Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas :)

    preciso de ajuda, ou melhor que me esclarenção uma situação:

    vivo num empreendimento composto por 4 blocos. neste momento só 2 blocos se encontram habitados parcialmente, sendo que cada bloco é composto por 8 apartamentos. os restantes 2 blocos encontram-se por acabar, e são bem maiores.
    a garagem destes 4 blocos é subterrânea, existindo mais de 50 lugares de estacionamento e arrecadações. no chão da garagem podemos ver as caixas de esgotos com grades, e no teto da garagem as tubagem que vêm dos apartamentos.

    ora bem, eu vivo à quase 7 anos neste local, e lembro-me que há uns 4 anos, houve uma grande inundação na garagem, devido ao mau tempo "chuvas". a garagem ficou cheia de água, e foi preciso bombas de água para tirarem a água. supostamente se a rede de esgotos estivesse bem feita, essas águas sairiam mais tarde ou mais cedo, certo?

    na altura o construtor disse-nos que os esgotos estavam intupidos .... mas viemos agora a saber que nem sequer existe rede de esgotos no empreendimento. ou seja toda a água que entra para a garagem seja ela da chuva ou não, ou tudo o que vem das tubagem dos wc, e cozinhas dos apartamentos, entram nos esgotos e vão para onde???? para a terra??? se os esgotos não estão ligados á rede de saneamento, nem escoam para um rio que existe aqui perto, para onde vão as águas e tudo o resto???

    o que poderemos fazer? o construtor abandonou a obra!!!! não me parece que a camâra municipal tenha intere-se em fazer uma vistoria á obra!!!!
    como é possivél a camâra dar licença de habitação a uma obra que não tem saida de esgotos???!!!! o eng. da camâra fechou os olhos durante a construção, certo????

    enquanto habitantes de 2 blocos o que poderemos fazer? não temos condominio, pois somos poucos, e não conseguimos maioria para o constituir????
    precisamos de ajuda, e não sabemos o que fazer!!!!

    aguardo por respostas!

    obrigado! afbafb
  2.  # 2

    Mora há 7 anos num prédio sem administração de condomínio ?
    Que grande rebaldaria! Quem paga as contas (luz, limpezas)?

    É obrigatório haver Administador. Se não chegarem a acordo, o Tribunal nomeia um dos condóminos (por outras palavras: sai mais barato e é mais sensato chegarem a acordo!).

    Leia a lei (propriedade horizontal, que está no Código Civil), para saber como se convoca *legalmente* uma Assembleia Geral de condomínio.

    Para se ter licença de utilização de um prédio (pelo menos na "minha" Câmara) tem de se pagar a ligação à rede de esgotos pública (o CUSTO da ligação e uma TAXA de ligação).
    Onde é que mora?

    Nota: as caixas de esgoto DOMESTICO não têm grades (grelhas?). São é muito bem vedadas por causa dos cheiros.

    Peçam, na Câmara uma cópia do projecto de esgotos e será + fácil de verificar se a ligação à rede pública foi feita ou não.
    • mog
    • 14 maio 2012

     # 3

    Há qualquer coisa de errado: não estará a confundir rede de esgotos com rede de águas pluviais? Os esgotos têm de sair por algum sítio! Quanto às águas pluviais, não encontram nenhuma caixa/saída na garagem?
  3.  # 4

    Seria melhor levantar as tampas existentes e verificar se nestas caixas passam os dejectos oriundos dos tubos existentes aereos pedindo a condominios que fassam descargas continuas e se passa na realidade água.

    Se tal acontecer então existe ligação dos esgotos domésticos o que possivelmente acontece é que não existe ligação de redes pluviais (águas das chuvas) vejam se na via publica que terá que haver obrigatoriamente caixas de recepção (umas tampas metálicas com a designação de saneamento inscrita) se só existir uma tampa e não existir outra com designação pluvial é porque não existe saneamento pluvial.

    O que ao ocorrer existi uma grave responsabilidade da Cámara em aprovar esta habitação com liçença de habitabilidade o que me cheira que houve corrupção da parte da fiscalização da Câmara com o construtor, isto é grave!

    Se tal acontece devem pedir responsabilidades á Càmara!
  4.  # 5

    boas

    antes de mais obrigado pelas respostas! vamos por partes:

    tivemos condominio constituido, mas a empresa que geria o condominio foi à falência e ninguém sabe dos responsáveis. além disso o construtor deve ao condominio mais de 10 mil euros em cotas das frações que ainda estão por habitar. como o construtor desapareceu e abandonou a obra é dificil reaver-mos o dinheiro num futuro próximo.
    neste momento, gerimos o condominio internamente, ou seja existe um responsável, que continua a receber dos proprietário as cotas e que faz os pagamentos mensais das despesas dos 2 blocos habitados. até temos mais de 1500euros em conta, no banco, mas lá está, como a tal empresa que nos geria isto deu falência e ninguem sabe das pessoas, é dinheiro que para já não temos acesso... quando à momeação de um admistrador pelo tribunal, é uma via que entretanto vamos utilizar. mas como devem perceber existem questões mais importantes no momento.

