Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Agradeço de antemão a atenção dispensada e toda a ajuda que possa ser dada.

    Possuo uma habitação na Trafaria. A mesma está registada em nome da minha mãe que já faleceu. A chatice, é que a casa está registada nas finanças (inclusivamente pagamos contribuição autárquica todos os anos) mas não na Conservatória por o terreno ter dono.

    Como posso fazer para registar a casa (nas finanças) em meu nome ou do meu irmão?
  2.  # 2

    nao possuo qualquer qualificação para o afirmar mas parece me que o dono do terreno acabou de herdar a habitação da sua mãe, no titulo do post ja esta quase tudo dito
  3.  # 3

    Quem é esse dono?
    De que forma e em que data foi lá construida a casa?
  4.  # 4

    A casa insere-se num bairro, onde todas as casas que lá existem estão na mesma situação. Há registo nas finanças, mas não na conservatória uma vez que o terreno tem dono... O dono tem conhecimento de todas as construções, nunca se opôs, e eu nem quero ficar com a parte do terreno (até porque isso obrigaria a um destaque)... apenas quero que nas finanças a casa deixe de estar em nome da minha mãe e passe a estar em meu nome.
    Não tenho a papelada aqui comigo de momento, no entanto a casa encontra-se construída desde meados de 1955.
    •  
      GF
    • 10 maio 2012

     # 5

    Há aí várias questões a ter em consideração:
    1) De que ano é a casa? Calculo que nunca tenha tido licença
    2) Onde se situa?
    3) Porque razão se construiu em terreno alheio? (Esta é mais por curiosidade minha)

    Sugiro contactar um advogado que o ajude. Há várias soluções possiveis e a primeira que me vem à cabeça é a acessão industrial imobiliária, mas será necessário ver se os requisitos estão preenchidos.
 
0.0105 seg. NEW