poupar a caldeira devido à condensação e depois outro circuito a ligar o deposito com o radiante e ai a arrancar a uns 50º no maximo. Se tiver altura manometrica para colocar um vaso de expansão aberto seria o ideal, caso não seja possivel sobdmensione o vaso de expansão a aplicar+ valvula de segurança descarga termica+ valvula de segurança por pressão.

    A minha p30 de 7 elementos leva madeira com um comprimento de 50cm no maximo e diametro de uns 15 a 20 cm.

    O unico senão na minha opinião da p30 prende-se com o facto de os cavacos estarem limitados às medidas atrás referidas, mas devido a esta caldeira ser uma caldeira de fundição e não de aço, as de aço por isso o problema. Por exemplo as facoddy levam quase cepos inteiros lá para dentro, mas são de aço. Se as ferro fundido são melhores que as de aço? É tudo muito relativo logo para começar pela fundição onde é fundida e no caso das p30 ainda a fundição é espanhola e não chinesa! As de aço se o aço for de boa qualidade é também uma excelente opção.

    Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas.

    PS sou um simples particular e não estou de algum modo ligado a qualquer tipo de negocio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas Costa
  13.  # 13

    Boa noite sr.Costa

    Nao possuo essa caldeira..apenas a sugeri..
    Quanto ao preço é uma questao de negociar com o fornecedor..
    Pode ser que consiga um bom preço e ao mesmo tempo um equipamento mais completo..

    Cumprimentos
 
0.0168 seg. NEW