Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    De volta a projecto de construção...

    É assim... Adquirimos uma moradia com idade anterior a 1950 (?), construída em pedra (excepção feita a uns aumentos) mas revestida com cimento e caiada, por dentro e por fora.

    Fotos noutro dia pois as que tenho do exterior ainda estão na máquina.

    Sendo uma casa rural típica da zona a vivência era feita no 1.º piso e por baixo as "lojas" onde se guardavam os animais. O 1.º piso e o segundo estão (estavam) completamente separados e preparados para vivências separadas (2 cozinhas, 2 micro-casas-de-banho, etc.).

    Desde a aquisição a ideia é organizar a zona social no piso inferior e a privada no piso superior, fazendo um acesso interior entre os dois. Para o efeito já partimos duas paredes (uma delas em pedra), e depois de muitas velinhas acesas, encontramos as escadas antigas de pedra em relativo bom estado ( o trabalho e stress que me deram valeram bem a pena - acho que ficaram muito bem pois as anteriores eram revestidas a moleano (?).
    A minha ideia é procurar ao máximo as características antigas e conjugá-las com o moderno de linhas simples.

    Em todo este processo de reconstrução temos de ter muito cuidado com os custos uma vez que "deixamos" para obras, o que agora considero ser, uma fatia pequena. As surpresas estão sempre a aparecer...

    Para não fazer um post enorme vou tentar (o que é bem difícil) resumir a nossa ideia inicial.

    - Remodelação total da cozinha (imposição minha para adquirir a casa porque no campo a cozinha ainda é a "alma" da casa.

    - Fazer acesso entre os dois pisos. Para o efeito fazer abertura na cozinha e numa parede de outra divisão (por sinal era onde estava o quadro eléctrico)

    - Fechar por porta envidraçada o piso inferior (estava separado por pátio central que será fechado)

    - Dividir a sala do piso superior para fazer quarto - para não transformarmos a cozinha de cima em quarto, pois como tem lareira a ideia era criar uma saleta ou escritório.

    - Colocar parquet no piso de cima (quartos)

    - Remodelar a parte eléctrica porque no piso de baixo, embora recente, era feita pelo exterior com tubos de plástico e interruptores tipo industria.

    - Se o orçamento permitisse tratar de aquecimento central e aquecimento águas sanitárias, uma vez que a forma de aquecimento era por duas caldeiras de baixa pressão uma em casa piso.

    - Retirar portas em aluminio no interior.

    - "Despolir" o piso exterior - mais tarde explico a razão.

    Na actualidade, como foram surgindo surpresas, já temos:

    - As aberturas de acesso aos pisos efectuadas,

    - Chão do piso inferir completamente retirado, tubos e betonilha de isolamento colocada - esperamos pelo revestimento.

    - Paredes de pedra picadas pois estavam ocas.

    - Cozinha em fase de conclusão - vamos colocar fibra na parede - prometo fotos da "coisa".

    - Infiltração na parede da cozinha tratada pelo exterior- espero que esteja bem executada.

    Nesta altura apenas vamos dar continuidade à remodelação no piso de cima caso existam Euros depois de terminarmos as obras em baixo - tem mesmo de ser assim para bem de todos!

    "Pormaiores":
    - Estamos a fazer gestão directa da obra - por dia de trabalho (Sei bem das "dificuldades" desta tarefa mas estou a tratar com gente séria).

    Obra mais ou menos apresentada, agora vou tentar colocar fotos que "falam" por mil palavras - O que eu gosto é de ver discussões com fotos!

    Cpms
  2.  # 2

    Pela terceira vez vou tentar as fotos ... Bem demorado alterar as fotos.
    Neste momento não tenho fotos do "antes" - vou ter de pedir ao vendedor. As fotos que tenho fi-las apenas para saber por onde passavam os tubos. Ontem já tirei mais fotos mas ainda estão na máquina...

    Tubos... Para quem gostar de tubos... LOL
      Tubos 1.jpg
  3.  # 3

    Como podem constatar em algumas paredes o reboco foi totalmente retirado e ficaram as pedras "à mostra" :))).

    O fundo das escadas que não sabiamos se lá estavam ou não. Caso tivessem sido destruidas iriamos construi-las em madeira.
      Fundo escadas, tubo e quadro.JPG
  4.  # 4

    Mais tubos...
    Como podem ver "encontramos as soleiras antigas por baixo das novas - as antigas vencem aos pontos!!! Acho que foram estes achados antigos que me ajudaram a encontrar a "alma" da casa...
      Tubos 2 adega.jpg
  5.  # 5

    Mais tubos... Agora onde vai ficar a "central"
      Tubos 3 adega.jpg
  6.  # 6

    Aqui dá para ver parte do processo de abertura da parede de pedra entre uma sala e a cozinha - a trabalheira que deu encontrar pedra velha para remediar o acabamento das ombreiras (umbreiras??).
      Cozinha 2 const abertura.jpg
  7.  # 7

    Por agora já não dá mais... Os filhotes solicitam a minha presença :))).

