Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos
    Tenho um apartamento com cerca de 100m2 equipado com radiadores eléctricos de fluído térmico marca Acesol.
    Em relação a estes equipamentos nunca tive grande razão de queixa, a não ser que para actualmente ter o conforto que desejo já me sai um pouco caro.
    Infelizmente com a evolução das tarifas de electricidade que já senti este inverno e com o fim dos contadores bi-horários previsto estou a pensar em alterar o meu sistema de aquecimento.
    Uma vez que tenho pré-instalação para aquecimento central e como tenho possibilidade de arranjar gratuitamente parte da lenha que poderei vir a consumir coloquei a seguinte hipótese:
    Solução 1 - Recuperador de calor e respectivos radiadores a água, assim como a possibilidade de colocar um depósito para me aquecer água para banhos etc.

Entretanto também me falaram noutra opção:

Solução 2 - Recuperador de calor a pellets a funcionar a ar, basicamente segundo me explicaram o recuperador tem tubagens para as várias divisões e envia o calor pelas mesmas.
    Como sou um leigo na matéria, o investimento é grande e prevejo grande dificuldade em vender os meus actuais radiadores quero ter a certeza de que vou ter melhorias a nível de economia mas também e esta parte é muito importante ao nível de eficiência e conforto.
    Agradecia que alguém me esclarecesse sobre a melhor opção a tomar e inclusive se existem outras mais viáveis.
    Obrigado
  2.  # 2

Viva.

A melhor soluçao é a 1..
    Primeiro: porque arranja lenha com facilidade, logo nao precisa de gastar dinheiro a comprar pellets..
    Segundo: o recuperador de aquecimento aquece lhe a casa toda atraves de radiadores, ao mesmo tempo instala um acumulador de agua e tem agua quente para banhos sem gastar outro tipo de energia ou equipamento..
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Atzlee
    • eu
    • 22 maio 2012 editado

# 3

A melhor solução, tal como já lhe disseram, é a solução 1. Sem dúvida que, dada a evolução do custo da energia, a lenha vai voltar a ser um combustível popular. Felizmente o nosso País é rico em lenha.

Mas tem que escolher um modelo de recuperador com alguma qualidade que lhe garanta durabilidade e também um bom rendimento.
  3.  # 4

Muito obrigado pelo esclarecimento, vai de encontro ao que eu pensava.
    Quanto a orçamento, espero que me seja dado até ao final da semana e posteriormente gostaria de solicitar a V/ opinião sobre o mesmo.
    Em relação ao recuperador, os que me estão a ser aconselhados são da marca Solzaima, mais concretamente os modelos "Ecofogo" e "Zaima".
  4.  # 5

quando começar a levar a lenha as costas pelo predio acima vai deixar de pensar que é a melhor solução!!!! =) tudo depende!
  5.  # 6

Colocado por: Sergio Rodriguesquando começar a levar a lenha as costas pelo prédio acima vai deixar de pensar que é a melhor solução!!!! =) tudo depende!
    Discordam deste comentário:fatz

Boa tarde
    Agradeço a preocupação, mas como deverá imaginar esse problema não se coloca só com lenha pois qualquer pessoa que viva num apartamento tem que carregar muitas coisas pelas escadas acima, a começar pelas compras e pelos filhos...
    Além do mais se verificar o meu pedido de esclarecimento, constata que a minha preocupação se coloca com a parte económica e com a eficiência do equipamento.

Atenciosamente

AF
  6.  # 7

Boa noite

Aconselho o da marca albicalor.
    1-sao fabricantes portugueses
    2-tem modelos mais bonitos
    3-os da solzaima so tem 30lts de agua enquanto que os da albicalor tem 64 lts, logo tem mais rentabilidade.
    4-preços entre eles sao quase iguais..

Cump.
  7.  # 8

Obrigado pela opinião, embora ache que a marca Solzaima também é portuguesa.
    Sabe dizer-me onde posso encontrar preços da marca que me indicou?
    Não tinha falado numa 3ª opção que entretanto me foi colocada.
    Igual à opção 1 mas com recuperador a pellets
    Podem dizer-me quais são as diferenças em relação à mesma opção a lenha?
    Disseram-me que o preço é muito superior e que exige manutenção periódica, é verdade?
    É que esta opção agrada-me pela comodidade dos pellets e pela possibilidade de poder ser programado, mas só é viável para mim se não houver grande diferença de preço em relação à lenha.
  8.  # 9

Muito obrigado a todos pela ajuda, provavelmente irei optar pelo recuperador a lenha, mas será uma obra para fazer lá para o início de Setembro, entretanto vou mantendo o Fórum informado da evolução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • Atzlee
    • 19 junho 2012 editado

