Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Precisava de uma GRANDE ajuda, uma vez que tem sido complicado decidir a climatização, pois ao que parece todos têm opiniões dispares, cuja razão é dificil induvidulizar.

Estou a construir uma casa com cerca de 340 m2 em cima e uma cave de 100 m2. Para já decidimos não climatizar a cave, ficando só com o piso de cima. Temos andado a pesquisar e a pedir orçamentos e tinhamos chegado à conclusão que para a casa em questão, a melhor solução de conforto e em qualidade seria piso radiante hidraulico aquecido e refrigerado com apoio de bomba de calor+ paineis solares com bomba de calor dedicada para as aguas sanitárias.

Contudo, recentemente assutaram-nos, com os consumos, dizendo que esses sistemas com facilidade atingem os 700/800 euros mensais de luz, incluindo naturalmente as outras despesas com máquinas, iluminação, etc.

As minhas questões são as seguintes:
    1. Alguém pode confirmar ou não estes consumos?

2. Tendo em conta que praticamente iremos estar o dia todo fora, e só precisamos do conforto do lar no pouco tempo que estamos em casa, qual seria a solução aconselhada de forma a reduzir na factura mensal com electricidade e assim ter um retorno maior e mais rápido no investimento.

Muito obrigado

RFO
  2.  # 2

a melhor solução de conforto e em qualidade seria piso radiante hidraulico aquecido
    Concordo.
    refrigerado com apoio de bomba de calor
    já não concordo tanto :), a parte da refrigeração é como se costuma dizer: Faz cuidado!!! não é tão simples assim, pois para refrigerar em condições necessita de desumidificadores apropriados de modo a baixar o ponto de orvalho para não condensar no chão... se arrefece? arrefece!!, mas não é a mesma coisa de que um ac ou ventiloconvector.
    + paineis solares com bomba de calor dedicada para as aguas sanitárias
    Pois!!! para quê duplicar as BC? se já vai ter uma porque necessita de outra? compre um acumulador de AQS com dupla serpentina.
    com facilidade atingem os 700/800 euros mensais de luz
    Não me parece, mesmo contando que o bi-horário vai acabar, conheço quem tenha piso radiante instalado com BC da Mitsubishi e por mês em aquecimento ronda os 70 a 100€ para uma casa de 220m2 com a casa sempre á temperatura de conforto apartir das 20h.
    e assim ter um retorno maior e mais rápido no investimento
    Pois!!! retorno de investimento você não irá ter, visto que é um equipamento que não gera mais valias para si :) , apenas ira tér sempre prejuizo, agora se é mais ou menos prejuizo é que importa saber, se tiver lenha de borla coloca uma caldeira a lenha e o prejuizo não é tanto!!! O único retorno que irá ter, apenas poderá ser contabilizado pelo seu conforto nada mais, o que na minha opinião é algo que vale a pena investir.
    Muito honestamente penso que deve estar também preocupado (senão mais) com o isolamento que vai ser aplicada, assim como a qualidade da aplicação do mesmo, isso sim é um investimento pois permite sempre poupanças significativas.
    Cumprimentos
  3.  # 3

Colocado por: JancidoConcordo.

também concordo.

Colocado por: Jancidojá não concordo tanto :), a parte da refrigeração é como se costuma dizer: Faz cuidado!!! não é tão simples assim, pois para refrigerar em condições necessita de desumidificadores apropriados de modo a baixar o ponto de orvalho para não condensar no chão... se arrefece? arrefece!!,

aqui já não concordo, porque depende do CONTROL que tiver, da zona onde esta a construir e do equipamento em si,

sendo que actualmente quase todos os fabricantes dispõem de sondas de humidade para o piso trabalhar sempre abaixo do ponto de orvalho, mas se para poupar uns quantos euros a não colocar, claro que pode ter condensações no piso.

Colocado por: JancidoNão me parece, mesmo contando que o bi-horário vai acabar, conheço quem tenha piso radiante instalado com BC da Mitsubishi e por mês em aquecimento ronda os 70 a 100€

aquilo que tenho ouvido pelos utilizadores e também com outras marcas, são valores na casa dos 100€ e alguns menos que isso,

Colocado por: Jancidotambém preocupado (senão mais) com o isolamento que vai ser aplicada, assim como a qualidade da aplicação do mesmo, isso sim é um investimento pois permite sempre poupanças significativas.

