Iniciar sessão ou registar-se
    • ze79
    • 18 maio 2012 editado

     # 1

    boas

    Será possível ligar a caldeira a lenha e a de gasóleo na mesma chaminé sendo o mesmo diâmetro ?


    desde já muito obrigado.
  1.  # 2

    será que não há conhecimento ?

    hummm....
    • eu
    • 19 maio 2012

     # 3

    Se não for para usar em simultâneo e se a ligação for bem feita, não vejo inconveniente...
  2.  # 4

    Colocado por: euSe não for para usar em simultâneo e se a ligação for bem feita, não vejo inconveniente...


    em princípio a ideia era usar a caldeira a lenha e quando esta para e se necessário a de gasóleo arranca ,por isso será uma de cada vez.

    obrigado.
  3.  # 5

    claro que sim. o meu cunhado tem uma a gasóleo e outra a pellets ligadas na mesma chaminé e não ha problemas
  4.  # 6

    se assim for tenho de ter em atenção na escolha da caldeira.
  5.  # 7

    boas...

    os grandes mestres na matéria não dão uma ideia , para ser mais esclarecedora a minha situação?

    obrigado ze79;)
  6.  # 8

    Depende muito do troço que as duas chaminés irão fazer até convergirem. Se estão lado a lado e funcionarão de forma intercalada, não haverá problema, pois o caudal de exaustão será sempre no pior dos casos o maior dos dois. dessa forma a chaminé deverá ser dimensionada para a caldeira com maior potência. Assim garante que a outra está sempre segura.

    Na eventualidade de não querer correr qualquer risco com o funcionamento simultâneo, a solução é dimensionar a conduta para a potencia das duas caldeiras juntas. De qualquer forma acho que sendo uma chaminé o troço de conduta não será muito grande, por isso tambem não existirá grandes diferenças de preço entre escolher um diâmetro acima.
  7.  # 9

    boas...

    a ideia é utilizar a chaminé já instalada que é de inox com isolamento térmico 150 mm para a caldeira a gasoleo ora a caldeira a lenha terá sempre uma saída de 150mm no máximo.

    estarei a pensar certo?

    obrigado ze79 ;)
  8.  # 10

    Colocado por: ze79a chaminé já instalada que é de inox com isolamento térmico 150 mm para a caldeira a gasoleo ora a caldeira a lenha terá sempre uma saída de 150mm no máximo.

    estarei a pensar certo?

    está a pensar mal e muito mal, porque ambas são ventiladas pelo que os gases de combustão vão para onde for mais facil, e podem retornar para a que não estiver a funcionar,

    com isto quero só dizer que é possivel de ter uma chaminé única mas tem muitos detalhes que têm que ser devidamente equacionados e resolvidos para que a coisa funcione sem problemas muito graves e envolve risco de morte.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  9.  # 11

    Colocado por: jorgealvesestá a pensar mal e muito mal, porque ambas são ventiladas pelo que os gases de combustão vão para onde for mais facil, e podem retornar para a que não estiver a funcionar,


    Não diria que está a pensar mal, talvez não esteja é a ver o filme todo. Por exemplo, nas caldeiras montadas em cascata? Existe então supostamente esse risco de curto circuito, no entanto não acontece, pois, se o traçado da conduta estiver bem realizado, a perda de carga mínima será sempre na direcção da exaustão para o exterior. Da mesma forma existem mecanismos que evitam essa situação.

    De resto, concordo plenamente que a instalação deve ser realizada/acompanhada por alguém que esteja ciente de todos os detalhes, para que funcione tudo em segurança.
  10.  # 12

    Colocado por: powerenergieNão diria que está a pensar mal, talvez não esteja é a ver o filme todo. Por exemplo, nas caldeiras montadas em cascata? Existe então supostamente esse risco de curto circuito, no entanto não acontece, pois, se o traçado da conduta estiver bem realizado, a perda de carga mínima será sempre na direcção da exaustão para o exterior. Da mesma forma existem mecanismos que evitam essa situação.

    concordo com tudo aquilo que disse,

    mas repare que quem colocou a questão não sabe nada sobre o assunto, logo se começa a ouvir falar em possibilidades existe uma fortíssima tendência para que se tornem soluções sem os devidos cuidados, pelo que as respostas têem que ser em função das perguntas e não mais do que isso, pelo menos é assim que eu entendo.
    • ze79
    • 9 dezembro 2012

     # 13

    Colocado por: jorgealves
    está a pensar mal e muito mal, porque ambas são ventiladas pelo que os gases de combustão vão para onde for mais facil, e podem retornar para a que não estiver a funcionar,

    com isto quero só dizer que é possivel de ter uma chaminé única mas tem muitos detalhes que têm que ser devidamente equacionados e resolvidos para que a coisa funcione sem problemas muito graves e envolve risco de morte.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues


    como sou um pouco marrão acho que se meter no tê uma peça que agora não sei como se chama dentro do tubo para abrir somente no sentido de saída . será que não da ?
  11.  # 14

    Colocado por: ze79acho que se meter no tê uma peça que agora não sei como se chama dentro do tubo para abrir somente no sentido de saída . será que não da ?

    deve estar-se a referir a uma válvula anti-retorno, não conheço sistemas destes para condutas de exaustão de gazes de combustão,

    mas como qualquer tuga que se preze tem dentro de si um génio oculto, logo pensa em usar as vulgares de ventilação, os dois únicos "inconvenientes" são que as mesmas não foram previstas para funcionar com as temperaturas elevadas e a sua introdução vai resultar num estrangulamento que pode ser perigoso,
    • ze79
    • 12 dezembro 2012

     # 15

    o pt é muito desenrascado ,mas se não for viável nada feito ,ou monto uma segunda chaminé que custa uma pipa de massa ,ou só terei uma fonte de calor . ;-)
  12.  # 16

    eu tenho recuperador e caldeira a pellets a partilhar o mesmo tubo.

    a caldeira está na cave e o recuperador no R/C.

    não tenho retorno de fumos no recuperador nem na caldeira.
    • ze79
    • 12 dezembro 2012

     # 17

    Tem uma só prumada ao nível do r/c tem um t ou como fez a ligação em concreto.

    obrigado . ultra
  13.  # 18

    desde o recuperador até ao exterior tenho uma prumada de 200mm

    da caldeira tenho uma prumada até 30cm do todo do recuperador

    abri um buraco no primeiro tubo logo a seguir ao topo do recuperador do tamanho do tubo da caldeira.

    a ligação deste tubo com a do recuperador foi numa inclinação de 45º

    segurei o tubo da caldeira no do recuperador com rebit's de aço e selei com cola refrataria

    até agora está porreiro

    ainda ficou lá uma fuga mas depois coloquei mais cola e ficou resolvido.
    • ze79
    • 12 dezembro 2012 editado

     # 19

    o meu da chaminé é como este ...

    em caso de poder utilizar as duas caldeiras com uma só chaminé há um té em forma de y quando voltado para baixo logo ai poderei entre ligar as duas .

    penso eu de que :-)
      natel 014.jpg
  14.  # 20

    o meu não tem isolamento, consigo fazer muito mais aproveitamento do calor produzido por ele.
 
0.0226 seg. NEW