Iniciar sessão ou registar-se
    • h2o
    • 9 maio 2012

     # 1

    Boas
    Comprei um apartamento modesto a necessitar de meia duzia de retoques -leia-se obras- que planeio fazer eu próprio.
    É um momento para mim de satisfação e orgulho pessoal pois depois de muito trabalho, part times complementares, investimentos financeiros e contensão de despesas permiti-me comprar casa sem acesso ao credito logo com independência a esses comilões de comissões e spreads que são os bancos.

    Fiz o contrato promessa de compra e venda a um apartamento de um banco licitado num leilão.
    Antes de entregar a soma total que planeio fazer em 45 dias,o banco disse que me vai entregar a chave por 48 horas - penso que seja para ver o apartamento? No entanto se pagar 25% posso ficar mais cedo com a chave para fazer obras diz o banco.
    A minha questão é: se eu pagar os tais 25% e ficar com a chave posso logo ocupar a casa não? Ou o banco vai la mandar alguém a ver se só estão a fazer obras mas não estão a usufruir da casa?
    Queria também mudar algumas tralhas logo á partida.
    Pelo que percebi posso com o contrato de compra e venda ter agua e luz na casa? Afinal obras sem luz e complicado..

    Obrigado por qualquer ajuda,
    Um tuga que pelo menos já tem onde cair morto ;)
  1.  # 2

    Eu já fiz contratos de água e luz apenas com o contrato-promessa de compra e também me instalei na casa nessas condições. Em última análise também poderia arrendar o apartamento até à escritura deduzindo eventualmente o valor da renda do montante a pagar pelo apartamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
  2.  # 3

    Pode fazer tudo isso só com o contrato promessa de compra e venda.

    O facto de poder ocupar ou não deve discutir com o Banco. Em principio se entregam a chave não se irão opor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h2o
  3.  # 4

    Colocado por: h2oUm tuga que pelo menos já tem onde cair morto ;)

    Gostei desta frase...
    Parabéns e, muita saúde para a poder gozar.


    Sim, se o banco lhe deu (der) as chaves na assinatura do contrato promessa, pode fazer todos os contratos de luz, gás e electricidade e ocupá-la de imediato.
    • h2o
    • 9 maio 2012

     # 5

    Já fiz o contrato promessa de compra e venda mas ainda não me deram a chave.
    Pelas palavras do banco damos lhe a chave por 48 horas e depois tem de devolve-la a não ser que queira fazer obras nesse caso pode ficar com a chave se pagar 25% do valor da casa.
    Não quero a chave 48 h, ver a casa, já a vi, quero ir para lá montar piso flutuante nos 2 quartos, o WC e melhorar a cozinha..esta ultima talvez espere uns tempos para ter algum €€€.
    Ps A casa é algo antiga não tem gas, nem elevador, o que eu prefiro para as minhas necessidades low cost, botija sai mais barato e condomínio barato(espero pois nao sei quanto é)
  4.  # 6

    Provavelmente só lhe darão a chave após a escritura. É o mais lógico. Pode sempre tratar da alteração dos contadores da água e da electricidade com o contrato de compra e venda, mas a entrega da chave é feita após o pagamento da casa realizada através da escritura. Penso que qualquer disposição em contrário deveria ser referenciada no contrato de compra e venda, pelo que calculo que terá de esperar que a casa seja realmente sua.
  5.  # 7

    Muito boa sorte para usufruir da sua casa.

    Já agora, por curiosidade, onde fica? Pergunto, porque comprou a casa em leilão e ultimamente tenho-me interessado em eventuais negócios de casas em Lisboa (centro), através dessa via.
    • h2o
    • 10 maio 2012

     # 8

    Fica no porto, perto do ISCAP e hospital de Sao joao logo com muitas faculdades e institutos ali a beira, estou a pensar alugar 2 quartos para ajudar a repor as minhas finanças.
    A ver vamos se tenho paciência para os problemas e chatices que daí possam acarretar, mas como o dinheiro não abunda temos de fazer sacrificios para termos as coisas que queremos - no meu caso uma moradia modesta independente um dia daqui a 10-15 anos revejo essa opção...

    Os leilões são interessantes mas veja os imóveis de banco, consegui quase 20% de desconto num mas acabei por não seguir com o negocio.
    Nos leiloes ás vezes podem subir mais que o valor negociado antes de chegar a estes. Por ex se imóvel x é colocado á venda pelo banco a 100 000€ e negociando se baixa para 90 000€. quando o mesmo imóvel vai a leilão pode iniciar licitações aos 79000€ mas com muitas pessoas a licitar, e a propaganda que antecede o leilão é possível que acabe por ser vendido a 90-97-mil..obviamente cada caso é um caso, há imóveis que não são licitados outros são vendidos pelo valor base de licitação...o meu subiu até ao máximo que me tinha proposto a mim próprio pagar pelo que estou satisfeito mas não fiz um "super negocio" fiz um negocio razoável penso.
    De qualquer modo vamos ver o que vou gastar em obras.
 
0.0130 seg. NEW