Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivo numa zona rural, casa típica alentejana, isolada, com muita terra à volta. As formigas apesar de sempre terem existido nunca foram tão incomodativas como agora. Sendo uma casa antiga tive várias vagas de formigas dentro de casa, que a pouco e pouco fui conseguindo travar, tapando os buracos por onde elas entravam, e borrifando com biokill.
    O maior problema neste momento é mesmo o exterior em zona de cimento e de terra, chegando ao ponto de sermos mordidos nos pés e nas pernas ao passar junto dos ninhos delas.
    Por não sermos adeptos de químicos lá por casa, já experimentei umas quantas mezinhas sem resultado, desde água com vinagre, agua e detergente, caixinhas de insecticida onde supostamente comem, levam e matam a colónia, terra de diatomácias, inclusivamente agua com vitamina C... a minha mulher dizia que andava a alimentar as colónias em vez de as exterminar!
    Tenho 2 cães que andam à solta o dia todo, por isso será um dos cuidados a ter em conta. Não está fora de questão fechá-los se a duração do tempo de toxicidade de algum químico for relativamente curta.
    As formigas são pequenas e neste momento as rainhas estão em grande!

    Aceito sugestões mesmo radicais! :)

    Alexandre
  2.  # 2

    É assim;sou adepto da ecologia, mas tudo tem limite, ou convivemos com elas ou as exterminamos ponto final.
    para mim a melhor solução é pegar num maçarico de ar quente, para evitar lidar com a chama de gáz, perde uma manhã e vai as qeimando, a microbilogia delas levas-as a sair cada vez mais quando detetam o reduzido numero de chegadas, ao fim de uma manhã julgo que tem a peste controlada.Boa sorte.
    Ps:Maçarico que emite 600ºde ar aquecido,cuidado que queima mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
    • eu
    • 12 maio 2012 editado

     # 3

    Ou água a ferver nos ninhos...

    Ou então arranjar um destes para animal de estimação:



    O seu comentário excede o limite de maiúsculas de 20%. Clique em OK se quiser que o seu comentário seja submetido em minúsculas. Clique Cancelar se quer corrigir por si mesmo.O seu comentário excede o limite de maiúsculas de 20%. Clique em OK se quiser que o seu comentário seja submetido em minúsculas. Clique Cancelar se quer corrigir por si mesmo.O seu comentário excede o limite de maiúsculas de 20%. Clique em OK se quiser que o seu comentário seja submetido em minúsculas. Clique Cancelar se quer corrigir por si mesmo.O seu comentário excede o limite de maiúsculas de 20%. Clique em OK se quiser que o seu comentário seja submetido em minúsculas. Clique Cancelar se quer corrigir por si mesmo.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel
  3.  # 4

    Colocado por: euOu água a ferver nos ninhos...

    Ou então arranjar um destes para animal de estimação:



    Concordam com este comentário:Tavares Miguel

    Por acaso esqueci-me de mencionar que essa foi outra das tácticas já usadas (água a ferver), o que reduziu efectivamente as colónias mas não as exterminou... por já pesquisámos uma solução desse género (predação) mas não encontrámos nada viável... além de que a minha cadela ia adorar esse "animal de estimação" :) .

    Relativamente à pistola de ar quente acho que sirva apenas para reduzir o número de habitantes da colónia, como me aconteceu com a água quente. Pretendia algo que fosse mais "fundo" até ao ninho propriamente dito.

    Por diversas vezes destruí completamente os ninhos à força da enxada, mas passadas 2 horas vemos que continuam alegremente a reconstruir o que eu desfiz...

    Outra coisa importante que não referi: tenho uma horta onde não entram quimicos... mas se tiver que ser.

    Alexandre
    • eu
    • 12 maio 2012

     # 5

    Colocado por: ErdnaxelaPor diversas vezes destruí completamente os ninhos à força da enxada, mas passadas 2 horas vemos que continuam alegremente a reconstruir o que eu desfiz...

    Tem que procurar e aniquilar a rainha.
  4.  # 6

    Tirado da Net:

    Você é daquelas pessoas que acha que as formiguinhas encontradas dentro de casa ou até em alguns alimentos não fazem mal algum? Doce ilusão...

    As formigas podem ser um tormento quando insistem em viver dentro de casa. Elas podem ser de vários tipos:
    - Lavapé: pica e faz ninhos na terra solta,
    - Fantasma: tem pernas e corpo esbranquiçados,
    - Carpinteira: faz ninho na madeira,
    - Faraó: mais comum em hospitais e equipamentos eletrônicos.