    a questão dos esgotos pelo que percebo é a seguinte (e não sou nenhuma entendida no assunto):
    existe sim, na garagem caixas de esgotos domésticos com grelhas, o problema é que essas caixas de esgotos domésticos supostamente iriam desaguar á rede publica o que não se verifica...
    foi-nos garantido por um dos trabalhadores que participou na construção do empreendimento, que as tubagens que levariam todas as águas para a rede publica ficaram danificados e nem sequer chegam à rede. além disso a haver as descargas iriam ser feitas para um rio que aqui passa atrás do empreendimento.

    a provar esta situação temos a enchente que houve á 4 anos atrás, e um problema de à uns meses atrás. um dos condonimos pôs um cão na garagem, e limitava-se a varrer os dejectos do animal para essas tal caixas de esgotos, o problema é que aquilo foi acomulando porcaria, até acima. além de ir secando, mesmo com água não se conseguia que os dejectos fossem pela canalização.... o mês passado veio uma equipa da camâra municipal fazer a limpeza dessas caixas coma porcaria, e não conseguiram fazer nada... mesmo com jactos de água potentes a canalização continua cheia de dejectos. ora se houvesse saida de águas e afins era de esperar que conseguissem limpar a rede de esgotos na garagem certo????

    ao que parece existe sistema de esgotos na gararem, mas a mesma não tem ligação à rede publica, ou lugar algum. logo achamos que possivelmente devido ás canalizações estarem danificadas, routas as águas estão a ir para a terra, já o resto que entra nas canalizações deve estar a acumular se é que me faço entender.

    sabemos também que este empreendimento nem sequer deveria ter sido construido neste local, existia ou existe qualquer problema que não viabilizava a construção,o que é certo é que aqui esta, e sabemos também que á camâra municipal com esta construção ficou a ganhar um grande parque de estacionamento no centro da vila (que entretanto passará a ser pago), pois este parque de estaciomanto encontra-se mesmo á frente dos pédios.

    sei também que das diversas vezes que me desloquei à camara municipal para tratar de questões relacionadas com o prédio ninguem mostra muita vontade em nos ajudar,é que andamos aqui a navegar e ninguém quer mexer nisto. o mes passado fui inclusivé á camara pedir uma vesturia á obra e deram-me com os pés, até porque existem outras questões da construção que deixammuitas perguntasno ar!

    estamos a pensar em contratar uma empresa independente de vestúrias, para nos fazer o trabalho, e depois se se confirmar estas suspeitas avançar forte e feio...
  5.  # 6

    Cara afbafb

    Voce está com toda a certeza a confundir imensas coisas e conceitos diferentes.
    Quanto a avançar forte e feio, vão com cuidado pois parece-me que ainda se vão aleijar....
    A rede da garagem que tem grelhas NÃO É de certeza a rede de esgotos. Se fosse a rede de esgotos era um cheiro impossivel de suportar.
    Os prédios têm uma rede de águas pluviais (água da chuva) e uma rede de esgotos (águas residuais domésticas = sanitas e similares).
    Os esgotos devem com 99% de certeza estar ligados à rede público ou voces já estavam a nadar em dejetos (perdoe a expressão).

    As redes pluviais (as tais que têm grelhas) é que devem ter algum problema.

    Colocado por: afbafbum dos condonimos pôs um cão na garagem, e limitava-se a varrer os dejectos do animal para essas tal caixas de esgotos, o problema é que aquilo foi acomulando porcaria, até acima. além de ir secando, mesmo com água não se conseguia que os dejectos fossem pela canalização....
    Isto é ilegal e dá direito a multa.

    Colocado por: afbafbsaida de águas e afins era de esperar que conseguissem limpar a rede de esgotos na garagem certo????
    isto é estranho, porque as câmaras municipais, não limpam as redes dos prédios, apenas limpam a rede pública...

    Colocado por: afbafbsabemos também que este empreendimento nem sequer deveria ter sido construido neste local, existia ou existe qualquer problema que não viabilizava a construção
    Isto é daqueles mitos que existem em todos estes casos... é tudo uma negociata porque alguem ouviu dizer não sei o quê, mas na realidade ninguem sabe, nem sabe concretizar. Além disso este tipo de argumento não vos trás vantagem nenhuma.


    sei também que das diversas vezes que me desloquei à camara municipal para tratar de questões relacionadas com o prédio ninguem mostra muita vontade em nos ajudar,é que andamos aqui a navegar e ninguém quer mexer nisto. o mes passado fui inclusivé á camara pedir uma vesturia á obra e deram-me com os pés, até porque existem outras questões da construção que deixammuitas perguntasno ar!
    A camara nem tem nada que ajudar, o prédio é privado, é um problema dos condóminos. Isto é mais um mito, as pessoas acham que as camaras têm responsabilidades em relação aos prédios e habitações privadas, não têm... é problema vosso, salvo se colocar em risco o público em geral.

    com isto quero apenas alertar para uma coisa.
    Quando existem este tipo de problemas, as pessoas têm por habito dirigir-se às camaras, exigindo a resolução dos problemas, convencidos que a câmara é que tem obrigações.
    Em 90% dos casos a câmara não tem nada a ver com o assunto, é entre as pessoas e o construtor. Trata-se de propriedade privada.

