Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Outrora coloquei neste forum a possibilidade de remodelar uma casa antiga dos meus avós.

Neste momento considero (e por causa de uma questão orçamental), remodelar a garagem de casa dos meus pais. O problema e sobre o qual não gost é que apenas uma parede pode ter janelas!

Contudo a garagem tem 10 metros de comprimento por 6,50 de largura... Acham que consigo fazer uma cozinha-sala de jantar + 2 quartos?

Estava a pensar colocar os quartos nas paredes sem janelas (visto que são para dormir).

Aproveitava a janela para a cozinha ou sala... que me dizem?
  2.  # 2

Boa Tarde Srª Velosa como está? sim os quartos concordo que não necessitem de janelas.
    Propunha um espaço amplo, isto permitiria aproveitar o melhor da luz natural para as duas divisões.
    Com 65 m2 sim dá para fazer umas boas divisões, e o wc?
  3.  # 3

Cara Srª Velosa,

Não tendo mais informações sobre o caso, talvez se consiga aproveitar a tal frente com possíveis aberturas para os espaços sociais da habitação (cozinha e sala), e possivelmente considerar a utilização de janelas tipo Velux na cobertura para os quartos ou outro tipo de abertura para ventilação/iluminação na cobertura.
    Sendo divisões habitáveis será sempre uma mais-valia poder ventilar e ter iluminação natural nos quartos.

Cumprimentos, Tiago.
    Concordam com este comentário: ccdesign
  4.  # 4

Concordo com o Sr. Tiago, mas a garagem tem telhado? ou a cobertura é placa?
    se for telhado sim, vale a pena pensar numa velux

Cumprimentos
    Carlos Cristina
  5.  # 5

eu acho que visto que vai ter poucas janelas poderia fazer um espaco amplo, so punha paredes para o WC. ficaria tipo um T0, assim aproveitava a luz natural. ok os quartos não precisam de janelas, mas a transpiração durante a noite é inevitavel, depois poderá sofrer as consequencias de a casa ter sempre blor... isto é a minha opiniao...

:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: velosa
  6.  # 6

sim os quartos concordo que não necessitem de janelas.

Acha mesmo? E a ventilação dos quartos? Questões de salubridade, nada?
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  7.  # 7

então que propõe nesta ocasião? Sr. J. Cardoso
    se a Senhora não pode abrir mais Janelas, prefere uma cozinha onde passa tubos de gáz longe do oxigénio?
    não viu que concordei com a Solução do Sr Tiago?
    não leu que perguntei se a garagem tem telhado ou tem cobertura em betão?
  8.  # 8

A proposta da D. Tânia também parece ser boa ajuda
  9.  # 9

então que propõe nesta ocasião? Sr. J. Cardoso

Que diga o que deve ser dito: nessa área e com essa configuração não é possível o que velosa pretende:

cozinha-sala de jantar + 2 quartos?
    Concordam com este comentário: Italiano
  10.  # 10

bem... desde já agrdeço a todos os que contribuiram até agora! já me estão a dar boass ideias!

é o seguinte,

o smeus pais têm a garagem para dois carros... ao lado temos uma segunda garagem enterrada de dois lados. para a rua tem apenas um lado. o outro fica para a garagem! por cima é a casa dos meus pais (garagem coberta por placa!)

talvez pelas informações que me deram seria boa ideia aproveitar e fazer uma janela grande para a cozinha+sala e colocar uma janela num quarto (entrada de ar) nem que seja para a garagem onde ficam os carros!

ps: a garagem onde ficam os carros também está enterrada, apenas para a frente está descoberta!

obrigados a todos!
  11.  # 11

. Com 65 m2 sim dá para fazer umas boas divisões, e o wc?

boas divisões = 2 quartos? 65 mts2, no japão há microcasas com 7m2 tudo la dentro, e agora?
  12.  # 12

pois e verdade ela pretendia 2 quartos... se a garagem não tiver placa não ha problema em fazer divisoes, pois há sempre a possibilidade de por as janelas no tecto ( não sei o nome dessas janelas) lol, mas se tiver placa, não aconselho mesmo pois pois mais que tente vai ter sempre humidade, porque essa divisão " não respira". se fosse o meu caso eu fazia Tipo t0, apostava mais na decoração, do tipo a dividir o quarto da sala apostaria, por exemplo em biombos, pah não sei mesmo mas fazer divisoes onde não ha janelas não e boa solucão..
    Vou dar um exemplo, na casa dos meus pais o Wc é interna, está sempre uma desgraça, tb tem a ver vom o vapor do banho mas pronto, não deixa de ser interno, não tem respiração torna-se humido e frio...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: velosa
  13.  # 13

no japão há microcasas com 7m2 tudo la dentro, e agora?

