Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite.nesta situação de quem será a responsabilidade da construçao do muro de suporte?o terreno do meu vizinho pega com o meu na retaguarda,acontece que o terreno dele está acima da cota do meu,pois o dele dá para uma rua superior em relação á minha rua.Inicialmente os terrenos estavam nivelados,mas como eu tive de desaterrar ao nível da minha rua,o meu lote ficou 5,6 mts abaixo do dele.Terá que ser construído um muro de suporte,no meu terreno para amparar as teras dele...de quem é a responsabilidade de construção?
    muito obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Manuel Nabaismas como eu tive de desaterrar ao nível da minha rua,o meu lote ficou 5,6 mts abaixo do dele.

    Se o seu vizinho fizesse uma escavação, achava bem ser você a fazer um muro para suportar as terras???
    Concordam com este comentário: Costa53, trolha e pinturas, RVeloso
  3.  # 3

    E se calhar não terá que fazer um muro terá que fazer é uma muralha em betão e não se esqueça dos drenos!
    • JFE
    • 11 maio 2012

     # 4

    Onde refere muro, passe a referir muralha em betão e 6 metros de altura olhe prepare a carteirinha. De quem é a responsabilidade conter as terras parece óbvio
  4.  # 5

    A/C

    Sr, Manuel Nabais, em alternativa ao muro de betão, pode fazer um muro de gabiões, aqueles muros de pedra contidos em rede que se vêem em algumas estradas.

    Tem a vantagem de ser mais barato, no entanto irá ocupar mais espaço que um muro de betão e poderá não gostar da vista!...
  5.  # 6

    Nota: de qualquer das maneiras penso que precisará dum projecto para esse muro, que poderá ir juntamente com o projecto da casa ou à parte!
  6.  # 7

    pode fazer um muro de gabiões, aqueles muros de pedra contidos em rede que se vêem em algumas estradas.

    Pode, mas sabe qual a espessura necessária para essa altura?
  7.  # 8

    Colocado por: MookiejamTem a vantagem de ser mais barato

    Nem sempre.

    Colocado por: j cardosoPode, mas sabe qual a espessura necessária para essa altura?

    Depende, mas conte com 3.5m
    Concordam com este comentário: j cardoso
  8.  # 9

    Precisamente.
  9.  # 10

    Bom dia Manuel,

    É da sua responsabilidade e olhe que é um muro com uma altura relevante. Estranho é se essa escavação estava prevista para obter as cotas de construção e o mesmo não consta já do projecto de estabilidade.

    Eu optaria por uma solução de muro em betão armado em detrimento da solução dos gabiões.

    Cumps
  10.  # 11

    a/c
    Picareta,

    essa largura que estipulou de 3, 50m resulta da aplicação da fórmula de pré-dimensionamento B = 1/2 (1+H), sendo B a largura na base e H a altura do muro.
    No entanto essa fórmula baseia-se no aspecto construtivo, que é o de considerar uma largura e altura de 1 metro para a fiada superior do muro e aumenta 0,50 metros por cada metro de altura total que tenha o muro.
    No entanto se fizermos as contas com o impulso, atrito entre cestos de gabiões, etc concluímos que a largura de base poderá ser bastante inferior ao considerado nessa fórmula.
    • JFE
    • 11 maio 2012

     # 12

    Em habitação estragar 3,5 metros de terreno ao longo de um muro não me parece a decisão mais lógica. Não percebo é como num projecto de uma moradia nova não está contemplado e dimensionado essa muralha de contenção.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  11.  # 13

    Colocado por: Manuel Nabais,mas como eu tive de desaterrar ao nível da minha rua,o meu lote ficou 5,6 mts abaixo do dele


    Mas já está com o desnivelamento? Como é que está a sustentar as terras neste momento? 5,6 metros de diferença é brutal. :|
  12.  # 14

    E desconfio que se o desaterro comprometer a estrutura do edifício adjacente (do vizinho) o Manuel Nabais está metido num grande sarilho.

    Agora a sério: a pergunta não é nenhuma brincadeira?
    Então faz um buraco com mais de 5m e pergunta se não é do vizinho o dever de lhe fazer a parede de sustentação???
    Concordam com este comentário: j cardoso
  13.  # 15

    A responsável da construção deveria ser do arquitecto. ;-)
    Se foi avisado que haveria grande volume de escavação e elevados valores de construção dos arranjos exteriores na altura da execução do projecto, optou mal em aceitar. Se não foi avisado, poderá conversar com o seu arquitecto de modo a reformularem a arquitectura da casa.
    As moradias têm de se adaptar ao terreno, e não o contrário.
    • Nss
    • 11 maio 2012

     # 16

    Sr Manuel eu tive que fazer um muro com essas dimensões e fiz em betão armado.
      Imagem 462.jpg
    • Nss
    • 11 maio 2012

     # 17

    outra
      Imagem 557.jpg
    • Nss
    • 11 maio 2012

     # 18

    +
      Imagem 552.jpg
  14.  # 19

    E valores para estes tipos obra? Numa moradia que necessitava de um muro para um desnível de pouco mais de 1.5m por 10m de comprimento pediram-me quase 6000€ agora estou interessado numa construída uns 6 metros acima do caminho nas traseiras e o muro já apresenta problemas e movimento.
      IMG_20201103_170905.jpg
  15.  # 20

    Colocado por: Nss+
      Imagem 552.jpg

    EPA DEIXARAM morrer este tópico??
 
0.0204 seg. NEW