Da minha experiencia no terreno, diria que a seguir vem a asus e talvez a LG. A Toshiba falha mais nos portáteis com gráficas amoviveis (é uma mais valia, pois é mais barato mudar a gráfica do que a board - se bem que estas boards sofrem de outros problemas)
Da minha experiencia, acho que é correcto afirmar que quanto mais basica a gráfica, melhor. Para mim, o ideal é um portátil com uma gráfica da INTEL . Não são grande coisa para jogos, mas até são boas para video, e nunca vi nenhuma com problemas de artefactos.
Hoje à tarde fiz uma experiencia com um LG P1 , o qual estava com um problema comum a muitos portáteis LG
quando falham pela gráfica: Divide a imagem em 4 ou 6 mosaicos (se bem que num ecran externo pode não
apresentar mosaicos, apenas artefactos)
Aproveitando o solinho que estava, peguei numa lupa e dei-lhe um calorzinho no chip gráfico . Voila! Funciona !
Agora tenho-o a correr um filme em HD sem dissipador, por forma a aquecer o chip grafico Ja ali esta a bombar há uma hora sem problemas :D
Claro que quem fizer isto deve proceder por sua conta e risco. Estamos a falar de bricolagem, e não de um
serviço rigoroso que dê garantias de fiabilidade prolongada.
Antes do filme HD ainda tentei um software que me recomendaram aqui num forum e que funciona muito bem , chamado Fumark, o qual puxa imento pela gráfica. Puxa tanto que sem dissipador ela até provocou logo o shut down do pc (muitos chips provocam o encerramento do pc quando atingem uma certa temperatura, isto é normal).
Há duas formas de solucionar este problema do chip grafico:
>A mais basica: Aquecer o chip por forma a que os maus contactos desapareçam. Normalmente usa-se uma
tecnica chamada reflow, a qual consistem em aquecer atraves de uma pistola de ar quente (pode correr mal, e
descolar chips que estao nas imediações.... convem usar um papel de prata para tapar tudo e deixar so o
chip a descoberto). Mas ha mais tecnica: Um isqueiro a Gás, uma estação de soldar a infravermelhos (é o melhor) , ou então esta
tecnica que experimentei hoje: Uma lupa num dia de sol! No fundo é seguro, pois não ha o perigo do vento da
pistola de ar quente provocar o deslize de componentes, e o foco de luz é bastante concentrado / preciso.
Uma dica: andar sempre com o foco de luz de um lado para o outro , para não aquecer demasiado certas zonas
do chip grafico.
Outra dica: Usar oculos daqueles de ver eclipses, pois o foco de luz é muito intenso se a lupa for grande.
EU ainda não estou a 100% da vista depois de o ter feito hoje a tarde. Como o chip grafico (GPU) é vidrado, reflecte o ponto de luz super luminoso.
>A forma perfeita e que dá mais garantias de fiabilidade é o Reballing. COnsiste em sacar o chip grafico e solda-lo novamente, mas exige um tecnico muito experiente e equipamentos carissimos. Mas se querem um serviço bem feito, Reballing é o ideal.
Mais uma vez recordo, procedam por vossa conta e risco. Só lancei este topico por consciencia ambiental, pois acredito que com este pequeno tutorial alguns portáteis irão ser salvos do caixote do lixo :)
Resultado final: Está a correr um filme HD em ecran inteiro , com a grafica destapada para aquecer melhor os contactos (suponho eu que seja benéfico, mas até poderei estar a estragar mais)
Estando eu no meio informático, vejo naturamente muita coisa.
Supostamente o reballing deveria ser uma ciencia exacta, até porque era o grande argumento / trunfo face ao reflow ...
Mas o que tenho constatado ultimamente é que andam por ai imensas reincidencias no reballings , feitos por profissionais com equipamentos adequados ... Em alguns casos o reballing parece ainda mais falivel do que dar um calorzinho em casa ...
O que acham da fiabilidade do reballing dos chips gráficos (GPU´s) e Chipsets ?
O problema dos reballings, está na utilização das esferas com o mesmo componentes das atuais gráficas, ou seja pouca elasticidade do material, se comprar na china ainda se consegue com o componente antigo, «chumbo a farta), assim dura muito.. quanto ao reflow temporariamente não se tem nada a perder, o problema também é a falta de elasticidade do material que com pequenas torções na caixa da board vai voltar a descolar-se...
Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
Tive vários portáteis asus que começaram com esse problema só em 3d: http://sleekupload.com/uploads/1/artifacts.jpg mas que depois passava a ocupar a tela inteira e ja não se conseguia ver mais nada. Mandava para a garantia e voltava com o mesmo problema, e acabava por trocar por outro novo. Diziam que era a gráfica.
Agora tenho um Clevo W870CU 480GTX . Se a placa gráfica avariar, posso tirar e trocar sem problemas e posso até fazer upgrade da gráfica. ;) Nunca mais compro Asus.
Alexmbra, o problema não é só asus, o problema é quase que geral, mais ainda tens outros males, pois não é só a grafica que está soldada de modo bga a mais componentes, normalmente é a grafica que se solta pois esta sofre maior diferencial térmico e como o material da solda é feito para partir em 2 anos ( na altura a diretiva incitou o problema com a saude e o chumbo), mas na verdade isso foi um lobby das fabricantes de componentes, pois o material durava muito tempo. agora como o Pessoal daqui refere podes encontrar portáteis com este problema no eletrão, portáteis com 2 anos.......mais nada a dizer.....