Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Eu estou a fazer obras em casa e tenho algumas dúvidas em relação ao que está a ser feito e dito pelo responsável da obra.

    As obras que estou a fazer são sobretudo de pintura (paredes e portas) e afagamento do chão. Actualmente a casa está sem portas e está a ser feito um pouco de tudo na casa. E é mesmo isso que me preocupa. Tenho uma pessoa a dar tinta na sala e outra a lixar o chão nos quarto com a tinta ainda fresca... Eu não percebo nada de obras e de qual é a sequência dos trabalhos. Mas parece-me que não será correcto estar a ver o pó dos tacos a ficar agarrado à tinta das paredes...

    Podem por favor dizer-me quais os passos correctos para este tipo de trabalhos? O que se faz 1º? Afagar ou pintar? Enverniza-se antes de dar a última de mão? Quantas vezes deve ser envernizado o chão? Quanto tempo deve secar?

    Desculpem a tonelada de perguntas mas é proporcional à tonelada de dúvidas... :)


    Obrigado.
  2.  # 2

    Tudo depende mas normalmente é:

    Pinturas totais de paredes.
    Passagem a lixa de portas e pinturas das mesmas.
    Afagamento de chão e envernizamento, normalmente 3 demãos.
    Acabamento em pinturas (a máquina de afagar normalmente deixa marcas em rodapés e ombreiras).

    Deverá deixar secar bem a tinta das paredes.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., minhodesign, marajo, bombaefilho,lda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nijmegen
  3.  # 3

    Bom dia

    1 - Reparar paredes e tectos tudo, lixar todas as parede e tectos, e aplicar de 3 a 4 de mãos de tinta interior.
    2 - Chão lixar todo a máquina e tomar o chão e aplicar 2 de mãos de verniz de soálho, a ultima de mão no chão de verniz, é quando tiver as paredes e portas tudo pronto de vez amigo. depois sim acabar com chão de vez para não se trabalhar mais dentro de casa,
    depois passar 48 horas sim por as mobilias no sitio mas sempre por alguma coisa de panos no chão para não arranhar o verniz.

    Obrigado

    Construção Civil - [email protected]
  4.  # 4

    Olá novamente,

    Aproveitando este tópico, como posso saber quantas de mãos foram aplicadas nas paredes? Supostamente em alguns sítios já está concluída e dá-me a impressão que as paredes não "viram" muita tinta... Numa das paredes tinha uns rabiscos feitos a esferográfica e esses rabiscos não desapareceram... Será que os riscos de esferográfica são assim tão difíceis de sair?
    Além disso parece-me que apenas foram compradas 2 latas de 15 litros para pintar paredes e tetos de um apartamento de 130 m2... Eu fiz as contas por alto e para dar uma de mão no apartamento todo seriam necessários 20 litros.
    Tudo me parece estranho mas não sei com que argumentos posso confrontar o pintor. O ponto que acho que é mais gritante é mesmo o risco de esferográfica...

    Desde já agradeço a vossa ajuda.

    Cumprimentos.
  5.  # 5

    Depende da esferográfica!!
    É de cor?
    Na minha opinião isso não se deve fazer.
  6.  # 6

    Colocado por: nijmegenAproveitando este tópico, como posso saber quantas de mãos foram aplicadas nas paredes?

    Normalmente não sei nem quero saber, é preciso é que a parede fique pintada, sem manchas, riscos, etc...se o pintor conseguir isso com uma demão, é bom para ele e para mim.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, joalage
  7.  # 7

    Colocado por: nijmegenOlá novamente,

    Aproveitando este tópico, como posso saber quantas de mãos foram aplicadas nas paredes? Supostamente em alguns sítios já está concluída e dá-me a impressão que as paredes não "viram" muita tinta... Numa das paredes tinha uns rabiscos feitos a esferográfica e esses rabiscos não desapareceram... Será que os riscos de esferográfica são assim tão difíceis de sair? Em riscos de esferográfica (o mais difícil de sair com pinturas), deve-se cobrir com primário sintético antes da pintura ou deve remover a massa superficial juntamente com a tinta e efetuar a reparação com massa de acabamento. Será difícil saber quantas demãos foram dadas nas paredes mas presumo que exista um relação de confiança com os profissionais envolvidos.