No cemitério cabe gente em espaços mais acanhados, mas não se pode dizer que tenham muitas comodidades. Não me parece que seja esse o desejo de velosa.
    Mas se tem assim tanta certeza, em vez de mandar palpites porque não desenha aí a sua ideia? Tenho imensa curiosidade relativamente à forma como pretende solucionar o problema ...
  14.  # 14

D. Tânia, se tiver placa, se ela estiver bem isolada, e com uma betonilha com inclinação de 2%, o que chama humidade é condesação devido às tempreraturas.
    Claro D. Velosa tem de escolher bem as lampadas para sua casa, se produzirem baixa temperatura em kelvin " salvo erro" tornará a sua casa muito quente. se estiver em erro corrijam-me
    há várias soluções, Pode ser em tipologia T0, Escolha dos materiais, a sua cromática.
    Qual o pé direito da Garagem?
  15.  # 15

Portanto, esquemas .... nada? É pena.

se produzirem baixa temperatura em kelvin " salvo erro" tornará a sua casa muito quente. se estiver em erro corrijam-me

Acho que nem vale a pena.
    Concordam com este comentário: trabalharmuitobem
  16.  # 16

Sr J Cardoso, com todo o respeito, sim faço um desenho, tenho todo o gosto se for o caso ir ao local ver. pois há um topico de microcasas netes forum, nele está alguns exemplos bem conseguidos de microcasas, muito bem resolvidos.
    O Sr Tiago deixou opinião, eu deixei alguma opinião, para si é como se não deixasse. a D. Tânia deixou a dela. O Sr. parece que veio para me deitar abaixo? aconselho-o apresentar uma solução consoante a sua opinião e deixar de guerras sff. todos tentamos dar a opinião e não dar ma imagem
    Concordam com este comentário: Tania Bras
  17.  # 17

pé direito de 2,50 a 3 metros...

expliquem-me melhor essa historia das lampadas...

obrigados a todos
  18.  # 18

Nas lâmpadas esta temperatura de cor é medida em graus Kelvin (K) e quanto maior for o número, mais fria é a cor da lâmpada. Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2700K tem tonalidade quente, uma de 7000K tem tonalidade muito fria. O ideal em uma residência é variar entre 2700K e 5000K.

Em sua casa, as áreas sociais e dormitórios, devem ter o tom mais quente ou neutro chamando ao relaxamento e ao aconchego. Já as áreas de serviços, cozinhas, banheiros, home-office e salas de estudos devem ter tom neutro ou frio, induzindo maior atividade.

Hoje estão disponíveis no mercado lâmpadas fluorescentes com uma nova tecnologia, que permite apresentar várias temperaturas de cor. Antes elas só existiam em tom frios e, como estas lâmpadas emitem menos calor, são erroneamente chamadas de lâmpadas frias. Atualmente já são usadas na casa inteira e com grande efeito decorativo. As fluorescentes compactas estão disponíveis em temperatura de cor fria (6.500K) e também em cor quente (2.700K), semelhante às lâmpadas incandescentes.

Deixa de ser salvo erro, para ser uma certeza. não me lembrava e fui lembrar-me. o ideal até seria no interior as lampadas terem entre 5000 a 6500 kelvin
  19.  # 19

entao e ja li numa outra discussão que as lampadas led's apesar de caras são muito rentáveis... neste apectos dos frios e quentes devo considerar os led's?

muito obrigado pela ajuda :)
  20.  # 20

D. Velosa, acerca das lâmpadas, quanto mais alta a temperatura em kelvin a tonalidade desta pelo que leio por ex uma lampada com temperatura de 6000 kelvins adquire uma tonalidade branca, torando o espaço mais frio, uma lampada com baixa temperatura que os 5000 kelvin. pode tornar o espaço quente e pesado com tonalidades de vermelho, cor quente.
    com um Pé direito de 3m, ou 2,50 resolve-se a historia dos quartos, pois pode,se colocar uns respiradores nos tetos ligados á rua, aplicando um tecto falso, isto faz-se em casas de banho.
    Concordam com este comentário: velosa

0.0192 seg. NEW