Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.
    Estando em fase de decisões quanto à remodelação da minha cozinha (inserida na mudança de todo o piso térreo da moradia) gostaria de expor os dois projectos que tenho em mão para ouvir críticas e sugestões deste forum , onde tenho tanto apreendido. Devo dizer que o agregado familiar é composto por cinco elementos, tendo 3 filhos adolescentes. Também são visitas frequentes deste espaço o cão e o gato...É na cozinha ( copa) onde fazemos praticamente todas as refeições (só almoçamos em casa ao fim de semana). Neste momento temos duas bancas em L, com armários superiores apenas no lado da parede. A janela em frente à banca começa mais acima do que a janela da copa e é portanto mais pequena.

O primeiro esboço resultou da sugestão do arquitecto que projectou a remodelação do piso e compreende uma ilha :

O segundo esboço usa uma "peninsula" delimitando dois espaços funcionais, cozinha e copa, aproveitando o espaço livre para uma mesa de refeições que pode dar para 6-8 pessoas:

A composição cromática não está definida. Gosto mais de tudo branco (moveis e silestone Zeus). O pavimento spoderá ser um flutuante da Balterio AC4 Grandeur 592 ou 595
    Digam da vossa justiça!
    Desde já obgrigado por tudo que me tem ensinado neste forum.
  2.  # 2

Cromática bem escolhida, boa organização da cozinha, é funcional.
    Porque o soalho na cozinha? minha pergunta
    o espaço parece ser bom para uma cozinha pelo menos neste 3d.
    nunca desista

Cumprimentos
    Carlos Cristina
  3.  # 3

Sr. João Barreira, a imagem 2 com as pedras da imagem um, ficava uma cozinha com um ambiente mais rustico, não se importa de ensaiar para vermos?

Cumprimentos
    Carlos Cristina
  4.  # 4

Boas.
    Obrigado pelos comentários.
    Estes 3 D's foram ensaiados não por mim mas pela empresa que faz as cozinhas. Com a remodelação pretende-se dar ao piso r/c um aspecto mais moderno/contemporâneo e por isso não procuro o lado rústico. Aliás o projectista da cozinha pôs lá esta gracinha da pedra xisto mas confesso que já estou um pouco cansado desta "moda" de paredinhas com xisto. O que eu gostava é que opinassem sobre vantagens e desvantagens de um projecto em relação ao outro...
  5.  # 5

Colocado por: ccdesign
    Porque o soalho na cozinha? minha pergunta

Esta é uma batalha que já vem sendo travada há muito...queria o mesmo pavimento em todo o piso térreo e gosto do aspecto (calor) da madeira. A ideia original do arquitecto era auto-nivelante mas eu não me atrevo. Claro que soalho na zona da banca e na IS de serviço me deixa apreensivo mas não me agrada nada misturar ceramica com o flutuante...acho que vou arriscar.
  6.  # 6

propunha um flutuante mais escuro, e porque não vinil wood? mais repulento, ao contrario do flutuante pode substituir a peça danificada
  7.  # 7

Pois. Já pensei também nessa opção e até em tempos pus um post aqui no forum a falar num produto vinílico novo da tarket Vision Wood 80 (luxury tiles) que tem uma camada verdadeira de 3 mm de madeira , muito resistente. É quase ao dobro do preço o m2. A opinião de vários membros é que seriam sempre "uma coisa a imitar outra" e que ficaria muito artificial, do género que se vê nos centros comerciais e hoteis...
    Concordam com este comentário: ccdesign
  8.  # 8

Para terem uma noção melhor da remodelação do R/C deixo aqui os projectos originais, que já sofreram algumas modificações