    Estas "entradas a pés juntos" em relação às Câmaras costumam originar reações de animosidade que não ajudam a desbloquar os problemas.

    Procure verificar as verdadeiras causas do problema, se são esgotos ou rede pluvial, se o problema é na parte publica ou privada. Estas duas questões são FUNDAMENTAIS, antes de tentar resolver sejam o que fôr.

    NOTA FINAL: As câmaras não são santinhas, nem eu as defendo, mas as pessoas têm uma ideia muito errada dos seus deveres e obrigações.
    Concordam com este comentário: j cardoso, zedasilva, mog
  6.  # 7

    Boas :)

    bem, como já expliquei não sou nenhuma entendida no assunto! na garagem embora esta seja enorme cheira a porcaria! porcaria essa que se deve aos dejectos do animal que lá esteve mais de 6 meses...

    a camâra veio limpar, porque nós fomos a uma assembleia camarâria denunciar a situação do cão, e foi-nos prometido pela mesma a limpeza do local...
    enfim, apesar das vossas explicações excelentes, continuamos a estranhar o facto de um ex-empregado da construtora jurar a pés juntos que não existe ligação á rede publica, será concerteza uma situação que teremos de averiguar, e como nem eu, nem nenhum dos meus vizinhos percebemos muito disto convém arranjar-mos alguém que esteja dentro do assunto! talvéz um canalizador...

    quando falo na má fé da camâra quero dizer que sentimos que se estão nas tintas... mas o problema prende-se com o facto do construtor ter desparecido do mapa... logo parte da obra continua por acabar e existem perigos na mesma... fossos de elevadores mesmo á mão de uma criança lá cair, entre outras coisas... não seremos nós moradores concerteza que irimos providenciar que os mesmos fossos sejam tapados, certo????
    enfim, isto é um poço sem fundo, que a cada dia parece ganhar mais e mais problemas...

    de qualquer maneira obrigado pelaajuda, e assim que sober ao certo o que se passa aqui, virei cá então esclarecer esta situação!

    :)
  7.  # 8

    Colocado por: afbafb logo parte da obra continua por acabar e existem perigos na mesma... fossos de elevadores mesmo á mão de uma criança lá cair, entre outras coisas... não seremos nós moradores concerteza que irimos providenciar que os mesmos fossos sejam tapados, certo????

    ERRADO!
    Errado não, ERRADÍSSIMO.

    Os proprietários do prédio são (civilmente) responsáveis pelos danos que esse tipo de perigos possam provocar.

    Estão à espera de quê para começarem a agir como pessoas crescidinhas (isto é, RESPONSÁVEIS)?
    Que aconteça uma desgraça ?
  8.  # 9

    caro luis.k.w

    responsáveis!!!! é claro que somos pessoas responsáveis... se não o fossemos nem nos davamos ao trabalho de tentar resolver estas questões que nos aparecem!
  9.  # 10

    Colocado por: afbafbresponsáveis!!!! é claro que somos pessoas responsáveis... se não o fossemos nem nos davamos ao trabalho de tentar resolver estas questões que nos aparecem!
    Cara afbabf,

    1. Peço desculpa pelo tom utilizado, mas... você tinha acabado de escrever que «não seremos nós moradores concerteza que irimos providenciar que os mesmos fossos sejam tapados, certo????» mostrando um total desconhecimento das OBRIGAÇÕES dos proprietários.
    No mínimo, uma das coisas que já deviam ter providenciado era ter um seguro de responsabilidade civil! Mas numa situação de negligência (quase criminosa) como essa, não creio que haja seguro que vos valha.

    Vamos recomeçar:

    2. Já fez o que lhe recomendei ? "Leia a lei (propriedade horizontal, que está no Código Civil)".
    Aposto que nem se preocupou.
    Está aqui e são apenas 10 páginas.
    2.1 ELEJAM uma Administração;
    2.2 Contactem um Advogado;
    2.3 Metam um processo ao construtor por conta da dívida ao condomínio. O Advogado que escolha um desses Agentes de Execução exímios em encontrar contas bancárias e bens móveis e imóveis penhoráveis. Se forem a tempo penhorem-lhe andares que estejam por vender.

    3. Ainda não me respondeu: ONDE É esse conjunto de prédios ?

    4. Já foi à Câmara pedir uma cópia do projecto de esgotos ? É que, sem isso, não vale a pena pedir a opinião a um técnico.
    Ok... Nós somos quase super-homens, mas ainda não temos visão de raio-X, sabe ?

    5. JÁ PERCEBEU que os esgotos com grades NÃO PODEM ser os esgotos de saneamento ?

    6. Leia DE NOVO as sábias palavras do PBarata.
    Quando ele se refere à «ideia muito errada dos seus deveres e obrigações», refere-se às pessoas COMO VOCÊ!

    E deixe(m) de estar à espera que venha uma entidade exterior (a Câmara Municipal, o Espírito Santo, ou outra) resolver os vossos problemas!
    Boa sorte.
 
0.0161 seg. NEW