Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estimados amigos adoraria ter a vossa ajuda!
    O meu dilema é uma mobília de sala jantar completa ( mesa extensível, cristaleira alta, aparador, 10 cadeiras e um aparador de tv) que comprei! Mobília como hoje já não fazem, madeira bem maciça em mogno e bem clássica como eu adoro só que eu quero restaura-la e repagina-la . Sei como a quero e quero-a na cor branco acinzentado mas, não sei se a devo mandar lacar ou pintar!!! O que me aconselham??? Qual a mais resistente ? quais os prós e contras de cada uma das opções? Aguardarei as vossas amáveis opiniões pois uns dizem para pintar e depois envernizar outros dizem-me para lacar pois é mais resistente ! Resumindo... Não sei o que fazer!!!
    Obrigado pela vossa ajuda
      IMG00050.jpg
  2.  # 2

    A grande questão é saber quanto é que pretende gastar , pois a diferença de lacar ou esmaltar ainda é significativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.Ferreira
  3.  # 3

    Obrigado soskasa pela resposta
    Sim eu sei que é mais caro lacar mas, a questão não é bem essa, mas sim qual a mais resistente !? Umas pessoas aconselham a pintar e depois envernizar normalmente os moveis,outros dizem que a lacagem é mais resistente! agora, Por qual devo optar ???
  4.  # 4

    lacagem , é um tipo de acabamento que pode ser obtido por diversos materiais e feito com diferentes materiais sob algumas formas de trabalhar ... consegue uma lacagem com um esmalte sintético , aquoso , sem gastar muito dinheiro como uma lacagem a quente , ou á pistola a frio ...quente...

    o segredo está no processo de preparação ( massas, lixas ,primários, panos de lixa , limpeza , desengordurantes , ) e num esmalte de qualidade e na ferramenta de aplicação...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.Ferreira
  5.  # 5

    Então o que me aconselha ? qual é que será a melhor opção ?
    •  
      imbs
    • 14 maio 2012

     # 6

    Eu acho que a devia manter assim!
  6.  # 7

    Não dá para manter assim imbs embora a madeira esteja boa, opticamente isso não acontece pois não foi bem cuidada e tem marcas que não dão para eliminar! Por esse motivo quero fazer essa mudança! mas a duvida persiste!
  7.  # 8

    primeiro saberá que o valor da madeira irá desaparecer ao ser lacado ou esmaltado... se não se importar com isso e gostar das lacagens é avançar com isso .
    o que você precisa é ou será :
    lixar com lixadeira mecânica grão médio fino para remover parte do verniz eliminando assim também alguma cera ou óleos de tratamento e embelezamento da mobília .

    aplicar um desengordurante , para remover gorduras mais profundas .

    aplicar um primário de enchimento , típico subcapa ( duas a três demaos ) isso para depois poder trabalhar com as lixas e panos de lixar para que não fique riscos de tipo algum .
    depois aplica um esmalte , tem com acabamento brilhante , acetinado (meio brilho como costuma a vir os moveis lacados ) e ainda tem o mate (que não tem brilho ) pode utilizar produtos sintéticos e aquosos mas utilize sempre produtos de qualidade .

    contudo deve procurar a informação junto da loja aonde comprar o material , respeite as diluições e tempos de secagem como as condições do tempo para a aplicação .
    Concordam com este comentário: Marcos_20
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcos_20
    •  
      imbs
    • 14 maio 2012

     # 9

    Opinião: Se é bricoleiro, entregue isso a quem perceba realmente de madeiras.
    Falo por experiência própria...
    Concordam com este comentário: F.Ferreira
  8.  # 10

    Boa noite rafaelisidoro, depois de ler a sua msg telefonei para um prof de arte e restauro e fiz a pergunta sobre o valor da madeira desaparecer. O Sr foi mto amavel veio a ver à pouco uma vez que ate mora mto perto de onde habito! lOl . A resposta dele foi simples, referiu que os moveis não perdem valor só por serem pintados ou lacados pois é um acabamento de embelezamento e protecção que não danifica a ,madeira mas sim o contrario, o que se vai perder sim é a visibilidade da cor castanha da madeira do móvel mas, estes moveis segundo ele ate vão ganhar mais valor do que neste momento tem pois foi um belo achado que fiz é raro encontrar cristaleiras como esta com os vidros 100% em cristal referiu que esta mobília terá 70 anos aproximadamente! ate ele ficou de boca aberta... acredite fiquei super contente :-)
      Cristaleira Queen Anne.jpg
  9.  # 11

    Boa noite imbs! concordo consigo quem fizer o trabalho nesta mobília será certamente um profissional ! Embora esteja ligado a decoração mas nível de marcenaria não entendo muito, dai estar aqui para tentar perceber e escolher o melhor!
    •  
      imbs
    • 15 maio 2012

     # 12

    Pois... Eu meti-me na aventura de lixar tudo o que era portas, aduelas e mais não sei o quê lá em casa. Estou com o pó pelos cabelos, literalmente, farta do cheiro do primário e estou a ganhar coragem para as pintar... Nunca mais.
    Concordam com este comentário: F.Ferreira
  10.  # 13

    É sempre complicado quando não se tem o espaço adequado para esse efeito, alem do mais os profissionais tem as maquinas suficientes para efectuar esses trabalhos na perfeição coisa que nos por muito que tentamos nunca conseguiremos! lol
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    •  
      imbs
    • 15 maio 2012

     # 14

    Espaço tenho - ainda não habito a casa onde esta proeza se está a fazer. Pensei que não tivesse tanta técnica... A primeira porta ainda foi engraçado, ao fim de 7, já não achei.

    Depois mostre como ficou a sua mobília!
    Concordam com este comentário: F.Ferreira
  11.  # 15

    F.Ferreira , o valor da madeira é precisamente o que o prf. de arte lhe disse ...este móvel depois de lacado já não tem o mesmo valor porque não se consegue ver o tipo de madeira que é constituído ... a meu ver isto é um contra ... mas se o prof. consegue distinguir um móvel de castanho de um de pinho depois de lacado ... é uma grande mestre da arte ...
  12.  # 16

    Concordo consigo Sr rafaelisidoro ! Realmente uma pessoa a olho nu não vê a madeira para a poder identificar! Por esse motivo na parte do fundo do móvel ira ficar segundo o restaurador uma pequena área de 2 por 2 cm para identificação e junto um documento de autenticação elaborado por um credenciado! Como deve saber todas as peças de um certo valor sem esse documento só tem valor emocional o que as vezes é bem mais valido do que qualquer valor monetário!
      Exemplo-de-Certificado-de-Autenticidade.jpg
  13.  # 17

    lol não sabia disso ... mas tá muito bem criado este documento ... felizmente ainda há coisas boas neste país ...
    Concordam com este comentário: F.Ferreira
 
0.0154 seg. NEW