1000% de acordo.
  4.  # 4

um bom apoio solar reduz entre 30% a 40% do consumo no sistema de aquecimento!
    Para baixar ainda mais os consumos pode como foi dito apostar no isolamento da moradia, assim como um sistema de ventilação com recuperador de calor!
    o que não falta são soluções, e tambem como diz opiniões dispares!!!
  5.  # 5

Muito Obrigado Jancido, Jorge Alves e Sergio Rodrigues.

Penso que a parte do isolamento, que foi amplamente pedida ao arqº. foi preservada. A casa, apesar de não ter estores exteriores previstos, tem palas criteriosamente estudadas (segundo o arqº.) para contornar a questão da entrada directa do sol no Verão e permiti-la no InVerno.

Em todo o caso, mesmo tendo uma área generosa de envidraçados, e teoricamente protegidos pelas palas, tem prevista lage suspensa, tijolo termico de 20 cm, e poliestireno de 10 cm na cobertura e de 8 nas paredes laterais. Levará igualmente uma massa hidrofugada para alisar as paredes. O chão será igualmente isolado com uma mistura de cortiça no quase não levar piso radiante.

Quanto às bombas de calor, as empresas de climatização foram unanimes nesta proposta de 2 isoladas, pois segundo elas, seria um gasto adicional e desnecessário ter a bomba do pavimento a cobrir as águas quentes sanitárias, pois não precisa de uma potência tão elevada. Desta maneira, com 2 bombas, gastaria menos do que com uma isolada.

Entretanto, fui ver o que usam os grandes consumidores de climatização do nosso país: Os Hóteis: usam Ar condicionado a água (!!!!). tentei junto de vários responsáveis compreender esta opção, e todos me disseram que é a solução mais económica a todos os niveis... poupa na instalação e poupa no consumo mensal.

Não valerá a pena considerar este know how? Ou acham que pode estar viciado por motivos que me escapam?

Muito obrigado pela vossa disponibilidade

RFAO
  6.  # 6

Colocado por: RFAOOs Hóteis: usam Ar condicionado a água (!!!!)

Acho que isso será mais ou menos o mesmo que meter ventiloconvectores...
    acho que a questão dos estores exteriores é importante. ainda por cima se tem muita área de vidro.
    as pálas são um bom sistema de sombreamento nos envidraçados a sul, nos restantes a sua eficácia é reduzida.
    depois o clima também está a mudar, e para esses dias fora do normal, os estores exteriores são importantes.
    se os envidraçados são generosos, analise bem a questão da caixilharia e vidro, principalmente o vidro que tem mais área.
  7.  # 7

Colocado por: RFAOPenso que a parte do isolamento, que foi amplamente pedida ao arqº. foi preservada. A casa, apesar de não ter estores exteriores previstos, tem palas criteriosamente estudadas (segundo o arqº.) para contornar a questão da entrada directa do sol no Verão e permiti-la no InVerno.

Perfeito, assim está optimo, vai maximizar o comportamento da casa nos ganhos/perdas pelos envidraçados.

Colocado por: RFAOEm todo o caso, mesmo tendo uma área generosa de envidraçados, e teoricamente protegidos pelas palas, tem prevista lage suspensa, tijolo termico de 20 cm, e poliestireno de 10 cm na cobertura e de 8 nas paredes laterais. Levará igualmente uma massa hidrofugada para alisar as paredes. O chão será igualmente isolado com uma mistura de cortiça no quase não levar piso radiante.

A envolvente também parece estar com óptimos indicies de transmissão térmica.

Colocado por: RFAOQuanto às bombas de calor, as empresas de climatização foram unanimes nesta proposta de 2 isoladas, pois segundo elas, seria um gasto adicional e desnecessário ter a bomba do pavimento a cobrir as águas quentes sanitárias, pois não precisa de uma potência tão elevada. Desta maneira, com 2 bombas, gastaria menos do que com uma isolada.

