Iniciar sessão ou registar-se
    • HARC
    • 16 maio 2012 editado

# 1

Viva!

Acho que já vi por aqui tópicos sobre este meu assunto... mas, de momento, não os encontro...

Gostava que me identificassem os vidros da etiqueta em anexo.

E, que me dissessem qual a melhor aplicação; com borrachas/vedantes dos 2 lados do vidro ou só com borracha/vedante por dentro e silicone por fora?

Obrigado!

HARC
  1.  # 2

Boas, parece-me que é o planistar da climalit., um vidro com controlo solar. Quanto à questão dos vedantes, aconselharam-me a colocar o vedante no interior e silicone pelo exterior.

Pelas referencias que tiro da etiqueta do vidro desconfio que seja meu conterrâneo (Barcelos), estou enganado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HARC
  2.  # 3

silicone pelo exterior está errado!
    Os vidros devem estar separados dos caixilhos!
  3.  # 4

Colocado por: Jorge Rochasilicone pelo exterior está errado!
    Os vidros devem estar separados dos caixilhos!

E como se faz?
  4.  # 5

Colocado por: Rui A. B.

E como se faz?

Com os respectivos vedantes. Qual a justificação que lhe deram para fazer a vedação exterior com silicone?
  5.  # 6

Colocado por: zedasilva

Com os respectivos vedantes. Qual a justificação que lhe deram para fazer a vedação exterior com silicone?

Foi a inexistência de estanquicidade nos cantos. Como garantem a impermeabilização de uma esquadria a usar vedantes encostados nos cantos? Como vedam essa zona em que os vedantes são cortados?
  6.  # 7

São cortados mas de forma a ficarem sobrepostos garantindo uma perfeita vedação.
    Mas já cá chegaram os homens dos vidros para melhor o elucidar, se possível com umas fotos.
  7.  # 8

Colocado por: zedasilvaSão cortados mas de forma a ficarem sobrepostos garantindo uma perfeita vedação.
    Mas já cá chegaram os homens dos vidros para melhor o elucidar, se possível com umas fotos.

Não duvido... mas confesso que a mim convenceram-me a usar silicone pelo exterior. A vidraria é das que tem melhor reputação no concelho e a serralharia que aplicou o alumínio aconselhou precisamente o mesmo.
  8.  # 9

Eu tb sou o gajo com melhor reputação lá da minha rua e é o que se vê :)))
    Aguardemos pelos homens dos vidros.
  9.  # 10

Bom dia!

Rui A.B.
    Obrigado pelo seu contributo neste tópico!
    Também a mim me aconselharam a colocar o vedante só pelo interior e silicone pelo exterior; questões de mais durabilidade, fixação do vidro para evitar que se solte com o envelhecimento das borrachas e fique "descantilhado" na caixilharia (no caso desta mexer com o tempo; dilatações...)... enfim, como dono de obra e leigo no assunto... bombardeado de tanta informação e técnicas diferentes... acabei por aceitar este metodo... Ainda por cima, pelo que pesquisei, nesta zona, todos os aplicadores utilizam este metodo! E, as justificações são praticamente as mesmas...
    Ah! E, não sou de Barcelos... mas somos vizinhos... ;-)

Colocaram-me vidros iguais em todos os vãos!?!..

Qual é a equivalencia/relação com:
    "Envidraçados verticais (V2, V3, V4, V7, V8 e V9):
     Todos os vãos exteriores serão guarnecidos por caixilharia de aluminio com corte térmico
    e caixilho sem quadrícula, revestidos a vidro duplo incolor de 6+16+5mm. Possuem classe da
    permeabilidade ao ar da caixilharia (de acordo com a EN 12207)=classe 3. Têm diferentes
    sistema de abertura.
     Os envidraçados terão protecção que será estabelecida da seguinte forma:
    Protecção interior:
    -cortinas interiores muito transparentes de cor clara.
    Protecção exterior:
    - persianas exteriores de réguas metálicas de cor clara.
    · U = 2.50 W/m2ºC
    · Vidro Duplo incolor (6+5mm) : g^=0.75
    · Vidro Duplo com protecção activa a 100% : g^100%=0.04< g^máx=0,56 OK!
    · Inverno: Vidro duplo+cortinas muito transparentes: g^=0.63
    · Verão: Vidro Duplo com protecção activa a 70% : g^=0.30x0.75+0.70x0.04=0.253

