Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Caro Dias,
    Não é uma questão de ficarmos chateados, mas antes de olhar para os últimos 30 e tal anos de democracia e começar por algum lado a reparar o mal que se tem feito.
    Acabar de vez com o círculo vicioso de se pretender tudo ao preço da chuva, incluíndo projectos, que depois dá origem a algumas das situações de que fala de deficiente acompanhamento por parte de supostos responsáveis.
    Os projectos não deverão servir para se ter uma assinatura, um capricho "criativo" ou aderir a uma moda.
    Deverão ser processos em que se experimenta, e desenvolve a uma solução adequada às necessidades/possibilidades dos futuros ocupantes, de modo a chegar à fase de obra com tudo definido.
    Seria de facto melhor para todos, para quem executa, porque reduz as constantes alterações a meio das obras e que assim sabe o que tem que fazer.
    Será melhor para os clientes que têm mais garantias de fazer um investimento com valor no futuro. E sejamos honestos, apesar da forte ligação de muitos proprietários à sua casa, grande parte do que tem sido construído nos últimos 30 anos daqui a outros 30 terá pouco ou nenhum valor comercial.
    E será melhor para todos os profissionais envolvidos que podem assim ganhar a sua vida honestamente e ver o seu esforço valorizado.
    Enquanto profissionais, devemos (acho eu) incentivar os que por aqui passam a deixarem o habitual chico-espertismo tuga e a tentarem fazer as coisas em condições, à primeira vez, desde o início. De outro modo é ir olhando com atenção para o estado da Grécia, que assim será o nosso futuro.

Mas esperemos que sejamos capazes de o evitar.

Portanto, o melhor conselho que se pode dar à Filipa é de que seja exigente. Não pode mudar o País todo, mas se vai alterar o seu cantinho, deverá tentar fazê-lo bem. Será menos uma desgraça para ela e para todos nós (já basta os milhares de intervenções disparatadas que temos pelo país fora.)

Cumprimentos.
    Concordam com este comentário: Dias Dias
  2.  # 22

Dias dias

voce pode ter tido más experiências só pode.
    mas virando o bico ao prego digo-lhe que muito biscateiro foge a sete pés dos projectos precisamente para poder fazer a m"#$&%$/#%&/ que quizer e o cliente pagar.
    Como vê o bico do prego pode ser virado muito fácilmente.
    acho que se podia limitar a transmitir e dar boas opiniões do seu saber sem estar a desinformar a denegrir e a poluir o trabalho dos outros.
  3.  # 23

Para o J cardoso

Essa resposta/esse tipo de resposta é para ser dado noutra direção, não na minha, enganou-se no nick
  4.  # 24

Colocado por: doisarquitectosBoa tarde Filipa,

Por outro lado beneficia por enquanto de um Iva de 6% aplicado à mão de obra das suas obras por ser uma reconstrução.

www.doisarquitectos.com

Olá boa tarde,

Estou precisamente a dar "os primeiros passos" também para um reconstrução/remodelação??, que espero depois poder reportar aqui, neste sentido, seria possível esclarecer um pouco melhor esta questão do iva a 6% para a mão-de-obra, e já agora o que se entende por "reconstrução"?
    Grato.
  5.  # 25

Existe reconstrução que é diferente de remodelação, recuperação ou reabilitação e até mesmo alteração.

Reconstrução é tal como o nome indica, será reconstruir o que de algum modo já não era seguro.

cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 26

Essa resposta/esse tipo de resposta é para ser dado noutra direção, não na minha, enganou-se no nick

Se o diz terei de admitir que é assim, por muito que me parecesse o contrário, e só me resta apresentar-lhe as minhas desculpas, o que faço desde já.
    Permita que o (a) felicite pelo seu poder de observação, realmente notável - praticamente ninguém se lembra desse pormenor da minha obra que referiu mas o Sr (a Srª) lembra-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trabalharmuitobem
  7.  # 27

Colocado por: j cardoso
    Se o diz terei de admitir que é assim, por muito que me parecesse o contrário, e só me resta apresentar-lhe as minhas desculpas, o que faço desde já.
    Permita que o (a) felicite pelo seu poder de observação, realmente notável - praticamente ninguém se lembra desse pormenor da minha obra que referiu mas o Sr (a Srª) lembra-se.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trabalharmuitobem

OK está desculpado
  8.  # 28

Colocado por: marco1Dias dias

voce pode ter tido más experiências só pode.
    mas virando o bico ao prego digo-lhe que muito biscateiro foge a sete pés dos projectos precisamente para poder fazer a m"#$&%$/#%&/ que quizer e o cliente pagar.
    Como vê o bico do prego pode ser virado muito fácilmente.
    acho que se podia limitar a transmitir e dar boas opiniões do seu saber sem estar a desinformar a denegrir e a poluir o trabalho dos outros.

Amigo bico no prego desconheço isso em primeiro, só se você está habituado a esse clima, mas eu como sou e como falo e da experiência da construção civil, falo apenas as verdades mais nada amigo, agora você bem com o bico no prego e biscateiro não sei a onde você quer chegar? mas olhe uma coisa á biscateiro mais honestos e respeitosos do que gente que anda ai e não percebe nada da construção civil e nem a fita métrica conhece sim?

obrigado
    Concordam com este comentário: trolha e pinturas
  9.  # 29

Colocado por: adarqExiste reconstrução que é diferente de remodelação, recuperação ou reabilitação e até mesmo alteração.