    Mais logo vou iniciar os pedidos... Já sabem que conto convosco.

    Cpms
  8.  # 8

    De volta para colocar mais fotos... Agora uma em que se vê bem as nossas escadas... Nem imaginam o stress de destruir sem sabermos o que encontrariamos por baixo... Afinal temos umas escadas bem lindas! Para perfeitas faltava terem o galinheiro por baixo (quem nasceu no campo entende).
    Concordam com este comentário: j cardoso
      as minhas escadas.jpg
  9.  # 9

    Agora a ver-se bem a passagem da cozinha para as salas. Foi aberta na parede de pedra e as ombreiras (umbreiras) foram reconstruidas com bastante dificuldade a encontrar a pedra "velha" para a soleira e a troça (???).
    Mas a parte da pedra penso que já está, falta ainda o patim do fundo das escadas mas já tenho a pedra oferecida muito gentilmente por um vizinho (o que faz ser simpática LOL), só falta ir buscar.
      20 Maio12 casa 011.JPG
  10.  # 10

    Erro na foto anterior (a pré-visualização é mto pequena). A foto anterior é da entrada de uma das salas. Podem ver como descobrimos as soleira antigas que vão ficar salientes do resto do piso.

    Agora sim a imagem da passagem da cozinha.
      cozinha passagem.jpg
  11.  # 11

    A visão geral da casa. É a casa das portadas azuis - cá em casa ninguém é do FCP :)))
      a casa.jpg
  12.  # 12

    Agora algo diferente...
    Uma das plantas de mirtilo que já plantei no quintal.
    Podem bem ver da necessidade de se "perder" uma horas a arrancar ervas.
    A passarada vai ser um problema pois a zona é relativamente afastada. Este pequeno lugar tem apenas 5 casas e fica mais ou menos no meio do monte onde há bastantes gaios. As cerejas já desapareceram todas mal começaram a brilhar. Vou ter mesmo de fazer uns espantalhos.

    Isto dos mirtilos é conhecerem o arbusto e para vos convidar a visitar Sever do Vouga no final de Junho, altura em que decorre a Feira do Mirtilo.
      mirtilos 12.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: Ema22ombreiras (umbreiras??

    ombreiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ema22
  14.  # 14

    Espero que o J Cardoso tenha discordado do comentário por causa do Azul. Mas se fosse pela cor do clube do coração, as portadas seriam amarelas - também não me parece muito adequada para portadas.
    Bom, bom era ter $"tempo"$ para tirar as portadas exteriores e colocar portadas interiores em madeira. A ver vamos...
  15.  # 15

    Colocado por: Ema22Espero que o J Cardoso tenha discordado do comentário por causa do Azul.

    O j cardoso enganou-se. Pretendia clicar no agradecer....por causa da cor :)
  16.  # 16

    Espero que o J Cardoso tenha discordado do comentário por causa do Azul.

    Foi também uma forma de mostrar a minha solidariedade para com a sua família, pelos visto assolada pela desgraça de não ser portista.

    O j cardoso enganou-se. Pretendia clicar no agradecer....por causa da cor

    Também podia ser.

    Boa sorte, gosto muito dessas pedras e das árvores.
  17.  # 17

    "Ombreira" (ombros) - ficou registado. Obrigada
  18.  # 18

    Colocado por: Ema22"Ombreira" (ombros)

    exacto....ou será exato?!!
  19.  # 19

    Colocado por: j cardosogosto muito dessas pedras e das árvores.


    Boas,

    Como eu entendo... Inicialmente o que gostei na casa foram as árvores, algumas bem velhinhas. Depois, à medida que demos inicio à obra e comecei a encontrar pedra por baixo do cimento a "luzinha" começou a acender... Só agora comecei a ter necessidade de tirar fotos, de mostrar...

    Houve outra coisa que gostei logo no início. Precisa de restauro das madeiras mas já está "encomendado".

    (ainda bem que os anteriores donos não pensaram no seu restauro, certamente que seria em cimento e azulejo)

    O meu canastro! Aqui é canastro e não espigueiro.
  20.  # 20

    A foto não foi, segue agora o canastro...
    Concordam com este comentário: j cardoso
      canastro 1.jpg
 
0.0222 seg. NEW