Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos, venho por este meio solicitar ajuda pois não sei se o que eu quero fazer é exequível.

Moro num 3 andar de um apartamento que tem dois telhados ao nível das janelas nas suas laterais, estes telhados poderiam ser terraços mas infelizmente não o são e pretendia transformar um deles.

Legalmente não sei como fazer, os passos que já realizei foram os seguintes:

1)câmara municipal para verificar as necessidades; pediram-me um projecto;
    2)Fui ao projectista e ele pediu-me uma declaração do arquitecto do prédio conforme poderia realizar a alteração;
    3)O arquitecto alertou-me para o facto do telhado ser considerada propriedade horizontal;

E ai começam as duvidas como posso fazer para passar esta área para o meu apartamento, comprar...Quanto custa uma área desta, como é avaliada? Se pretender compara será pago a cada condomínio uma percentagem?

Pois para começar com o projecto julgo que o ponto de partida é memso aqiosição do telhado, mudar as plantas horizontais na conservatória e claro ter autorização dos condomínios...?

Aguardo pela vossa ajuda!
      DSCI1066.JPG
    • pom
    • 16 maio 2012

# 2

Por baixo do telhado é o q ?
  2.  # 3

boa tarde

a partida tem ai uma situação para ter umas boas chatices caso deseje avançar com isso, senão mesmo impossivel... para facilitar as coisas tem de conseguir aprovação de:

- câmara municipal ( difícil, pois vai alterar a estética do imóvel, assim como pode ter edifícios vizinhos iguais, assim como outros situações)

- arquitecto do projecto original, autorizar a alteração

- assembleia de condóminos ( todos os seus vizinhos tem de autorizar, ter em atenção que mesmo que aceitem vão queres que caso no futuro existam infiltrações, vão lhe imputar a si as responsabilidade

depois se conseguir isto tudo, vai ter de pagar uma nova propriedade horizontal( nada barata) ao edifico em que a tal área passa a ser do seu usufruto, e nunca pode ser dono dela, já que é uma cobertura do piso de baixo

além disto ainda deve ter outras complicações....

resumindo... não se meta nisso.
    Concordam com este comentário: treker666, ntqf, ccdesign
  3.  # 4

com essa fotografia eu diria que seria possível, agora falta ver o que há por baixo e de quem é?

depois ver em termos frontais, alçado, se a alteração altera a fachada do prédio
    ou seja terá de consultar um arquitecto
    mas em termos legais; autorização dos condominos , fazer projecto e esperar aprovação

mas o melhor é ir primeiro perguntar à câmara, e perguntar desde logo se vêem inconveniente.
  4.  # 5

Por baixo do telhado encontra-se um andar (2ºandar Esq).

Para não me meter em confusões com areas pertencentes a propriedade horizontal do edificio será que após:

Obter autorização de todos os condóminos para executar a alteração;
    Obter autorização do arquitecto que projecto o prédio;
    Autorização da câmara para abertura de uma passagem para o futuro terraço;

Após obter todas as autorizações e depois de realização de obras deixar esta área como parte horizontal, portanto parte comum do prédio, atribui-la com uso exclusivo do proprietário do 3º andar numa assembleia?

Ficando registado que qualquer problema de infiltrações estaria a meu encargo?

A foto mostra a vista geral do prédio.[pub][/pub]
      DSCI1061.JPG
    • dato
    • 11 abril 2013

# 6

é mais facil mudar para um apartamento com terraço q fazer o q deseja
  5.  # 7

O telhado em questão fica no local onde se vê a chaminé.
    Quem não conhece o edificio pensa que visto da estrada o 3ºandar (que é unico) tem dois terraços laterais, que na verdade são dois telhados.

0.0126 seg. NEW