Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

o Led não resolve tudo, embora esteja mais evoluido que no tempo da minha formação como designer
  2.  # 22

Colocado por: ccdesignrespiradores nos tetos ligados á rua, aplicando um tecto falso, isto faz-se em casas de banho.

colocaria este tipo de ventilação nos qaurtos e wc! pode-me fornecer exemplos ou forma de elaborar isso?

obrigado!
  3.  # 23

Por cima do pladur, fazer uma canalização de ar, de modo que os quartos respirassem melhor, com uma grelha na rua. com tubo em inox, ou outro material
    Estas pessoas agradeceram este comentário: velosa
  4.  # 24

ccdesign

com todo o respeito mas deixe-me dizer-lhe que numa primeira analise deve sempre analizar estas questões á luz da legislação e tudo deve partir dai, ou seja
    é possivel em termos de regulamentos camarários?
    é possivel em termos de RGEU?
    é possivel tendo em conta questões da envolvente,( acessos, exposição solar, sistema construtivo, afastamentos, etc...) que não conhecemos muito bem para alem de algumas indicações da velosa?
    depois isto é como tudo, em termos formais e funcionais é sempre possivel fazer algo e cumprindo com todas as condicionantes, mas lá está é preciso conhece-las e depois ter os conhecimentos adequados para dar a volta ás mesmas.
    mais uma vez com todo o respeito admiro a sua vontade em ser prestável aqui e noutros topicos mas aconselho um pouco de cuidado pois parece-me que a sua formação não será arquitectura especificamente e poderá por desconhecimento da regulamentação e normas aplicáveis, incorrer em sentidos errados, repare que não é possivel licenciar quartos sem janelas ainda que se faça iluminação zenital.
    Concordam com este comentário: C.arq, trabalharmuitobem
  5.  # 25

Não a minha formação é Design de Interiores.
    Coloquei as questões que entendi ser pertinentes, como qualquer bom designer, gosta de estar a par dos probolemas e resolver com as melhores soluções.
    são questões que no local se resolve melhor, desconheço o regulamento, tenho ele em minha posse, se aparecer uma situação destas, claro que o consulto, pois o comprei para isso.
    sei que também há umas soluções da velux interessantes

Cumprimentos
    Carlos Cristina
  6.  # 26

não me parece que basta comprar o regulamento, até porque hoje em dia na net está quase tudo, é preciso saber interpretá-los e lidar com eles.
    penso, mais uma vez que como designer de interiores, terá que saber intervir no espaço mas sempre numa perspectiva de não cair em alterações sujeitas a licenciamento. e repare que hoje em dia no interior das habitações a lei permite fazer muita coisa sem licenciamento mas imagine uma situação em que poderá ocorrer a venda ou transmissão dessa habitação, é logo um possivel imbroglio para resolver.
  7.  # 27

Primeiro, porque não temos uma ordem que nos defenda, mas tenho uma associação que ha meses meti os papeis para estar inscrito e ainda hoje nem uma resposta.
    Segundo porque vivemos no pais dos papeis, para tudo e para nada.
    Terceiro. O designer tem dificuldades em estar em Portugal enquanto a sociedade não mudar e o estado nada fizer. como é possivel Sr Marco o estado que gasta milhões em publicidade interiores. temos cursos reconhecidos e no entanto não temos CAE
    Engraçado não é?
  8.  # 28

publicidade, interiores lapso de pontuação
  9.  # 29

caro design
    Permita-me uma correcção se a memória não me falha o CAE para Actividades de design é o 74200.
    Em portugal tem hoje duas associações que podem defender os seu direitos. A AND e a APD
    O problema da actividade de design em portugal é um problema estrutural idêntico ao que até á pouco tempo viviam os arquitectos, quase a totalidade dos trabalhos são feitos por pessoas sem qualquer tipo de formação na área. Urge uma tomada de posição por parte dos profissionais desta área no sentido de começar a defender os seus direitos. Na minha modesta opinião terá por começar por uma atitude mais interventiva dos profissionais que efectivamente estão a ser prejudicados com esta situação. Os cargos directivos das associações não podem continuar a ser assumidos por pessoas que tem como actividade profissional o ensino e a quem esta realidade não afecta e que muitas vezes apenas lá estão para defender os seu interesses próprios e não os interesses de uma classe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccdesign
  10.  # 30

Bom dia Sr. Zé da Silva
    sim há, já enviei os impressos para a AND, e um dos objectivos dela, segundo consta no seu site. é pressionar o poder político para a obtenção do seu CAE.
    Se assim o é agradeço a informação e o reparo.
    Sr. Zé, falta as dusa associações se juntarem e formar uma ordem, que tanto nos faz falta, organizada e que lute por nossos direitos
  11.  # 31

ccdesign
    A APD e a AND assinaram já um protocolo de cooperação para constituir a Ordem dos Designers.
    A ideia era que isso fosse possível ainda este ano. Aqui que ninguém nos ouve não tenho muita fé nisso, até porque isso poderia ser lesivo para alguns interesses já instalados nomeadamente na classe dos arquitectos.
    A titulo de exemplo numa das 1ª versões da revisão do 73/73 estava previsto que os designers pudessem intervir como autores de alguns projectos. Embora possa parecer estranho eu fui um dos críticos a essa possibilidade. Como se veio a verificar os lobis entraram em acção e hoje temos a bela "%/&&$ que foi essa revisão
    Concordam com este comentário: ccdesign
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccdesign
  12.  # 32

