Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora boas.
    Faço esta pergunta por aqui pois não sei se alguém me sabe responder...
    A avó da minha mulher quer-lhe deixar a casa, com a anuência da filha. A velha senhora é viúva e por ter passado a ser "dona única", por morte do marido, a Câmara de Almada actualizou-lhe o IMI num balurdio.
    Duvida: Se a avó doar a casa á minha mulher, que impostos terei de pagar? Além da brutal papelada e respectivos emolumentos....

    Agradecia a resposta se alguém ma soubesse dar...Obrigado pela atenção!
  2.  # 2

    Fazer nova escritura e respectivo registo.Poderá pagar IMT consuante o valor do mesmo. O valor do patrimonial tributado também será actualizado(caso nao o tenho sido nos ultimis 5 anos)

    IMI é a antiga sisa. Que pagará todos os anos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Van_Daim
  3.  # 3

    Colocado por: ParreiraFazer nova escritura e respectivo registo.Poderá pagar IMT consuante o valor do mesmo. O valor do patrimonial tributado também será actualizado(caso nao o tenho sido nos ultimis 5 anos)

    IMI é a antiga sisa. Que pagará todos os anos!


    O IMT é alterado de cada vez que a casa muda de mãos? Em relação ao Valor patrimonial tributado penso que já terá sido actualizado (por morte do avô da minha mulher, faz em janeiro 3 anos).

    [EDIT: mau português]
  4.  # 4

    Colocado por: Van_Daim
    Colocado por: ParreiraFazer nova escritura e respectivo registo.Poderá pagar IMT consuante o valor do mesmo. O valor do patrimonial tributado também será actualizado(caso nao o tenho sido nos ultimis 5 anos)

    IMI é a antiga sisa. Que pagará todos os anos!


    O IMT é alterado de cada vez que a casa muda de mãos? Em relação ao Valor patrimonial tributado penso que já terá sido actualizado (por morte do avô da minha mulher, faz em janeiro 3 anos).

    [EDIT: mau português]


    Repare, o IMI, que é pago ANUALMENTE, tem por base o valor atribuido pelas finanças. Ora se as finanças o actualiza, o IMI é automaticamente actualizado.O IMT é um imposto, que é pago, caso o valor do imovel atnja determinado valor(existe tabelas com as percentagens tributadas). Poderei confirmar, mas salvo erro, caso o imovel ja tenha sido actualizado nos ultimos 5 anos, não o é de novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Van_Daim
  5.  # 5

    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Van_Daim
  6.  # 6

    Isto de não se acompanhar as evoluções dos nomes dos impostos dá nisto... :D
    Resumindo:
    IMI = Imposto Municipal Sobre Imoveis.
    IMT =Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis.

    Ambos são municipais e pelo que sei o primeiro (IMI) levou cá uma pastilha quando a senhora enviuvou e declarou ás Finanças (é de lei...)
    • pss
    • 20 dezembro 2008

     # 7

    aconteceu-me o mesmo.

    não se paga IMT por ser descendente directo [avó da minha mulher] atenção à cruzinha!!

    IMI terá que pagar sempre, uma vez que só podem usufruir do periodo de isenção quem fez uma transmissão onerosa, que não é o caso (doação)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Van_Daim
 
0.0116 seg. NEW