    A especialista em pragas urbanas Lúcia Schüller recolheu amostras de formigas em restaurantes de empresas. Em 70% delas, foi encontrado pelo menos um tipo de bactéria. A maioria dessas bactérias causa doenças no sistema gástrico, diarréias, vômitos, febre e até intoxicações alimentares.

    A formiga é um inseto que tem uma superfície corporal muito ampla. Então, ela pode transportar uma quantidade muito grande de bactérias de uma só vez.

    É muito complicado exterminar as formigas. Apenas 5% das formigas, as chamadas forrageiras, deixam o ninho em busca de comida. Se elas encontram algo muito suculento e que agrade o paladar, outras dezenas, centenas aparecem para ajudar. O restante não sai do ninho: fica trabalhando, enquanto a rainha procria.
    Por isso, o mais importante na batalha é descobrir onde está o formigueiro para acabar com ele.
    Para atraí-las, você pode fazer uma papinha com açúcar e um pouquinho de água. Coloque essa mistura em pedaços de papel alumínio e espalhe pelos locais onde as formigas foram vistas.

    Encontrado o ninho, há algumas táticas para acabar com ele. Se estiver numa fresta da parede, o melhor é misturar detergente com água e, com uma seringa, aplicar no vão. Depois, é só fechar com um selante, que pode ser silicone (encontrado em lojas de materiais de construção).

    As formigas também costumam ficar dentro da tomada. Nesse caso, você pode usar talco comum sem perfume para espantá-las. Abra a tomada e coloque o talco no local.
    Se o formigueiro estiver fora da casa, a dica é jogar detergente misturado com água quente.

    No estúdio, Ana Maria recebeu a bióloga Ana Eugênia Farinha, do Instituto Biológico de São Paulo.
    Ela deu as seguintes dicas:
    - nunca use inseticida em spray. Ao invés de exterminá-las, o produto fragmenta as colônias e favorece a criação de mais ninhos na casa,
    - o método mais eficiente é a isca (mas tem a isca certa para cada tipo de formiga). As formigas têm hábitos alimentares diferentes, portanto, se a isca não for atrativa para ela, o combate não será eficiente. As iscas devem ser espalhadas pela casa, em todos os locais em que forem identificados caminhos de formigas. Elas devem ser trocadas regularmente para que as formigas sejam realmente exterminadas. Não devem conter uma quantidade muito grande de veneno. A dosagem deve ser pequena para que ela não morra imediatamente. Elas precisam ter força para "carregar" o veneno até o seu ninho e contaminar as companheiras. Nas primeiras aplicações da iscas, cerca de 90% delas morrem.
    - existem também aqueles produtos que apenas repelem as formigas, sem exterminá-las, como as placas de polímero, que podem ser colocadas embaixo do açucareiro, do pote de mel ou do prato do bolo. O polímero é um plástico com um odor que repele as formigas.
    - Receitinhas domésticas: folha de louro, cravo, casca de limão ou de tangerina têm efeito pelo cheiro. Devem ser colocados nas gavetas e potes de mantimento e trocados a cada duas semanas.
    - em jardins, coloque pneus invertidos em volta das árvores ou plástico em forma de cones, lambuzados de graxa, para impedir que as formigas cortadeiras subam nas árvores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  5.  # 7

    Mais:

    1- Ache a trilha das formigas até o formigueiro. Sun Tzu disse uma vez: "Conheça teu inimigo." Se ele estivesse falando sobre formigas, isso significaria seguir cada passo delas. Por sorte elas sempre seguem uma trilha. Siga o rastro das formigas para ver por onde elas entram em sua casa e onde é o formigueiro.

    2- Tabaco para cachimbo. O tabaco faz mal para a saúde. E é ruim para a saúde de pequenas criaturas como formigas também. Emerja o tabaco em água morna durante a noite para soltar sua essência na água. Certifique-se de não tocar a água ou deixar encostar em sua pele. Use luvas de borracha para prevenir. Decante a água e jogue fora o tabaco encharcado. Despeje a água de tabaco sobre o formigueiro. As formigas morrerão imediatamente.

    3- Tape os buracos. Siga a trilha das formigas até onde elas entram na casa. Localize os buracos e tape-os com sabão ou cola. Isto vai evitar delas sentirem o cheiro de sua casa e então passe para a etapa seguinte.