    Além disso parece-me que apenas foram compradas 2 latas de 15 litros para pintar paredes e tetos de um apartamento de 130 m2... Eu fiz as contas por alto e para dar uma de mão no apartamento todo seriam necessários 20 litros. Não sei que tipo de tinta estamos a falar nem a marca mas parece-me insuficiente esta quantidade.

    Tudo me parece estranho mas não sei com que argumentos posso confrontar o pintor. O ponto que acho que é mais gritante é mesmo o risco de esferográfica... O argumento com que pode confrontar o pintor é: "Desculpe mas esta trabalho está mal executado e enquanto não estiver em condições, não pago."

    Desde já agradeço a vossa ajuda.

    Cumprimentos.


    Conheço um caso de um cliente, ao qual faço manutenção periódica que me pediu orçamento para pintar 2 gabinetes. Foi escolhido outro orçamento porque além de ter sido ligeiramente mais barato também o fariam durante um fim-de-semana. Quando cheguei após a pintura "supostamente concluída", perguntei ao meu cliente quando viriam terminar o trabalho, respondeu-me que o trabalho já se encontrava concluído e pago. Perguntei porque não reclamou por não ter ficado com a tinta a fazer uma boa cobertura, respondeu-me que tinha reclamado e a resposta foi: "No orçamento encontra-se mencionado 2 demãos e foi o que fizemos, se quiser que pintemos novamente tenho de lhe fornecer novo orçamento....".

    Conclusão: Adivinhem quem teve de pintar aquilo novamente, fazer os recortes do tecto/parede e limpar os rodapés em madeira....
  8.  # 8

    Colocado por: nijmegenOlá novamente,

    Aproveitando este tópico, como posso saber quantas de mãos foram aplicadas nas paredes? Supostamente em alguns sítios já está concluída e dá-me a impressão que as paredes não "viram" muita tinta... Numa das paredes tinha uns rabiscos feitos a esferográfica e esses rabiscos não desapareceram... Será que os riscos de esferográfica são assim tão difíceis de sair?
    Além disso parece-me que apenas foram compradas 2 latas de 15 litros para pintar paredes e tetos de um apartamento de 130 m2... Eu fiz as contas por alto e para dar uma de mão no apartamento todo seriam necessários 20 litros.
    Tudo me parece estranho mas não sei com que argumentos posso confrontar o pintor. O ponto que acho que é mais gritante é mesmo o risco de esferográfica...

    Desde já agradeço a vossa ajuda.

    Cumprimentos.


    Amigo a sua casa tem 130 metros com paredes e tectos, o pintor que está a pintar sua casa, devia gastar 3 baldes de 15litros tinta plástica interior com 3 de mãos de tinta nos tectos e paredes, para um bom acabamento nas paredes e tectos, pelo menos 3 de mãos tem que levar tectos e paredes, e os riscos que aparece não foi reparadas as paredes com massas próprias e lixado, por isso esta um mau acabamento de pintura.

    Obrigado
  9.  # 9

    Colocado por: Dias DiasAmigo a sua casa tem 130 metros com paredes e tectos, o pintor que está a pintar sua casa, devia gastar 3 baldes de 15litros tinta plástica interior com 3 de mãos de tinta nos tectos e paredes, para um bom acabamento nas paredes e tectos, pelo menos 3 de mãos tem que levar tectos e paredes, e os riscos que aparece não foi reparadas as paredes com massas próprias e lixado, por isso esta um mau acabamento de pintura.