Envidraçados verticais (V1, V5, V6, V10, V11, V12, V13, V14):
     Todos os vãos exteriores indicados serão guarnecidos por caixilharia de aluminio e caixilho
    sem quadrícula, revestidos a vidro duplo incolor do tipo “CLIMAPLUS 4S” da “Saint Gobain
    Glass” e deverão ser compostos de um vidro exterior “SGG PLANISTAR” de 6mm de
    espessura, de uma câmara de 16mm de ar, de uma dupla selagem de estanquicidade e de
    um vidro interior “SGG PLANILUX” de 6mm de espessura. Classe da permeabilidade ao ar da
    caixilharia (de acordo com a EN 12207)=classe 3. Têm diferentes sistema de abertura.
     Os envidraçados não terão protecção solar
    · U = 1.40 W/m2ºC (fornecido pelo fabricante)
    · Vidro Duplo incolor (6+6mm) : g^=0.41 (fornecido pelo fabricante) < g^máx=0,56
    · Inverno: Vidro duplo: g^=0.41
    · Verão: Vidro duplo: g^=0.41"
    • HARC
    • 17 maio 2012 editado

# 11

a descrição acima, é a que consta no projeto de termica... será que fico mesmo bem/melhor servido com os envidraçados aplicados (conforme etiqueta já acima colocada em anexo)?
  10.  # 12

Colocado por: HARCBom dia!

Rui A.B.
    Obrigado pelo seu contributo neste tópico!
    Também a mim me aconselharam a colocar o vedante só pelo interior e silicone pelo exterior; questões de mais durabilidade, fixação do vidro para evitar que se solte com o envelhecimento das borrachas e fique "descantilhado" na caixilharia (no caso desta mexer com o tempo; dilatações...)... enfim, como dono de obra e leigo no assunto... bombardeado de tanta informação e técnicas diferentes... acabei por aceitar este metodo... Ainda por cima, pelo que pesquisei, nesta zona, todos os aplicadores utilizam este metodo! E, as justificações são praticamente as mesmas...
    Ah! E, não sou de Barcelos... mas somos vizinhos... ;-)

Colocaram-me vidros iguais em todos os vãos!?!..

Qual é a equivalencia/relação com:
    "Envidraçados verticais (V2, V3, V4, V7, V8 e V9):
     Todos os vãos exteriores serão guarnecidos por caixilharia de aluminio com corte térmico
    e caixilho sem quadrícula, revestidos a vidro duplo incolor de 6+16+5mm. Possuem classe da
    permeabilidade ao ar da caixilharia (de acordo com a EN 12207)=classe 3. Têm diferentes
    sistema de abertura.
     Os envidraçados terão protecção que será estabelecida da seguinte forma:
    Protecção interior:
    -cortinas interiores muito transparentes de cor clara.
    Protecção exterior:
    - persianas exteriores de réguas metálicas de cor clara.
    · U = 2.50 W/m2ºC
    · Vidro Duplo incolor (6+5mm) : g^=0.75
    · Vidro Duplo com protecção activa a 100% : g^100%=0.04< g^máx=0,56 OK!
    · Inverno: Vidro duplo+cortinas muito transparentes: g^=0.63
    · Verão: Vidro Duplo com protecção activa a 70% : g^=0.30x0.75+0.70x0.04=0.253