Sr Zé, então os arquitectos querem meter naquilo que é nosso trabalho
  13.  # 33

se a Ordem dos designers for para a frente, ai sim integrarei essa ordem, sei que integrando uma das associações podemos fazer algumas intervenções e ir resolver algumas questões ás câmaras.
    Para os arquitectos, os principios de ser um designer com ligações AND

1.Fortalecer a única associação empenhada na regulamentação legal da profissão junto dos orgãos do estado para introdução da categoria profissional de designer na CNP - Classificação Nacional das Profissões, bem como a obtenção do CAE - Código de Actividade Económica;
    2.Usufruir de uma Cédula Profissional de Designer, que permite provar as suas habilitações enquanto profissional e assegurar o código de ética e deontologia profissional;
    3.Ser representado exclusivamente por Designers que conhecem os problemas inerentes à profissão, que trabalham unicamente pelo interesse da classe e da sociedade em geral;
    4.Gozar dos benefícios, vantagens económicas e formativas junto de estabelecimentos de ensino, empresas, actividades da AND e outras parcerias;
    5.Beneficiar de um serviço de registo da autoria de trabalhos profissionais;
    6. Ter acesso privilegiado às tabelas remuneratórias e de honorários para designers, bem como outras informações;
    7. Obter certidões para apresentação de projectos de licenciamento nas Câmaras Municipais (Dec. Lei 555/99, art.º 10.º);
    8. Dependendo das necessidades a AND indica às empresas os profissionais associados, que por especialização e região lhes podem prestar serviços de design;
    9. A AND está a interceder junto das autarquias para que os designers sejam os únicos profissionais habilitados a assinar os projectos de design do município;
    10. Beneficiar de consultoria jurídica gratuita, pessoalmente, por telefone ou por email.
  14.  # 34

ccdesign

só por curiosidade, qual foi o programa curricular que teve no seu curso sobre arquitectura??
  15.  # 35

Ò homem você vive em que mundo?
    Um arquitecto só não faz intervenções cirúrgicas porque aquilo suja a roupa.
  16.  # 36

ccdesign
    Não se iluda porque a exitência ou não de uma ordem não é sinonimo de mais trabalho. Para isso é preciso que essa ordem tenha peso para combater alguns dos lobis instalados e por consequência conseguir que seja revista uma série de leis.
  17.  # 37

Mas essa ordem tem de vir para nos defender.
    Temos a Brandia e a Euro Rscg. o estado gasta milhões com essas agencias, mas esquece de reconhecer o trabalho delas

Tivemos cadeiras de projecto design de interiores, leccionadas até por arquitectos.
    Os arquitectos confundem muito o designer, pensam que é o individuo que nem logotipos sabe fazer. não falo de todos os arquitectos.

Ir para: navegação, pesquisa

Exemplo de design de interior, um pilar e seu ornamentado detalhamento.
    O design de interiores, é uma técnica cenográfica, visual e de composição e decoração de ambientes internos (cômodos, casas, residências, escritórios, palácios etc.).

Consiste na arte e prática de planejar e arranjar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente estabelecendo relações estéticas e funcionais que dependam do fim a que este se destina.

Bacharel Título concedido após quatro anos de curso em IES. Tecnólogo é o título dado ao profissional que fez um Curso Superior de Graduação Tecnológica em IES (Instituição de Ensino Superior). Esse título é usado exclusivamente à esse profissional e é Diplomado. Exemplo: Tecnólogo em Design de Interiores.(dois à três anos)

Esse profissional por sua vez pode seguir nos estudos fazendo cursos de Pós - graduação Latu senso (especialização); MBA (especialização) e Strictu Senso (mestrado).

Técnico é o título dado ao profissional que terminou o Ensino Médio Técnico. Esse título é usado exclusivamente à esse profissional que ao contrário do tecnólogo que é Diplomado, é Certificado. Para esse profissional receber o título de tecnólogo terá fazer um curso superior de graduação tecnológica em alguma IES.

É a arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade com que se adiquira seu proprio gosto e interesse com que se tem no local ou ambiente. O profissional harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente. Administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de marceneiros, pintores e eletricistas. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em locais públicos. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, mas pode atuar também como funcionário de empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis.

[editar] Educação

Os cursos de design de interiores levam cerca de 18 meses à 04 anos para sua finalização.

[editar] Mercado de Trabalho

O profissional desta área pode ganhar diferentes valores por seu trabalho. A sua formação e competência define este quesito, geralmente, se formado, seu salário é de 2.200,00.
  18.  # 38

Colocado por: ccdesignSr Zé, então os arquitectos querem meter naquilo que é nosso trabalho

Colocado por: ccdesign
    Sr Vitor, em vez do pladur, pode colocar o gesso cartonado, tem melhor isolamento acustico, menos agrssivo para o ambiente, é colocado através de perfis.
    Ou é você que se quer meter naquilo que não percebe!!!
    Concordam com este comentário: marco1
  19.  # 39

ccdesign
    Tirou o seu curso onde?
  20.  # 40

IADE

0.0225 seg. NEW