    Isto de se pintar uma casa com três/quatro demãos não é bem assim! Eu pinto com duas demãos e garanto-lhe que o cliente não reclama e porquê porque só utilizo CIN não utilizo tintas da treta essas sim, por muito que se lhe dê nunca tem acabamento, ás vezes para se poupar na farinha gasta-se nos farelos até porque a partir da 3 demão a tinta não consegue respirar o que normalmente acontece é fazer bolhas, portanto só usando tintas de qualidade se consegue trabalho de qualidade.

    E já agora no afagamento de tacos então não se betuma depois do primeiro afagamento?

    Já agora na realidade marcas de tinta em particular de feltro é bem complicado remover teria o pintor de lixar essa zona.

    E já agora não se esqueça que se houve reparações de paredes e tectos com aplicação de massas de estuque depois de lixar e antes de pintar devia levar um primário tipo cinolite para não se conhecer as manchas da reparação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nijmegen
    •  
      cocas2
    • 9 maio 2012 editado

     # 10

    Colocado por: AlexMontenegroTudo depende mas normalmente é:

    Pinturas totais de paredes.
    Passagem a lixa de portas e pinturas das mesmas.
    Afagamento de chão e envernizamento, normalmente 3 demãos.
    Acabamento em pinturas (a máquina de afagar normalmente deixa marcas em rodapés e ombreiras).

    Deverá deixar secar bem a tinta das paredes.
    Concordam com este comentário:Luis K. W.,minhodesign,marajo,bombaefilho,lda
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nijmegen
    faria tudo o que diz, mas á excepção(bem escrito) de deixar a ultima demão das paredes para o final, em qualquer obra o pintor é o ultimo a sair (o que fecha a porta)

    Para o Sr Dias, oh homem venho aqui poucas vezes e as discussões que entro, reparo que os seus comentários na maioria é só disparates,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nijmegen
  10.  # 11

    Colocado por: joalageDepende da esferográfica!!
    É de cor?
    Na minha opinião isso não se deve fazer.


    É uma esferográfica normal azul tipo BIC.
  11.  # 12


    Isto de se pintar uma casa com três/quatro demãos não é bem assim! Eu pinto com duas demãos e garanto-lhe que o cliente não reclama e porquê porque só utilizo CIN não utilizo tintas da treta essas sim, por muito que se lhe dê nunca tem acabamento, ás vezes para se poupar na farinha gasta-se nos farelos até porque a partir da 3 demão a tinta não consegue respirar o que normalmente acontece é fazer bolhas, portanto só usando tintas de qualidade se consegue trabalho de qualidade.

    E já agora não se esqueça que se houve reparações de paredes e tectos com aplicação de massas de estuque depois de lixar e antes de pintar devia levar um primário tipo cinolite para não se conhecer as manchas da reparação.


    A tinta que aplicaram foi da Nitim. Foi-me dito (e li em alguns posts aqui no forum) que é uma tinta de boa qualidade.

    Houve reparação de paredes e antes de pintar com a tinta da Nitim, pintaram com uma tinta de seu nome Contracto.
  12.  # 13

    Colocado por: nijmegen

    É uma esferográfica normal azul tipo BIC.

    Peço desculpa, interpretei mal!
    Pensei que tive-se sido você a marcar a parede com a caneta para testar o pintor.
    Daí o meu comentário, que "não se deve fazer".
    Se a tinta não cobre os riscos terá que levar mais tinta.
    O mais sensato seria com lixa remover esses riscos primeiro!!
    Se for só este o "pecado" da pintura. :-\
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nijmegen
  13.  # 14

    Colocado por: nijmegenÉ uma esferográfica normal azul tipo BIC.

    Já me falaram que para cobrir os riscos de esferográfica basta aplicar um pouco de tapa poros nos mesmos antes de pintar. Não sei se resulta...em breve irei testar quando o meu "terrorista" começar a fazer pinturas rupestres nas paredes. :-) Espero bem que não...
 
0.0220 seg. NEW