# 10

Boa tarde

Após fazer algumas contas cheguei à trsite conclusão:
    Investimento em recuperador de calor e respectivos radiadores a água, com a possibilidade de colocar um depósito para me aquecer água para banhos.
    +
    Retorno da venda dos aquecimentos eléctricos
    +
    Poupança em energia eléctrica anual
    +
    Gasto em lenha anual
    Para recuperar o investimento necessito de cerca de 8 anos

A minha questão é, se algum dos participantes no fórum tem este sistema instalado e apelando à vossa experiência própria:
    Se esta opção de aquecimento é realmente eficiente no que respeita a aquecer um apartamento?
    Pois o meu problema actual é que o meu aquecimento eléctrico para manter um factura eléctrica mais ou menos viável não atinge a qualidade que eu desejo, que seria basicamente "andar de t-shirt".

Desde já o meu obrigado a todos
  9.  # 11

8 anos??? e é uma triste conclusão? eu diria que é uma óptima noticia, está no limite daquilo que é considerado um retorno de investimento viável!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 12

Posso não me ter explicado bem, a minha principal preocupação é justificar a troca que estou a fazer, isto é, gastei 3500€ nos meus aquecedores eléctricos em 2006, agora provavelmente vou gastar mais 4000€, como é lógico não estou propriamente a pensar na poupança a curto prazo, pois com esse valor consigo pagar o meu consumo de eletricidade nos próximos 4 anos, o que eu quis dizer é se realmente este sistema é eficiente pois se for para manter a casa "temperada" então não gasto o dinheiro.
    O que eu quero é realmente ter a casa QUENTE, daí querer a opinião dos membros do Fórum que tem este tipo de aquecimento, para não gastar o dinheiro e ficar na mesma.
  11.  # 13

[pub][/pub]

Estamos ao seu dispor para lhe informar e indicar quais as melhores soluções existentes no mercado e aquelas que melhor se adequam a si.... Se estiver interessado contacte-nos.

www.hotmatik.com
    [email protected]
    Telf: 252 957 653
  12.  # 14

Para aquecimento central um recuperador a lenha é uma solução da qual eu sou adepto, no entanto este tipo de aquecimento tem a vantagem de ser económico e a desvantagem de não ser prático na utilização principalmente em apartamentos. Se pretende chegar a casa de inverno e sentir um ambiente confortável, com o recuperador vai demorar um pouco porque terá de o acender e esperar que aqueça. Pondere na solução de uma Termoestufa a pellets. As novas soluções a pellets têm excelentes acabamentos que se integram em qualquer apartamento com a vantagem de virem totalmente equipados ao contrário dos recuperadores a lenha que para além do custo do recuperador ainda tem de ser equipado com sistema de circulação de água e segurança, tudo somado não haverá diferenças de preços entre uma termoestufa e um recuperador. Já existem no mercado bons recuperadores com rendimentos que conseguem chegar aos 80%, uma termoestufa a pellets já ultrapassa os 95% de rendimento (Exemplo: As novas AQA S da UNGARO) com a vantagem de ser automática, fazer o aquecimento a ar ventilado no local onde está instalada, aquecer a água para o sistema de aquecimento central e ainda fazer águas quentes sanitárias, com consumos que não se comparam com a lenha.
  13.  # 15

Boa tarde

Alguém me pode explicar qual é a diferença entre ter um recuperador com um depósito de 30 litros e um de 50 por exemplo.
    Em que é que se traduz essa diferença?

Obrigado
  14.  # 16

Bom dia

Alguém me pode esclarecer a dúvida acima?

Obrigado
  15.  # 17

Boa tarde a todos

Continuando na minha caminhada na escolha da melhor opção para o meu apartamento, deram-me recentemente um orçamento para uma estufa a pellets Marca Red (MCZ) Modelo compact 24 de 22kw.
    A escolha deste tipo de modelo tem uma simples explicação, se optar por estufa a pellets será para ficar na divisão de arrumos, junto à máquina de lavar roupa, dá estar apenas preocupado com a eficiência em detrimento do aspecto.
    Tenho algumas dúvidas que gostaria que me ajudassem a esclarecer:
    Qual é a potência ideal para um apartamento com 96m2 e cerca de 55 a 60 elementos de radiador?
    A 2ª questão é o consumo das pellets, que me continua a assustar um pouco pois a 8 horas x 15 kg temos 3,5 € dia, se pensar que tudo somado posso ter o aquecimento em funcionamento cerca de 14 horas já começo a duvidar da poupança.
    Em relação a estufas com as características eficiência em detrimento de aspecto conhecem outros modelos?