    4- Trilha das formigas. Coloque talco de bebê na trilha das formigas. Isso vai matar o restante delas. Quando as formigas estiverem mortas, varra o talco e as formigas. Se você não tiver talco, chilli em pó funciona também.

    5- Giz. Se elas entram na casa por uma janela, use giz para impedí-las de entrar. Faça uma linha ao redor da janela e veja como as formigas dispersam para longe.

    Estas são apenas algumas maneiras de matar formigas naturalmente sem o uso de pesticidas. O uso de pesticidas é até mais fácil e pode mesmo ser mais barato, mas no fim das contas matar formigas com suco de tabaco e giz é bem mais divertido!
  6.  # 8

    Meia duzia destas podem ajudar...

    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  7.  # 9

    Colocado por: jp2011Meia duzia destas podem ajudar...



    Não duvido mas esta extermina essas mais depressa que elas as formigas...
  8.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021Sál remédio santo..


    Simples em cima dos formigueiros?
  9.  # 11

    pergunte numa casa que faça desinfestações, existe um produto granulado pequeno, cor de rosa que se espalha, a formiga leva para o ninho e lá se vai a colónia inteira, eu já utilizei mas não me lembra no nome do produto, foi um amigo que me arranjou isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
    •  
      GF
    • 13 maio 2012

     # 12

    Ainda o ano passado me aconteceu isso e foi remédio santo: atacar directamente o ninho.
    • J.C
    • 13 maio 2012

     # 13

    Colocado por: ultrahipermegapergunte numa casa que faça desinfestações, existe um produto granulado pequeno, cor de rosa que se espalha, a formiga leva para o ninho e lá se vai a colónia inteira, eu já utilizei mas não me lembra no nome do produto, foi um amigo que me arranjou isso.


    Será " Control de formigas" da Bayer? http://www.youtube.com/watch?v=YLs1w3xYcQI
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  10.  # 14

    Metade de um limão no chão por aonde passam.
    Garanto que desaparecem muito rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  11.  # 15

    Colocado por: J.C

    Será " Control de formigas" da Bayer?http://www.youtube.com/watch?v=YLs1w3xYcQI


    se não for isso é muito parecido, o granulado é do mesmo tamanho e a cor tb me parece igual. mas não em lembra mesmo se é esse.
  12.  # 16

    O meu voto tb vai para o Bayer: Controle de formigas.

    Defendi várias vagas com as tais armadilhas verdes mas era apenas temporário, as formigas continuavam à volta da casa, mas não entravam durante uns meses largos. Desde que usei o produto da Bayer, desapareceram de vez, nem dentro de casa, nem fora.

    http://interessespessoais.com/jardim/files/controle_de_formigas.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  13.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021Sál remédio santo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Erdnaxela
    Eu tentei... mas após o sal elas pediram os tremoços, amendoins e "mines", comigo não resultou.

    Experimentei o Bayer controle de formigas, demorei até encontrar aqui na zona e fui dar com ele na Agriloja em Santiago do Cacém. Foi remédio santo, apliquei como descrito na embalagem, à volta da "toca", coloquei uma telha por cima por causa dos cães e usei apenas metade da quantidade recomendada. Após 2 dias notava-se que havia imensas formigas por baixo da telha, vivas, mas com aspecto de zombies! passado uma semana não se via nada de formigas!

    Também recomendo!

    Alexandre
    • J.C
    • 16 junho 2012

     # 18

    Colocado por: ErdnaxelaEu tentei... mas após o sal elas pediram os tremoços, amendoins e "mines", comigo não resultou.

    Experimentei o Bayer controle de formigas, demorei até encontrar aqui na zona e fui dar com ele na Agriloja em Santiago do Cacém. Foi remédio santo, apliquei como descrito na embalagem, à volta da "toca", coloquei uma telha por cima por causa dos cães eusei apenas metade da quantidade recomendada. Após 2 dias notava-se que havia imensas formigas por baixo da telha, vivas, mas com aspecto de zombies! passado uma semana não se via nada de formigas!

    Também recomendo!

    Alexandre


    Eu bem disse!
    Essa da telha, foi bem pensada.
    • bia
    • 18 junho 2012

     # 19

    eu coto a favor do papa-formigas...é exótico!
 
0.0228 seg. NEW