Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Obrigado por esta discusão, mas queria resumir a coisa, gostava de saber se está certo? E qual o melhor sistema o estuque feito na obra ou o projectado que vem ou devia de vir com as medidas correctas.

    Estuque projectado até 1 a 1.5cm de espessura

    1º - salpico com um produto de aderencia especialmente nas zonas de betão
    2º - malha de pvc para reforçar a aderencia nas juntas entre alvenaria e betao
    3º- O estuque projectado - seguir as instruçoes da ficha tecnica
    4º - Massafina
    5º - pintar

    Estuque manual

    1º - salpico com um produto de aderencia especialmente nas zonas de betão
    2º - malha de pvc para reforçar a aderencia nas juntas entre alvenaria e betao
    3º - Reboco
    4º - massafina
    5º - pintar

    Se eu já sou um chato do caraças, então qd construir a casa os gajos que a forem construir ainda vão dar em doidos, tempo tenho para acompanhar a obra logo se um gajo vai lá e diz que tem que fazer a parede dupla como foi aki descrito e quer o reboco assim, acho que os homens vão aos arames, bem mas o mais importante é que a coisa fique bem feita, e quem quer dinheiro tem de trabalhar para ele, pq é o que eu faço, eheheeh
  2.  # 22

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Pedro Azevedo78Vai ter de dar... ;)

    Se vai ter de dar, vai ter de dar. Não há outro remédio.

    Para mim a discussão era se as visitas à obra, garantem ou não qualidade. Um controle de qualidade faz-se daquela maneira e penso que ficou esclarecido se garantem ou não. Lembre-se que para todas as actividades em obra existe um formulário daqueles.

    Divirta-se


    Onde é que se tem acesso a essas fichas de controlo de qualidade?
  3.  # 23

    Colocado por: rjmsilvaOnde é que se tem acesso a essas fichas de controlo de qualidade?

    Não têm, é informação classificada e quem as têm não as fornece (eu não tenho).

    Que eu saiba, ou têm um amigo que lhas arranja ou não encontra em lado nenhum, E se souber de algum sitio, diga, que também estava interessado, porque só tenho algumas
  4.  # 24

    Pode ser que apareça por aqui alguma alma caridosa, eheheh. Normalmente quem tem essas fichas, empresas que fazem fiscalizaçaõ?
  5.  # 25

    Colocado por: rjmsilvaPode ser que apareça por aqui alguma alma caridosa,

    Em Portugal, coçam todos para dentro

    Colocado por: rjmsilva Normalmente quem tem essas fichas, empresas que fazem fiscalizaçaõ?

    Não, são documentos internos das empresas que têm certificação de qualidade, mas não se iluda, que ninguém lhes liga grande coisa
  6.  # 26

    Estuque projectado até 1 a 1.5cm de espessura

    1º - salpico com um produto de aderencia especialmente nas zonas de betão
    2º - malha de pvc para reforçar a aderencia nas juntas entre alvenaria e betao
    3º- O estuque projectado - seguir as instruçoes da ficha tecnica
    4º - Massafina
    5º - pintar


    Acho que ese 1,5cm de estuque é pouco. Embora compreenda que o reboco por detrás do estuque é um desperdicio de dinheiro, acho que deve-se carregar no salpico, de forma a aumentar a altura de estuque. Furar uma parede com 1,5 cm de estuque em cima do tijolo para pendurar um quadro, por exemplo, é capaz de ficar um bocado mau.
    Se levar um reboco, por muito pouca altura que tenha 0,5 a 1 cm, sempre lhe dá mais alguma margem. Acredito que tenha até melhorias no isolamento acustico!

    Coisas da Casa
  7.  # 27

    AdrianoP

    Segundo a ficha tecnica da sival, no estuque projectado não existe reboco e ja comentado aki nesta discusão, e o 1,5 de estuque é pq a ficha tecnica o diz tb, eles falam que pode ir a 2 em casos especiais e não se esqueça que 1.5 é só o estuque ainda tem mais o salpico, a malha e a massafina logo a sua camada e bem mais que 1.5.

    Digo eu que não entendo nada disto.
  8.  # 28

    a malha e a massafina


    Isto é insignificante! Não lhe dá nenhuma altura.

    Terá que ser um salpico bem carregado, como lhe disse. Se for aquela massa cortada a água, que é salpicada e o maior efeito é sujar o tijolo, é de evitar!


    Coisas da Casa
  9.  # 29

    Pois AdrianoP mas eles na ficha tecnica falam que o maximo pode ser 2 cm e em caso extremos, como vc diz carrega-se um pouco no salpico e assim ja pode por pregos a vontade
  10.  # 30

    Boas noites

    relativamente á espessura da camada de estuque projectado puder variar entre o 1 cm e 1,5 cm ou mesmo 2 cm, em termos práticos não deverá ser preocupante, porque na realidade poderá ter situações de encher 3 cms e outras situações de encher apenas 0,5 cm, isto em termos práticos como é óbvio, e como eu já li aqui algures falarem de qualidade de mão de obra é verdade que a falta dela é abundante na construção civil do nosso país.
  11.  # 31

    Joaquim esse é o problema geral em qq coisa no mundo, a teoria é uma coisa na pratica é outra, mas isso é das tais coisas que temos de acompanhar ou rezar para que fique bem feito, infelzmente, e não sou catolico :)
  12.  # 32

    Bushy eu sei

    só aflorei esta questão para as pessoas menos entendidas, ou mais teóricas e menos práticas não ficarem muito "presas" a essas questões.

    basta uma parede não estar á esquadria, ou desaprumada ou um pré aro de um vão de porta estar desaprumado ou um aro de uma janela, os as caixas de eletricidade estarem mais ou menos saídas das paredes, etc.... para que, quando se for projectar as paredes ter em conta que o essencial nesse trabalho é as paredes ficarem direitas, sem covas ou lombas, aprumadas, caso contrário dá problemas a nivel estético e principalmente a nivel de carpintarias, como na guarnição de aros de vãos de portas, etc.... e é obvio que para isso as paredes em alguns sitios enchem mais e noutros menos, portanto existem muitas condicionantes no que respeita a cumprir as especificações técnicas do material.

    para além disso no meu caso o material que uso garante-me encher sem qualquer problema até 3 cm de espessura.

    cumprimentos
  13.  # 33

    e ja agora qual é o material
  14.  # 34

    PROYAL XXI DA SAINT-GOBAIN ( EX- IBERPLACO)

    AQUI FICA O SITE

    www.placo.es

    já experimentámos quase tudo o que anda no mercado e realmente é o melhor mesmo os operários o confirmam, é mais fácil de trabalhar não seca tão rápido, permite as correções a tempo depois de raspado fica quase afagado.

    no que se refere ao mecafino, uso como acabamento o da SIVAL, trabalha-se bem não encaroça e é homogéneo.
  15.  # 35

    O reboco pode ser aplicado sobre a tinta de uma parede antiga? A ideia é colocar as paredes antigas rugosas em lisas.
 
0.0182 seg. NEW