Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde.. ja pesquisei no forum e encontrei alguns topicos a cerca deste assunto mas, nao encontrei o que procuro e nao fiquei completamente esclaecido..estou a pensar em aplicar ar condicionado multi split com unidade interior por conduta em minha casa e gostava de saber se alguem conhece ou me pode arranjar um esquema de montagem ou algo do genero para que eu possa ficar mais esclarecido porque gostava mesmo de saber como se dispoe este sistema...desde ja agradeço qualquer resposta...cumprimentos
  2.  # 2

    não percebo qual a sua duvida?

    não sabe o que é um multi-split??

    ou não sabe como é um sistema de condutas?

    ou não entende como pode ser um multi-split e ao mesmo tempo trabalhar por condutas?
  3.  # 3

    sei o que é o multi splite a questão gostava de ver um esquema de montagem pra ter a noção de como andão os tubos etc...
  4.  # 4

    Colocado por: FilipeMgostava de ver um esquema de montagem pra ter a noção de como andão os tubos

    quais tubos??
    os de cobre de ligação entre unidades??
    ou quer se referir ás condutas que também podem ser redondas, quadradas ou rectangulares.
  5.  # 5

    pelo o que penso saber as unidades interiores são ligadas a exterior atraves de 2 tubos de cobre com revistimento, as maquinas interiores devem ter um ponto de esgoto para a condensação estou certo? a minha grande duvida é que como as maquinas interiores são escondidas no teto falso como é que as grelhas que ficão á vista são ligadas a maquina e se ficão escondidas como o comando tem alcance para as controlar? cmpts,
  6.  # 6

    Colocado por: FilipeMpelo o que penso saber as unidades interiores são ligadas a exterior atraves de 2 tubos de cobre com revistimento, as maquinas interiores devem ter um ponto de esgoto para a condensação estou certo?

    sim

    Colocado por: FilipeMa minha grande duvida é que como as maquinas interiores são escondidas no teto falso como é que as grelhas que ficão á vista são ligadas a maquina

    com isto
      Foto0012 (Mobile).jpg
  7.  # 7

    Colocado por: FilipeMficão escondidas como o comando tem alcance para as controlar?

    os comandos infravermelhos ficam com o receptor à vista
      Mq_Escondida.jpg
  8.  # 8

    e são necessarias 1 maquina por cada comodo, ou atraves desses tubos ligam se todas as gralhas a 1 só maquina, ou seja, 1 maquina interior para varios comodos? e ja agora tem dois tubos a entrar na mesma grelha 1 para ar frio e o outro quente ou não tem nada a ver?
  9.  # 9

    Colocado por: FilipeMe são necessarias 1 maquina por cada comodo, ou atraves desses tubos ligam se todas as gralhas a 1 só maquina, ou seja, 1 maquina interior para varios comodos

    tanto pode ser uma maquina para cada divisão, com mais do que uma maquina para uma divisão assim como pode ser uma unica maquina para todo um apartamento ou moradia, mesmo com 2 ou mais pisos.

    Colocado por: FilipeMtem dois tubos a entrar na mesma grelha 1 para ar frio e o outro quente ou não tem nada a ver?

    não tem nada a ver com frio ou quente somente com cálculos de caudais e a maneira mais eficaz de os canalizar ao mais baixo custo e com o menor ruído possível.
  10.  # 10

    eu tava a pensar num sistema deste genero..tem que ter na mesma estes tubos?
      esquema ar-cond.jpg
  11.  # 11

    porque não vejo sitio para eles!!e visto que são tantos nao sei se vou ter espaço no teto..
  12.  # 12

    Colocado por: FilipeMeu tava a pensar num sistema deste genero..tem que ter na mesma estes tubos?

    não, na ultima foto que coloquei, tem uma maquina (Daikin FDQ35) atrás da grelha, o receptor de comando ao lado e não tem qualquer conduta.

    e é a parte superior de um roupeiro.
  13.  # 13

    ok ja tou a perceber...mas essas maquinas so dão para colocar nessas situações (na parte superior de roupeiros por exemplo) ou existe algum adaptador que permite que a grelha saia no teto?
  14.  # 14

    Colocado por: FilipeMexiste algum adaptador que permite que a grelha saia no teto?

    basta fazer uma conduta que apanhe da boca da maquina e faça um cotovelo a 90º.
  15.  # 15

    agora também não é assim tão simples porque tem que se prever acessos ao equipamento para manutenção, por exemplo naquela ultima foto que coloquei já foi substituído um motor e não foi preciso partir nada.
  16.  # 16

    claro tem muita logica daí estar em cima do roupeiro....se foss no teto ja dava algum prejuiso mas inflizmente nao tenho roupeiro embotido...
  17.  # 17

    Colocado por: FilipeMse foss no teto ja dava

    tem também a típica solução de hotel, em que a maquina fica por cima da entrada do quarto\sala dentro do tecto falso e grelha frontal.
  18.  # 18

    para essa situação era necessario o teto do corredor ser mais baixo do k o do quarto não? para a maquina ficar oculta...
    desde ja agradeço atenção e as respostas....cumpts
  19.  # 19

    Colocado por: FilipeMpara essa situação era necessario o teto do corredor ser mais baixo do k o do quarto não?

    pode ser, ou também pode sser dentro do proprio quarto se o mesmo tiver espaço para isso,
    mas estas soluções precisam SEMPRE de ser bem enquadradas com a arquitectura senão ficam uma bosta,
  20.  # 20

    Já agora aproveito o tópico para procurar esclarecer uma dúvida.

    Qual seria o espaço minimo entre o tecto falso e a lage para colocar um sistema destes?
    18 a 20cm chegam para uma conduta ou para uma máquina?
 
0.0218 seg. NEW