Envidraçados verticais (V1, V5, V6, V10, V11, V12, V13, V14):
     Todos os vãos exteriores indicados serão guarnecidos por caixilharia de aluminio e caixilho
    sem quadrícula, revestidos a vidro duplo incolor do tipo “CLIMAPLUS 4S” da “Saint Gobain
    Glass” e deverão ser compostos de um vidro exterior “SGG PLANISTAR” de 6mm de
    espessura, de uma câmara de 16mm de ar, de uma dupla selagem de estanquicidade e de
    um vidro interior “SGG PLANILUX” de 6mm de espessura. Classe da permeabilidade ao ar da
    caixilharia (de acordo com a EN 12207)=classe 3. Têm diferentes sistema de abertura.
     Os envidraçados não terão protecção solar
    · U = 1.40 W/m2ºC (fornecido pelo fabricante)
    · Vidro Duplo incolor (6+6mm) : g^=0.41 (fornecido pelo fabricante) < g^máx=0,56
    · Inverno: Vidro duplo: g^=0.41
    · Verão: Vidro duplo: g^=0.41"

Absolutamente ILEGAL e irresponsável colocar silicone encostando os vidros ao caixilho!
    Se encostar os vidros ao caixilho todos os valores que refere irão parar ao caixote do lixo!
  11.  # 13

Colocado por: Rui A. B.

Não duvido... mas confesso que a mim convenceram-me a usar silicone pelo exterior. A vidraria é das que tem melhor reputação no concelho e a serralharia que aplicou o alumínio aconselhou precisamente o mesmo.

Por cá teria boa reputação entre os sapateiros!(caso encostem os vidros ao caixilho!)
  12.  # 14

Colocado por: Jorge Rocha
    Por cá teria boa reputação entre os sapateiros!(caso encostem os vidros ao caixilho!)

Eu não sei se o vidro foi encostado ou não, sei que levou silicone pelo lado exterior. Como veda as esquadrias com o vedante de borracha?
    • HARC
    • 17 maio 2012 editado

# 15

... mas, ao levar junta de silicone, o vidro não encosta ao aluminio! Pode ficar mais próximo! Mas, ficará concerteza distanciado por ter pelo meio o silicone... ou não!?
    Penso que terá o mesmo efeito que aplicar uma borracha mais fina (não sei o minimo de espessura que poderão ter essas borrachas!?)... só que o silicone agarra-se às duas superficies e assegura a estanquidade!...
  13.  # 16

Pode levar junta de silicone. Não deve é chapar os vidros com silicone.
    Diga ao pessoal que lhe vai fazer isso para calçarem lateralmente o vidro!!!
  14.  # 17

Capela tem conhecimento de que a aplicação de silicone como forma de vedação esteja certificada?
    Pergunto isto porque já tive um serralheiro que me garantiu que sim mas quando lhe pedi a certificação acabou por não a apresentar.
  15.  # 18

Colocado por: zedasilvaCapela tem conhecimento de que a aplicação de silicone como forma de vedação esteja certificada?
    Pergunto isto porque já tive um serralheiro que me garantiu que sim mas quando lhe pedi a certificação acabou por não a apresentar.

Se alguém certificar dessa forma está a aldrabar!...já de si deu cabo dos caixilhos desconferindo-lhes o coeficiente térmico que deveriam ter!
  16.  # 19

Colocado por: zedasilvaCapela tem conhecimento de que a aplicação de silicone como forma de vedação esteja certificada?

Não é a vedação que tem que estar certificada.
    Tem que perguntar ao serralheiro se a serie que vai colocar está certificada para levar mastique.
    Termicamente não perde nada, se garantir que o vidro não encosta ao vidro.
    Todas as series para fachadas VEC são vedadas com silicone:)
    A própria serie pseudo-Vitrocsa da cortizo esta certificada para levar silicone :-)
  17.  # 20

Para garantir que o vidro não encosta na caixilharia deve ter uns calços de afastamento nos 4 lados ou basta em 2?

0.0196 seg. NEW