Não concordo, tal como o Jancido disse, colocar um acumulador com dupla serpentina (uma ligada ao painel solar e outra à bomba de calor) a bomba de calor só vai funcionar para aquecer a água da temperatura a que o painel a deixou até aquela que está definida para consumo. Não precisa de dimensionar a bomba para a necessidade máxima das AQS coincidir com o dia mais frio. Peça para lhe definirem a potencia necessária de aquecimento por intervalo de tempo, por exemplo:

se a bomba tiver 10kW demora 60 minutos a aquecer a água
    se a bomba tiver 15kW demora 30 minutos a aquecer a água.....e assim sucessivamente.

Assim conseguira decidir se o investimento numa bomba com mais potencia justifica o incremento de tempo.

Colocado por: RFAOOs Hóteis: usam Ar condicionado a água (!!!!). tentei junto de vários responsáveis compreender esta opção, e todos me disseram que é a solução mais económica a todos os niveis... poupa na instalação e poupa no consumo mensal.

O vulgarmente chamado AC, é um sistema de expansão directa (usa um fluido que não é água). No entanto o ar condicionado, é muito mais que isso, existem então unidades que funcionam a água e nesse caso já precisa uma bomba de calor ou (chiller e caldeira). Poupa no consumo mensal por causa da escala da instalação, pois consegue ter eficiencias maiores, não tem limitações com distâncias, enfim....um sem número de factores que podem condicionar essa escolha! Agora nem todos os hoteis tem esse sistema, muitos tambem usam a expansão directa.

Quanto ao considerar esse know how, tal como diz, é preciso ter know how para uma solução a água, porque exige dimensionamento de diversos acessórios, equipamentos e redes de tubagem, que muitos dos instaladores não tem. Daí optarem sempre pela expansão directa, ou soluções de plug and play.
    De qualquer das formas é uma solução também interessante que quando comparada à solução de pavimento radiante traz um associada a questão acustica dos equipamentos. Se tem possibilidade de instalar pavimento radiante para quente e frio, então aconselho vivamente, pois é a minha solução favorita.
  8.  # 8

Colocado por: RFAOfui ver o que usam os grandes consumidores de climatização do nosso país: Os Hóteis: usam Ar condicionado a água (!!!!). tentei junto de vários responsáveis compreender esta opção,

a resposta é muito simples: não precisa de grandes cuidados na gestão da potencia instalada sendo usual ter uma capacidade instalada de 50% em relação às necessidades totais da instalação, trocando por muídos se o somatório da potencia necessário é de 100Kw a central somente tem 50Kw ficando muito mais em conta que uma central de 100Kw, e os dias em que se vai notar a diferença são muito poucos,
    por outro lado um sistema a agua permite ter distancias de tubagem na casa dos varios kilometros, coisa impensável noutras soluções,

e os outros grandes consumidores de ar condicionado que são os centros comercias também só usam chiller´s e caldeiras para climatização, assim como os hospitais e QUASE TODOS os grandes edifícios de serviços,

para doméstico, a melhor solução actualmente é inquestionavelmente o piso radiante hidráulico, mas as outras soluções também têm a sua mais valia e a preferência de muitos utilizadores.
  9.  # 9

Muito Obrigado

Caro Fernando Ferreira: Muito Obrigado, desculpe, mas esqueci-me de referir a caixilharia: Rayneurs, com corte térmico, vidro duplo planistar com caixa de as de 16 mm... por aí penso que estou protegido. :) Quanto ao AC, fiz exactamente a mesma pergunta e asseguram-me que era mesmo AC e não ventiloconvectores.

Caro Powerenergie: muito obrigado, contudo quando questionei o barulho, referiram não ser perceptível, mas claro que nunca ouvi ninguém falar mal da donzela que leva ao lado :)!

