Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

No IADE o curso é genérico certo?
    Ou seja é uma licenciatura em design sem pender para qualquer das vertentes ( moda, interiores, gráfico ou industrial)
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  2.  # 42

Viva, ena meter naquilo que não percebo, sim sr. se o senhor o diz eu concordo. talvez ande a procurar as informações erradas.
    Já que trabalha muito bem. procure informação e corrija quem está errado, antes que lhe passe o rotulo de ignorante
  3.  # 43

Concordo, é assim desde o protocolo de Bolonha, ficamos com uma licenciatura geral com mestrado incorporado. Claro o mestrado para mim so tem valor caso siga uma carreira académica.
    Se um dia optar por um mestrado, esse será em light design
  4.  # 44

Caro (colega) ccdesign
    Tenha calma não faça entradas as pés juntos que isso só o penaliza a si.
  5.  # 45

Com essa atitude o ccdesign não vai longe. É notória a sua falta de conhecimentos bem como a confusão entre design e arquitectura. Pior que isso é a sua atitude: toma tudo o que lhe dizem como um "ataque" sem analisar o que é dito.
    Concordam com este comentário: C.arq, minhodesign, trabalharmuitobem
  6.  # 46

ccdesign

não querendo entrar muito em controversias, mas olhe eu na minha formação de arquitecto comecei por no "liceu" ter cadeiras de design e depois na faculdade várias outras incluindo historia e teoria do design.
    digamos que não me sinto com conhecimentos suficientes para desenvolver design de comunicação, industrial, e outros e portanto não o faço.
    só muito recentemente ( meio século no máximo) é que o design se foi assumindo como disciplina autonoma das chamadas belas artes ( termo utilizado á altura) arquitectura, pintura, escultura.
  7.  # 47

o design começou a ser desenvolvido com a revolução industrial, claro nasceu da arquitectura, grandes arquitectos o desenvolveram. Henry Van de Velde, Peter Bherens a Deutcher Werkbund, Mies Van Der Rohe, começaram eles a ser os grandes autonomizadores do Design. sim concordo que o Design tenha sido totalmente autonomo a partir da Década de 60. com o surgimento da pop art, penso que seja a escola de ULM seja nos anos 60. por isso é uma disciplina em constante modulação, e com muito para desenvolver.
  8.  # 48

Wassily kandinsky também deu aulas a potenciais designers, na bauhaus. que ja possuia um curriculum interessante no inicio do século XX, já o Marcel duschamp fazia urinois voltados ao contrário o conceito "ready made"
  9.  # 49

Colocado por: velosaBoa tarde,

Outrora coloquei neste forum a possibilidade de remodelar uma casa antiga dos meus avós.

Neste momento considero (e por causa de uma questão orçamental), remodelar a garagem de casa dos meus pais. O problema e sobre o qual não gost é que apenas uma parede pode ter janelas!

Contudo a garagem tem 10 metros de comprimento por 6,50 de largura... Acham que consigo fazer uma cozinha-sala de jantar + 2 quartos?

Estava a pensar colocar os quartos nas paredes sem janelas (visto que são para dormir).

Aproveitava a janela para a cozinha ou sala... que me dizem?

E a garagem???
  10.  # 50

como as informações da velosa eram um pouco vagas e insuficientes, penso que não há muito mais a dizer, digo eu.
  11.  # 51

Sernados que estão os animos, aqui ninguém que matar ninguém.
    Não levo a mal as criticas de ninguém, nem todos são perfeitos, nem todos percebem de tudo
    Como disse um professor. "Quando não sei vou saber, para depois responder" procuro dar as melhores opiniões e melhorar com outras que hajam. porque até morrer todos estamos aprender.
    Está incorrecto e por isso me insurjo, e levo sim a mal. é dizer que não percebo bla bla bla. como disse não sou perfeito, nem sei de tudo. tento dar as opiniões com muita ou pouca informação que dou.
    quando algo que digo acharem errado, penso que não é a dizer que não percebes nada que se resolve. Aceito, que contraponham com informação adicional aquilo que opino, quando discordo digo porque.
    Quando estamos contra algo e pensamos outras soluções, temos de as expor.
    estamos contra só porque nos apetece. pois ai acho que não é postura de ninguém, tipico tuga. gosto de aprender, gosto de saber quando estou errado, mas para isso temos de procurar onde está as soluções.
    até coloco os locais onde vou busca as informações. tento contribuir da melhor maneira.

Cumprimentos
    Carlos Cristina
  12.  # 52

ccdesign, faça um favor a si mesmo: refreie a sua vontade de responder a tudo, dê opiniões apenas quando tiver a certeza do que está a dizer. Lembre-se que há por aqui entendidos em todas as áreas e nenhum erro passa despercebido. Como exemplo, a solução que apresentou para resolver a questão do velosa enferma de vários problemas dos quais o ccdesign sequer suspeitava. A ventilação que se propunha fazer é de bradar aos céus - e não acredito que no seu curso tenham aprendido a lidar com os problemas de salubridade e ventilação.
  13.  # 53

Se tiver conhecimentos, diga onde eles estão, sites, livros. soluções. não tenho probelma em ir buscar isso
  14.  # 54

Caro colega
    No minimo saber de fio a pavio e na ponta da lingua
    REGEU
    308 regulamentos municipais
    Lei 31/2009
    DL 26/2010
    Portaria 231/2008
    Portaria 1379/2009
    DL 272/2003
    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ccdesign
  15.  # 55

Obrigado colega Zé da Silva, vou consultar o RGEU
  16.  # 56

Atenção que o REGEU é uma legislação genérica, muito embora ainda em vigor em certos aspectos está completamente ultrapassada.
  17.  # 57

por exemplo, o DL 163 /2006 em certos aspectos sobrepoe-se ao RGEU.
    Concordam com este comentário: zedasilva, C.arq, trabalharmuitobem
  18.  # 58

Gostei da sua ajuda, das suas informações, Obrigado
  19.  # 59

Colocado por: ccdesignGostei da sua ajuda, das suas informações, Obrigado

Não tem que agradecer. Estamos cá para ajudar e tb para aprender
    Concordam com este comentário: ccdesign
  20.  # 60

Deiam-me opiniões sobre este desenho que elaborei...

Erros ou conselhos para melhorar a habitabilidade da futura casa...
      GARAGEM1.jpg

0.0253 seg. NEW