Reconstrução é tal como o nome indica, será reconstruir o que de algum modo já não era seguro.

[email protected]

Agradeço a resposta.
    Mas então, e indo ao caso real, uma casa centenária de pedra, mas em que o sobrado interior se encontra, infelizmente, em más condições e que por isso terá que será demolido o interior e reconstruído de novo, em qual das categorias que citou se encaixaria?
    Grato.
  10.  # 30

Que polémica estéril.
    O primeiro passo para essa remodelação é, naturalmente, consultar um gabinete de projectistas e expor o que pretende.
    Podem aparecer muitos "artistas" a garantir que se pode fazer isto e aquilo sem projecto ou sem licença, mas para bem dos interesses do dono de obra, há que não lhes dar ouvidos.
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 31

Isto é o que dá perguntar seja o que for neste forum.
    Estas picardias já enjoam.

Acaso os profissionais do ramo sejam eles arquitectos, engenheiros ou trolhas já se interrogaram porque é que os potenciais clientes teem tão fraca opinião????

Sinceramente, para mim, quando começam a denegrir o trabalho dos outros (independentemente de estar bem ou mal feito) passam logo à qualidade de "artistas".
    Se está mal, digam como é que se faz bem.
    Mas tem tudo medo de perder os tachinhos...
  12.  # 32

Colocado por: tiagot1 - um cliente exigente e interessado
    2 - uma equipa projectista competente e responsável (com arquitectura e especialidades necessárias)
    3 - uma equipa de construção rigorosa e honesta.

Sera que só a equipa de constuçao é que tem de ser honesta?
    Concordam com este comentário: tiagot
  13.  # 33

Será no entanto uma Reabilitação e alteração de edificio de habitação.

Digo alteração, uma vez que se o interior for demolido, tem a oportunidade de alterar os espaços interiores.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  14.  # 34

Não se aplicando, portanto, os 6% para a mão de obra?
  15.  # 35

Colocado por: Dias Dias

Desculpe mas mesmo assim se for para alterar o telhado e não mudar a estrutura como está, não é preciso projecto para isso, e no interior também não, pode mudar as divisões todas como quer amiga, a segurança da obra só fica de quem a vai fazer essa reforma desse trabalho, não e esses papeis de projectos e dinheiro que se gasta vai segurar a obra e firmar os trabalhos.

Construção Civil - [email protected]
    Discordam deste comentário:j cardoso,zedasilva,adarq,cocas2
    você é profissional de que ramo? e pela sua forma de escrever ou é parecido com alguém que por ai andava ou é berceiro, quando comentar tenha mais tento no que escreve
  16.  # 36

Aplica-se nos casos que mencionei aplicam-se a percentagem que referiu.
  17.  # 37

Esse assunto está tão taxativamente explicado na Lei, que a discussão sobre ele até aborrece;

Segundo o RJUE:

As obras que estão isentas de controlo prévio (vulgo "não é preciso projectistas para nada"), mencionadas no n.º 1 do art.º 6º (aqui interessa a alínea b) em relação aos telhados) são as "obras de alteração no interior de edifícios ou suas fracções que não impliquem modificações na estrutura de estabilidade, das cérceas, da forma das fachadas e da forma dos telhados ou coberturas;" (com a devida ressalva se a obra estiver inserida em zona especial de protecção, podendo sempre ser obrigatório projecto).
    Logo, se alterar a forma dos telhados ou coberturas, está sujeita a controlo prévio.
    Se está sujeita a controlo prévio, e no caso mencionado é mesmo a modalidade de Licença Administrativa, então precisa sempre de uma equipa projectista.
    De qualquer modo mesmo sendo só para mudar meia dúzia de paredes, duas ou três dicas de alguém com experiência de projecto e obra podem fazer toda a diferença. Mesmo tendo apenas que gastar algum tempo a escrever o que se pretende...

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: ntqf, ccdesign
  18.  # 38

Colocado por: RC | ARQAs obras que estão isentas de controlo prévio (vulgo "não é preciso projectistas para nada")

Acho que não é bem assim, estar isenta de controlo prévio, não significa que não é necessário projecto.

O inicio de qualquer obra (isenta ou não de controlo prévio) deve ser comunicada à Câmara municipal, de acordo com o artº 80º A do RJUE, para que a câmara tenha conhecimento das obras que estão a ser executadas no município. Para uma remodelação interior não é necessário controlo prévio, mas o fiscal da câmara pode passar por lá e pedir o projecto dos trabalhos que estão a executar.
    Concordam com este comentário: ntqf
  19.  # 39

AnaT

falo apenas por mim

repare bem em quem começa a denegrir.
    e tambem deixe-me que lhe diga que no meio do seu aborrecimento acaba por fazer o mesmo, ao estar para aqui a falar em tachinhos e artistas.
    tenho a consciência limpa e procuro dar sempre opiniões sinceras e objectivas independentemente do trabalho de seja quem for.
    ah e não pense que este comentário tem a ver com carapuça ou coisa do genero pois posso muito facilmente provar-lhe o contrário.
  20.  # 40

Bom dia,

No meu entender sim, pode aplicar os 6% no seu caso (atenção que falo sem conhecer o edifício). Tem é de chamar a atenção a isso aos empreiteiro e certificar-se de como ele emite a factura.

Já agora, em que zona fica o edifício?

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0228 seg. NEW