Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Nunca ouvi falar aqui no fórum (nem encontrei pelas pesquisas) falar de Mezzanines. Gostava de saber opiniões (estou num processo muito inicial de construção) sobre vantagens e desvantagens de criar um espaço mezzanine. Não é muito habitual em Portugal, mas parece-me que cria um efeito estético interessante.

    Deixem a vossa opiniao, sugestão, o que acham, se consideram ou não viável, etc...

    Cumps.

    Rui Jorge
    http://casaprojecto.blogspot.com/
  2.  # 2

    Na minha opinião torna a sala menos acolhedora e no inverno é uma enorme massa de ar para aquecer, por isso não a faria.
  3.  # 3

    Eu considerei e está para fazer. :)

    O que o Miguel fala é verdade, pode tornar-se num problema se for pouco acolhedor.

    No meu caso, considerei a colocação de janelas no telhado, orientadas a norte, visto ser batido pelo vento. A janela tem que ser de boa qualidade para o inverno, mas para o verão, consegue-se uma entrada de ar em quantidade e nunca muito quente.
    Para o Inverno, considerámos um recuperador de lareira, com turbinas para utilizar ao máximo o calor produzido.

    Acho que deve fazer um bom estudo, relativamente à orientação da casa, ventos, humidades, exposição solar, etc...

    Coisas da Casa
  4.  # 4

    Boas,

    É tudo uma questão estética e de gosto. Eu, pessoalmente gosto, e mesmo avaliando pelo gasto no Inverno para aquecer a sala, e não haver proximidade do tecto, não é por esse facto que a sala não é acolhedora. Há formas de a fazer ser, mesmo com mezzanine.

    Ou se gosta ou não se gosta... custos há sempre associados a todas as nossas opções.. façam o quarto lá em cima, assim o ar quente sob para lá ;))

    Cumprimentos,
  5.  # 5

    Não gosto, tira a privacidade da casa, ou seja pode-se ver da sala os movimentos das pessoas no andar de cima, inclusivamente numa casa que conheço, vê-se da sala as pessoas a sair do quarto e a ir à casa de banho...enfim embaraçoso com as visitas.... Os barulhos da sala ecoam pela casa toda e vice versa, , se tiver crianças a casa torna-se uma verdadeira caixa de ressonância. Enfim, que me desculpem mas foi mais uma moda introduzida aqui há uns anos atrás, quando havia muito dinheiro para a connstrução, e todas as pessoas que conheço que compraram casa com mezzanines, agora não gostam
    • Jonh
    • 17 dezembro 2008

     # 6

    É o tipo de coisa em que não se retiram vantagens nenhumas, a não ser estéticas....
  6.  # 7

    ... não é bem assim.. Vale a pena!!, se a pessoas (clientes) utilizarem de acordo com o espaço q dispõem e o uso que lhe querem dar e o modo de viver e de ocupação do espaço...
    Não vale a pena.. se do mesmo modo não usufruirem dessas coisas todas...

    Com, ou sem mezzanine, está sempre certo!!!
    alguns exemplos...
    Não são as melhores fotografias.. mas é o que tenho...de mezzanines
    189_mezzanine.jpg

    209_mezzanine.jpg
  7.  # 8

    vê-se da sala as pessoas a sair do quarto e a ir à casa de banho


    Talvez tenha sido má opção misturar duas zonas distintas de uma casa. Uma zona privada e uma sona publica.

    No meu caso o mezanine está sobre a cozinha, ficando a varanda para a sala. Será uma sala utilizada para escritório/zona de lazer/jogos... Nunca me passaria pela cabeça meter quartos num mezanine... Mas isso vai do jeito de cada um quando chega a hora de fazer desenhos...

    Coisas da Casa
  8.  # 9

    Boas,

    A casa do meu cunhado está em fase de alvenaria, por isso não posso enviar fotos que demonstrem a estética, mas eles fizeram por cima da sala uma biblioteca/escritório. Acho que vai ficar muito giro.

    Depende das opções e dos critérios, do estilo de vida de cada um de nós. O que para mim é pratico e bonito para outros pode ser uma aberração.

    Cumprimentos,
  9.  # 10

    Colocado por: raquel.jmaeles fizeram por cima da sala uma biblioteca/escritório


    pois é, o problema poderá ser quando o seu cunhado quizer ver o jogo de futebol com os amigos na sala, e a sua cunhada quizer ir trabalhar para o escritório, e estar concentrada no que está a fazer. Bonito pode ser, mas prático será?...
  10.  # 11

    o problema poderá ser quando o seu cunhado quizer ver o jogo de futebol com os amigos na sala, e a sua cunhada quizer ir trabalhar para o escritório, e estar concentrada no que está a fazer


    A "cunhada" para estar concentrada não precisa de estar em silêncio total. Mas isso não é problema da cunhada, é problema de muita gente. Penso como é que essa malta foi capaz de estudar em universidades e trabalhar em empresas...


    Coisas da Casa
  11.  # 12

    Faz-me lembrar uma amiga minha que tinha um apartamento noma zona nobre de Coimbra, já com alguns anos, e decidiu remodelá-lo. O desenhador removeu a parede de separação entre a cozinha e a sala, para "dar mais luz ao espaço" . Resultado: estava a senhora a receber as amigas para o chá da tarde, e por detrás estava a empregada a fazer a sopa do jantar...e ouvir a conversa ...
  12.  # 13

    Bom pelo que estou a perceber, esta conversa de "receber as amigas" ou "estar no escritorio e o marido a ver a bola com os amigos..." aplica-se a cada caso concreto. Há casos e casos, e é claro que se a ideia é a mezzanine ser o espaço para alguem trabalhar e precisa de silencio, talvez nao seja o ideal. Tudo depende do que se quer e como se vai utilizar. No meu caso nenhum de nós vai trabalhar em casa, e empregada a ouvir as conversas tambem nao me parece que seja problema, visto nao ter ideias de meter uma empregada.. e mesmo que isso aconteça, nao tem nada a ver com ter ou não mezzanine.