Caro Jorge Alves: muito obrigado, pois assim faz mais sentido. Eu tinha o negócio fechado na solução indicada inicialmente, mas depois numa reunião pessoas queixaram-se dos custos e arrepiei-me !!! Tenho noção que o piso radiante é muito mais confortável, contudo levanta uma série de questões adicionais, como a madeira a usar no chão (tenho de investir mais no tipo de soalho), no tipo de instalação e também no comportamento perante o nosso clima, pois como isto anda, tendo um dia frio, seguido de um quente, não acaba por ser um desperdício de energia e recursos o piso radiante? nesse sentido e pelo que tenho lido nos amáveis comentários que tenho recebido, o melhor é uma solução com uma resposta mais rápida, que garanta consumos baixos...

que vos parece?

desculpem, mas não estou a por ninguém em causa, apenas a tentar levantar o maior numero de questões para tentar ter uma decisão firmada em conhecimento e experiências pessoais..

Obrigado
  10.  # 10

O meu testemunho:

250m2 (área útil!) no RC, com piso radiante para aquecimento e arrefecimento. Cave não climatizada, em que não há uma zona aberta (escadas) entre pisos. Bomba de calor. Temperatura de 20ºC constantes (próximo inverno vou experimentar reduzir em certas horas a ver se compensa).
    Casa com arquitectura que não favorece a "poupança", com muitas fachadas expostas, no entanto bem isoladas. Generalidade das fachadas com 6cm de XPS. Duas especialmente "sensiveis" isoladas com 6 de XPS (entre panos) + 4 de EPS (ETICS). Muitos pano envidraçados (Vidros baixos emissivos).
    Laje de Tecto isolada pelo exterior com 5 cm de PU e pelo interior (tecto falso) com 6cm de La de vidro.

Consumos: (infelizmente não tenho só do aquecimento,mas vou ver se instalo um contador dedicado)
    Nov+Dez 550€ ( aquecimento + AQS + consumos gerais de uma vivenda com tudo eléctrico)
    Jan. + Fev. 600€

Dá para ter uma ideia. Quando agora nestes meses chegar a conta vou ficar com uma ideia ainda mais correcta, pois passo a ter uma noção qt a casa "gasta" sem o aquecimento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RFAO
  11.  # 11

Colocado por: RFAOo nosso clima, pois como isto anda, tendo um dia frio, seguido de um quente, não acaba por ser um desperdício de energia e recursos o piso radiante? nesse sentido e pelo que tenho lido nos amáveis comentários que tenho recebido, o melhor é uma solução com uma resposta mais rápida, que garanta consumos baixos...

Tipicamente as temperaturas de conforto definidas são 21ºC para o Inverno e 24ºC para o Verão. Se depois de um dia de frio vier um dia de calor, penso que 21ºC acaba por ser fresco. Por isso na minha opinião, não existe esse problema, porque simplesmente vai ter o pavimento desligado. No entanto, a maior parte das pessoas quase que invertem estas temperaturas porque procuram conforto nos 5 primeiros minutos que entram em casa, não deixando adaptarem-se à temperatura. N nesse caso pode não ter a resposta rápida que procura, mas lá está, como em tudo na vida, é tudo uma questão de compromisso.
  12.  # 12

Colocado por: RFAOpois como isto anda, tendo um dia frio, seguido de um quente, não acaba por ser um desperdício de energia e recursos o piso radiante?

isto é se a habitação não tiver um BOM isolamento térmico, por outro lado e apesar de ter uma estabilidade térmica no interior vai sentir SEMPRE uma diferença em relação ao exterior e daí sim poder sentir algum desconforto que é por causa do ambiente exterior,
    como isto somente acontece na meia estação em que os sistemas até estarão desactivados, não me preocupava muito com isso,

preocupava-me mais com os consumos ANUAIS e com o conforto perto dos extremos em que não tem uma grande variação térmica exterior mas sim uma grande necessidade de potencia BEM distribuída,

e mais uma vez o PRH é dos melhores neste capitulo.
  13.  # 13

Colocado por: RFAOno comportamento perante o nosso clima, pois como isto anda, tendo um dia frio, seguido de um quente, não acaba por ser um desperdício de energia e recursos o piso radiante? nesse sentido e pelo que tenho lido nos amáveis comentários que tenho recebido, o melhor é uma solução com uma resposta mais rápida, que garanta consumos baixos...

