Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho algumas complicações na minha casa, a cave, não aproveitada, está quase sempre com a água (lençois freáticos altos), colocar drenos em volta da casa está fora de questão, só me resta uma hipótese que é a colocação de um dreno, em espinha, pelo lado de dentro/baixo, o que obriga a que os canos "drenos" passem por baixo dos alicerces.
    Pergunto aos mais elucidados deste fórum se esta prática é segura ou mesmo recomendável e caso seja recomendável quais os cuidados que devo ter.
    Desde já os mais agradecimentos.

    António
  2.  # 2

    Se tem acesso fácil a essa cave faça um pequeno poço no centro e uma espécie de canaletes cavados no terreno de forma a conduzir as águas para o poço. Instale uma bomba submersível com boia e resolve o problema com pouco dinheiro.
    Concordam com este comentário: eu, Luis K. W., antonio almeida, DM
  3.  # 3

    A ideia é boa, mas como o terreno é desnivelado estava a pensar em passar as águas para fora.
    Quando fala em canaletes isso não implica passar com estes por baixo dos alicerces, uma vez que existem várias divisões na cave.
    Obrigado

    António
  4.  # 4

    A mim enerva-me sempre que me dizem que vão escavar ao lado de fundações.

    Como não faço ideia de que tipo de fundações estamos a falar (e eu já vi com cada coisa...!), abstenho-me de dar opiniões.

    Só uma : MUITO CUIDADO com isso de andar a mexer na terra em volta (e em baixo!) de alicerces!!
  5.  # 5

    Luís, não precisa de andar a escavar, pode preparar um negativo nas vigas de fundação - desde que tome as devidas precauções em projecto.
  6.  # 6

    Colocado por: j cardosoLuís, não precisa de andar a escavar, pode preparar um negativo nas vigas de fundação - desde que tome as devidas precauções em projecto.

    Negativos? Projecto ? :-)
    O probleminha é que a casa já existe...

    (e já vi com cada "fundação"...!)
  7.  # 7

    O probleminha é que a casa já existe...

    Tens razão, não li bem.
  8.  # 8

    Bom dia novamente

    A passagem por baixo dos alicerces será apenas num ponto, para passagem dos canos (será transversalmente) e apenas á largura do cano, esta ideia surgiu-me devido à leitura de um outro fórum em que era sugerida a colocação de drenos em forma de espinha de peixe pelo lado de dentro da habitação, que pressumo passava por baixo dos alicerces

    Obrigado
  9.  # 9

    Estou construindo uma casa e ainda estou na fase da fundação, como o terreno fica alagado na época da chuva o arquiteto me sugeriu passar drenos de forma transversal embaixo das vigas baldrame (alicerce). Fiquei com a mesma dúvida.
  10.  # 10

    Colocado por: CLAUDIO ROCHA SANTOSEstou construindo uma casa e ainda estou na fase da fundação, como o terreno fica alagado na época da chuva o arquiteto me sugeriu passar drenos de forma transversal embaixo das vigas baldrame (alicerce). Fiquei com a mesma dúvida.

    Em Portugal, a pessoa que dá este tipo de sugestão é Engenheiro. No Brasil é diferente.

    Se a casa for isolada, os drenos deviam passar (apenas) pelo Exterior da casa.
    Como medida de precaução, pode também colocar um conjunto de drenos no interior da casa (cave), em espinha, a escoar num poço.
    Espere....!
    Você disse que o terreno FICA ALAGADO na época da chuva?! E mesmo assim comprou-o e vai construir uma casa nesse local?!?
    Não será melhor projectar um "bunker" em vez de uma casa?
 
0.0153 seg. NEW