a melhor solução de conforto e em qualidade seria piso radiante hidraulico aquecidoConcordo.
refrigerado com apoio de bomba de calorjá não concordo tanto :), a parte da refrigeração é como se costuma dizer: Faz cuidado!!! não é tão simples assim, pois para refrigerar em condições necessita de desumidificadores apropriados de modo a baixar o ponto de orvalho para não condensar no chão... se arrefece? arrefece!!, mas não é a mesma coisa de que um ac ou ventiloconvector.
+ paineis solares com bomba de calor dedicada para as aguas sanitáriasPois!!! para quê duplicar as BC? se já vai ter uma porque necessita de outra? compre um acumulador de AQS com dupla serpentina.
com facilidade atingem os 700/800 euros mensais de luzNão me parece, mesmo contando que o bi-horário vai acabar, conheço quem tenha piso radiante instalado com BC da Mitsubishi e por mês em aquecimento ronda os 70 a 100€ para uma casa de 220m2 com a casa sempre á temperatura de conforto apartir das 20h.
e assim ter um retorno maior e mais rápido no investimentoPois!!! retorno de investimento você não irá ter, visto que é um equipamento que não gera mais valias para si :) , apenas ira tér sempre prejuizo, agora se é mais ou menos prejuizo é que importa saber, se tiver lenha de borla coloca uma caldeira a lenha e o prejuizo não é tanto!!! O único retorno que irá ter, apenas poderá ser contabilizado pelo seu conforto nada mais, o que na minha opinião é algo que vale a pena investir.
Colocado por: JancidoConcordo.
Colocado por: Jancidojá não concordo tanto :), a parte da refrigeração é como se costuma dizer: Faz cuidado!!! não é tão simples assim, pois para refrigerar em condições necessita de desumidificadores apropriados de modo a baixar o ponto de orvalho para não condensar no chão... se arrefece? arrefece!!,
Colocado por: JancidoNão me parece, mesmo contando que o bi-horário vai acabar, conheço quem tenha piso radiante instalado com BC da Mitsubishi e por mês em aquecimento ronda os 70 a 100€
Colocado por: Jancidotambém preocupado (senão mais) com o isolamento que vai ser aplicada, assim como a qualidade da aplicação do mesmo, isso sim é um investimento pois permite sempre poupanças significativas.
Colocado por: RFAOOs Hóteis: usam Ar condicionado a água (!!!!)
Colocado por: RFAOPenso que a parte do isolamento, que foi amplamente pedida ao arqº. foi preservada. A casa, apesar de não ter estores exteriores previstos, tem palas criteriosamente estudadas (segundo o arqº.) para contornar a questão da entrada directa do sol no Verão e permiti-la no InVerno.
Colocado por: RFAOEm todo o caso, mesmo tendo uma área generosa de envidraçados, e teoricamente protegidos pelas palas, tem prevista lage suspensa, tijolo termico de 20 cm, e poliestireno de 10 cm na cobertura e de 8 nas paredes laterais. Levará igualmente uma massa hidrofugada para alisar as paredes. O chão será igualmente isolado com uma mistura de cortiça no quase não levar piso radiante.
Colocado por: RFAOQuanto às bombas de calor, as empresas de climatização foram unanimes nesta proposta de 2 isoladas, pois segundo elas, seria um gasto adicional e desnecessário ter a bomba do pavimento a cobrir as águas quentes sanitárias, pois não precisa de uma potência tão elevada. Desta maneira, com 2 bombas, gastaria menos do que com uma isolada.
Colocado por: RFAOOs Hóteis: usam Ar condicionado a água (!!!!). tentei junto de vários responsáveis compreender esta opção, e todos me disseram que é a solução mais económica a todos os niveis... poupa na instalação e poupa no consumo mensal.
Colocado por: RFAOfui ver o que usam os grandes consumidores de climatização do nosso país: Os Hóteis: usam Ar condicionado a água (!!!!). tentei junto de vários responsáveis compreender esta opção,
Colocado por: RFAOo nosso clima, pois como isto anda, tendo um dia frio, seguido de um quente, não acaba por ser um desperdício de energia e recursos o piso radiante? nesse sentido e pelo que tenho lido nos amáveis comentários que tenho recebido, o melhor é uma solução com uma resposta mais rápida, que garanta consumos baixos...
Colocado por: RFAOpois como isto anda, tendo um dia frio, seguido de um quente, não acaba por ser um desperdício de energia e recursos o piso radiante?
Colocado por: RFAOno comportamento perante o nosso clima, pois como isto anda, tendo um dia frio, seguido de um quente, não acaba por ser um desperdício de energia e recursos o piso radiante? nesse sentido e pelo que tenho lido nos amáveis comentários que tenho recebido, o melhor é uma solução com uma resposta mais rápida, que garanta consumos baixos...
Colocado por: RFAOO Pedro Azevedo78, confirmou os meus receios: 600 euros em 2 meses não me parece ser um sistema económico. Outros amigos relatam ainda mais, por isso o Pedro deve estar a ser bem inteligente na gestão do seu sistema.
Colocado por: RFAOPor tudo o que tenho lido, partilhado e reflectido, acho que as conclusões, podem ser sistematizadas mais ou menos desta forma:
1. Isolamento fundamental;
2. Partindo do principio que 1. é assegurado, o PRH é melhor solução no conforto;
3. Se quisermos gastar pouco dinheiro em electricidade, e partindo de 1. assegurado, outras possibilidades que apenas regularizem a Tº interior rapidamente, podem fazer mais sentido no que diz respeito à poupança mensal em electricidade.
Colocado por: RFAO600 euros em 2 meses não me parece ser um sistema económico