(NOTA: a verde os radiadores de aquecimento)
  9.  # 9

Bom dia Sr João Barreira, como está?
    Em relação ao vinil wood e o soalho flutuante, numa cozinha é uma zona de águas, há flutuantes que mancham com as águas, se estiver desatualizado agradeço que o digam.
    Quanto á divisão do espaço, está bem pensado, a parede da escada tem um tracejado, é para ser amovivel? faz rebatimento?
    Quem lhe propos isto está de parabéns

cumprimentos
    Carlos Cristina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaobarreira
  10.  # 10

Caro João Barreira,

pense em como vai viver a sua cozinha, tanto uma situação como outra funcionam e podem ser boas soluções. Agora, podem é não funcionar bem para si, o que já é outro assunto. As ilhas são algo que estão muito na moda mas têm as suas condicionantes. Pense como pode potenciar o espaço em relação à arrumação e à mobilidade.

Cumrpimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário: ccdesign
  11.  # 11

Obrigado. Acho que pelas condicionantes atrás mencionadas vou desistir da ilha e usar a outra hipótese com os armários superiores até cima ( isto é a tocar no tecto falso). Mesmo assim temos ainda dúvidas quanto ao pavimento até que por que noutra parte do piso tenho umas escadas de madeira escura ( mogno ? escuro-avermelhado) que não combinam com os flutuantes atrás referidos o que me obriga a pensar em mudar a escadas...o arquitecto sugeriu revestir com mármore em tons creme ( creme marfil ?) até ao patamar.Infelizmente os ditos flutuantes não tem opção (emendas) de revestir escadas.

Gostaria de ter mais opiniões acerca dos projectos das cozinhas, do piso e do pavimento. Para mim são decisões sempre dificeis porque numa remodelação sempre que se muda uma parte aparecem sempre "incompatibilidades" que implicam mais despesas que não estavam inicalmente previstas.

Obrigado.
  12.  # 12

na minha opinião devia explorar a 2ª solução a par com acabar com a mesa de refeições na sala e esta servir apenas para estar.

tentava meter fornos e micro na zona onde está o fogão e no espaço de copa metia uma mesa circular com hipotese de ser extensivel quando fosse preciso receber mais gente.

no fundo era dedicar essa divisão para cozinha e sala de refeições e dar espaço social á sala tirando de lá a mesa.
    Concordam com este comentário: ccdesign, trabalharmuitobem
  13.  # 13

Uma boa solução, a do Sr. Marco. a ilha neste espaço não favorece em nada o espaço. as pessoas precisam de espaço para se movimentarem. dá a sensação que "tropeçam" em algo. mas há espaços que se justifica ter.
  14.  # 14

Por que motivo existem dois acessos da sala a' cozinha? Parece-me desnecessario.
  15.  # 15

Colocado por: ccdesign
    Em relação ao vinil wood e o soalho flutuante, numa cozinha é uma zona de águas, há flutuantes que mancham com as águas
    Carlos Cristina
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joaobarreira

Para cozinha e WC colocar flutuante "Splash" da poliface 100% impermeável que custa 65Eur m2, com este não devem existir problemas
  16.  # 16

Colocado por: ItalianoPor que motivo existem dois acessos da sala a' cozinha? Parece-me desnecessario.

Há um acesso do lado de quem vem da sala de refeições para a copa que será separado por porta de correr. Dou outro lado há um acesso para a casa de banho de serviço e porta das escadas que vão para a garagem. Neste átrio é que não sei se se justificam as duas portas ou deixar apenas a separação da sala com o atrio (porta de correr) e um acesso livre do atrio para a cozinha. O que acham ?
  17.  # 17

Colocado por: trabalharmuitobem
    Para cozinha e WC colocar flutuante "Splash" da poliface 100% impermeável que custa 65Eur m2, com este não devem existir problemas

Este splash aparece no site espanhol da Poliface mas não aparece no português. Porque será ? Este preço será PVP ? Não percebo se também há remates deste produto para aplicar em escadas ( precisava de uma solução para todo o piso térreo e que combinasse com as escadas para o 1º piso).
    Obrigado.

0.0153 seg. NEW