Ultimamente a nossa obra tem sido vítima de "amigos do alheio" que vão lá arrancar os tubos de cobre. Como é óbvio, não é só a questão do material mas da mão de obra para arranjar o que outros estragam.
A questão que coloco é se estes roubos são da responsabilidade do Dono da Obra ou do Construtor. O construtor disse-nos que tinhamos que accionar algum seguro para cobrir estes danos, mas quando falámos com a polícia e com o gerente do nosso banco, ambos confirmaram que normalmente o construtor é que é responsável pelo material que coloca e era quem deveria ter seguro que cobrisse esses roubos.
È da responsabilidade do DO garantir que o empreiteiro procedeu à completa vedação do estaleiro de forma a dificultar a instrução no mesmo. Isso aconteceu?
O Empreiteiro é que tem de ter seguro para essa eventualidade. Pelo menos foi assim na casa do meu vizinho... tambem recebeu uma "visita" e no dia a seguir o empreiteiro acçionou logo o seguro.
A obra está corretamente vedada, mas podem entrar mais facilmente pela obra do lado.
Quanto a contrato com o construtor foi praticamente chave na mão, com a exceção de alguns materiais como revestimentos cerâmicos e soalho, louças, focos e luzes, cozinha.
Nesse caso deve ser os construtor a assumir o prejuízo. Tive uma obra com uma situação idêntica, resolvemos por um cartaz com letras garrafais dizendo: Obra sobre vigilância. Nunca mais lá foram.
Sabe que o pessoal que faz destas visitas às obras nem sempre é muito letrado, pelo que se escrever-mos correctamente eles como não entendem nada borrifam-se para aquilo e continuam na vidinha deles : )))
Zédasilva, ao 3º erro apanha 3 reguadas e não vai ao recreio. Fica a saber que amanhã tem de me trazer na ponta da língua as estações e apeadeiros da linha da Beira Alta, nunca se sabe quando pode fazer falta.