    Para além disto, a ideia de mezzanine que pensei não será tanto este género de "piso superior", mas sim uns dois ou três degraus, sem que esse espaço fique sequer suspenso, mas sim apenas num plano mais alto da casa... Essa ideia de plataformas suspensas não me agrada mesmo nada, mas uma vez mais é uma questão de gosto.

    Obrigado a todos pelos comentário
    http://casaprojecto.blogspot.com/
    •  
      FD
    • 17 dezembro 2008

     # 14

    Por outro lado, pense-se na família. Um espaço aberto é, na minha opinião, mais saudável a uma família do que paredes... o simples contacto visual é, sociologicamente falando, algo importante. ;)
    Essa é uma das razões porque gosto muito de cozinha + sala num espaço aberto. Percebo a questão dos cheiros, mas...
    Concordam com este comentário: jokersmile
  13.  # 15

    FD, concordo plenamente, sobretudo com a parte da sala + cozinha. Acho que torna tudo muito mais agradável, há uma maior sensação de vida e movimento na casa, visto que não há paredes a dividir.. esse é o meu conceito de casa ideal.

    http://casaprojecto.blogspot.com/
  14.  # 16

    Boa Noite
    Vivo numa casa , antigo armazem de peixe em frente ao mar, quando o remodelei e adaptei as minhas necessidades e ao espaço que dispunha do loft ,pouco area de chao e muito pe direito,criei uma mezzanino , foi uma opcção a meu gosto e alem de que pouca mais chances tinha para criar o quarto .
    Pouco me importa que na sala se esteja a ver o quarto , a casa é minha , e so entra a porta da rua quem eu desejar, por isso a minha casa nao tem espaços publicos , mas sim a privacidade do meu lar.
    Alem do meu quarto na mezzanino criei um pequeno escritorio suspenso, com chao em vidro transparente , esteticamente os moveis parecem estar suspensos e quem entra no escritorio tem uma sensação de espaco e de flutuar.
    Por isso acho que a criação de mezzaninos depende do gosto de cada um, das necessidades de aumentar espaco habitavel e depende de caso a caso. Eu gosto, seja moda ou nao.
    cumprimentos virtuais
    vir2al
  15.  # 17

    Boas Viral,

    a mezzanine suspensa de facto tem um efeito estético muito mais interessante.. no meu caso ponderei apenas a mezzanine "de chão", com um metro ou metro e meio de altura talvez. Isto porque para mezzanines suspensas é necessária uma altura considerável, e que iria aumentar consideravelmente o valor da obra. De qualquer forma pareceu-me muito interessante esse conceito para um loft! E concordo plenamente na parte dos espaços "publicos". Se a casa é nossa, e lá está alguém, é porque é um espaço partilhado e não vejo mal em estar junto um espaço mais intimista com a sala.. continuam a ser dois espaços, e até evita a quebra de luz e de "open space" ao colocar paredes...

    obrigado pelo comentário
    http://casaprojecto.blogspot.com/
  16.  # 18

    Visitei hoje umas vivendas onde o pé direito duplo foi aproveitado para fazer uma pequena mezzanine muito boa para escritório. Digo boa porque no meu caso, faço o escritório na sala e por isso, fazer escritório na mezzanine não me ia fazer comichão. E gostei !
    1
  17.  # 19

    Digam-me uma coisa sff, quem perceber do assunto, quanto custa fazer uma mezzanine como a que eu coloquei nas fotos em cima, toda em estrutura de madeira? Pelo que me parece da foto, deve ter uns 2mx2m.

    A resposta é importante,
    Obrigada
  18.  # 20

    Colocado por: vir2alBoa Noite
    Vivo numa casa , antigo armazem de peixe em frente ao mar, quando o remodelei e adaptei as minhas necessidades e ao espaço que dispunha do loft ,pouco area de chao e muito pe direito,criei uma mezzanino , foi uma opcção a meu gosto e alem de que pouca mais chances tinha para criar o quarto .
    Pouco me importa que na sala se esteja a ver o quarto , a casa é minha , e so entra a porta da rua quem eu desejar, por isso a minha casa nao tem espaços publicos , mas sim a privacidade do meu lar.
    Alem do meu quarto na mezzanino criei um pequeno escritorio suspenso, com chao em vidro transparente , esteticamente os moveis parecem estar suspensos e quem entra no escritorio tem uma sensação de espaco e de flutuar.
    Por isso acho que a criação de mezzaninos depende do gosto de cada um, das necessidades de aumentar espaco habitavel e depende de caso a caso. Eu gosto, seja moda ou nao.
    cumprimentos virtuais
    vir2al


    Olá vir2al, gostaria de tirar uma duvida.

    Estou a pensar fazer mezzanine numa casa antiga cujo sotão foi demolido e que portanto acaba por ter um pé direito muito alto (tal como na sua casa imagino). Gostaria de saber se fez em estrutura metalica ou madeira e quanto custará fazer a mezzanine com cada material, uma vez que não encontro aqui orçamentos no fórum. Quanto gastou? Outra preocupação minha é obviamente relativa à manutentação de temperatura da casa. No seu caso como contornou este problema? Consegue ter a casa quente de Inverno?

    O meu obrigado desde já ;)
 
0.0221 seg. NEW