Um bom sistema bem regulado antecipa isso tudo.
    Posso lhe dizer que nos meus termostatos nunca vi variações superiores a 0.2ºC para cima ou para baixo dos 20ºC. Excepto nos dias de sol em que com todo o vidro que tenho eu levantava os estores todos para aproveitar aquele calorzinho de borla, e facilmente elevava a temperatura da casa uns 3 a 4ºC.
  14.  # 14

Muito Obrigado Jorge Alves, Powerenergie e Pedro Azevedo78

O Pedro Azevedo78, confirmou os meus receios: 600 euros em 2 meses não me parece ser um sistema económico. Outros amigos relatam ainda mais, por isso o Pedro deve estar a ser bem inteligente na gestão do seu sistema.
    A minha casa é mais ou menos identica, pelo que a sua experiência foi particularmente útil. Muito obrigado.

Pelo que percebo, mais do que a climatização o Key sucess está no isolamento, pelo que se investirmos em isolamento, quase que a climatização passa a ser acessória, pois a habituação será capaz de evitar perdas ou entradas e manter temperaturas confortáveis sem dispendio de energia. Há mais alguma ideia para reforçar o isolamento? Desse ponto de vista, o piso radiante é útil pelo conforto que transmite à habitação, sendo o investimento usado para ter esse conforto. No fundo, e permitam-me a comparação grosseira, é como ter um VW ou um audi, o motor até é o mesmo, mas há diferenças nos acabamentos!!!

Por tudo o que tenho lido, partilhado e reflectido, acho que as conclusões, podem ser sistematizadas mais ou menos desta forma:
    1. Isolamento fundamental;
    2. Partindo do principio que 1. é assegurado, o PRH é melhor solução no conforto;
    3. Se quisermos gastar pouco dinheiro em electricidade, e partindo de 1. assegurado, outras possibilidades que apenas regularizem a Tº interior rapidamente, podem fazer mais sentido no que diz respeito à poupança mensal em electricidade.

Concordam?

Muito Obrigado

RFAO
  15.  # 15

Colocado por: RFAOO Pedro Azevedo78, confirmou os meus receios: 600 euros em 2 meses não me parece ser um sistema económico. Outros amigos relatam ainda mais, por isso o Pedro deve estar a ser bem inteligente na gestão do seu sistema.

A minha gestão não podia ser mais simples. Sempre 20ºC. Há quem utilize temperaturas mais baixas durante certas horas e depois as de conforto noutras, mas como os meus horários são muito erráticos, nunca entrei por aí.
    Quanto aos custos, não esqueça que esse valor é para toda a energia da casa. Estamos a falar das AQS (paineis solares com apoio da bomba de calor), 2 frigorificos, forno (muito utilizado), placa indução, microondas, bastantes luzes exteriores ligadas em todo o período nocturno, bomba para o poço, etc, etc, etc.
    Ah, e um termoventilador (2000W) que a minha mulher faz questão de ligar sempre (sempre mesmo!) na casa de banho esteja a temperatura que esteja! :)
    Também acho muito! Mas em função do que vejo com outros sistemas para o mesmo nível de conforto, já não acho tanto...

Colocado por: RFAOPor tudo o que tenho lido, partilhado e reflectido, acho que as conclusões, podem ser sistematizadas mais ou menos desta forma:
    1. Isolamento fundamental;
    2. Partindo do principio que 1. é assegurado, o PRH é melhor solução no conforto;
    3. Se quisermos gastar pouco dinheiro em electricidade, e partindo de 1. assegurado, outras possibilidades que apenas regularizem a Tº interior rapidamente, podem fazer mais sentido no que diz respeito à poupança mensal em electricidade.

Completamente de acordo.
    Uma casa bem isolada com um bom sistema de AC, regulado com base nos horários em que estão em casa, certamente terá consumos inferiores.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 25 maio 2012

# 16

Colocado por: RFAO600 euros em 2 meses não me parece ser um sistema económico

Isto deve dar uns 250 euros para a bomba de calor por mês. Não me parece muito exagerado, considerando que a casa está sempre nos 20 graus.

Se a temperatura for regulada para os 18 graus (parece-me uma temperatura confortável no Inverno) os consumos devem descer bastante... lá para os 200 euros por mês..

De qualquer forma, "não há almoços grátis".

0.0212 seg. NEW