Muito obrigado
  16.  # 18

Boa noite
    Após ter finalmente tomada uma decisão sobre o aquecimento a instalar está na altura de dar o meu feedback e mais uma vez pedir ajuda.
    Optei por um recuperador Solzaima Mytho, que mais não é que um Ecofogo com uma porta diferente. O sistema de radiadores é com circuito aberto.
    Após cerca de 2 meses de utilização:
    Pontos positivos- Ao nível de temperatura bastante bom, com um ambiente muito agradável, podia ser melhor mas devido aos problemas que descrevo a seguir…
    - O descanso de não me preocupar com o consumo de lenha.
    - Apesar de o carregar antes de me deitar, cerca das 23:30 fica a a arder até por volta das 3 da manhã, mas mesmo assim o ambiente mantem-se bastante agradável, mesmo durante o dia e quando a minha esposa chega a casa por volta das 17:30.

Neste link coloco algumas fotos e um filme para verem o fumo no recuperador.Fotos recuperador

Ponto negativos
    O equipamento (Foto 1) foi instalado e testado com lenha de pinho no início de Setembro, ardeu durante cerca de 1 hora sem nada que parecesse fora do normal.
    No início de Outubro, porque o tempo começava a arrefecer e a vontade de experimentar o equipamento para ver a sua eficiência também era muita, começámos a acender diariamente o recuperador e aí começaram os problemas.
    No 1º dia após bastante dificuldade para o acender apercebi-me que o fumo ficava a rodar dentro do recuperador apesar do registo da chaminé estar aberto e a entrada de ar secundária também.
    Nesse dia foi praticamente impossível conseguir que ardesse normalmente, contactei o instalador que se disponibilizou imediatamente para tentar resolver o problema, após ver o recuperador a funcionar ficou com a mesma impressão que eu já tinha, ou seja, não estava a puxar como devia.
    No dia seguinte, e apesar de já ter uma chaminé de 5 metros, uma vez que o prédio onde vivo tem os blocos de apartamentos em escada como podem ver pela fotos em anexo, colocou mais um metro de chaminé (gratuitamente), ficando assim com 6 metros.
    Tinha deixado uma pequena abertura por baixo do recuperador para colocar lenha e optámos por cortar a cobertura em pelladur (foto 3 e 4).
    Estas alterações melhoraram um pouco o desempenho do recuperador que passou a aquecer toda a casa com boa eficiência, com um pequeno senão.
    Apesar do desempenho ter melhorado não fiquei de todo convencido com a forma como o recuperador ardia e o mesmo se passou com o instalador e passo a explicar o que se passa actualmente.
    A lenha que utilizo é de carvalho e eucalipto, cortada em Março e a secar todo o verão.
    O problema é que o recuperador continua a ter muita dificuldade para puxar. Quando necessito de avivar o lume ao abrir a entrada de ar secundária ao contrário do Modelo Zaima por exemplo, no Mytho o lume não aviva e não acontece rigorosamente nada, se abrir o registo da chaminé melhora um pouco mas se o fechar completamente vai diminuindo a chama e passado alguns minutos fica apenas em brasa, isto implica que tenha de ter estes dois registos sempre abertos para que a lenha vá ardendo mais ou menos.
    Não seria um problema pois a casa está relativamente quente, se isto não me obrigasse a estar permanentemente a vigiá-lo e a ir mexendo na lenha para se manter aceso.
    Na maior parte dos dias a única forma que tenho de avivar é desbloqueando a alavanca de fecho, nem é necessário abrir a porta, basta aliviar a pressão da porta para aí sim começar a puxar. Logicamente esta não é uma opção segura, viável e prática.
    Outro motivo de preocupação é o aspecto interno do recuperador (fotos x e x).
    Segundo me informou o técnico instalador após alguns dias de utilização a tinta descascaria completamente ficando com um aspecto limpo, mas não é o caso.

Soluções dadas pela Solzaima
    1. – Verificar entrada de ar primária. A válvula de temperatura do regulador de combustão está regulado para 90º e a válvula que aciona a circulação de água para 50º está
    2. A abertura por baixo do recuperador também é suficiente.
    3.Liguei durante 15 minutos o exaustor e estive sempre a controlar o recuperador não notei diferença rigorosamente nenhuma.
    4. As minhas janelas são de correr e não vedam muito bem, de qualquer forma abri ligeiramente uma durante cerca de 10 minutos e também não notei diferença nenhuma.
    O que não consigo perceber, é porque é que se abrir a entrada de ar secundária não entra ar e se destrancar a porta, sem abrir mantendo-a encostada parece que tenho uma ventoinha ligada.
    É um contra-senso pois a entrada secundária são vários furos abertos, enquanto com a porta nem chego a abri-la apenas a destranco.
    Neste momento já pensei colocar uma campânula giratória na chaminé ou aumentar mais um metro na chaminé mas o instalador não está muito crente que vá resultar.

Curiosidade - Ao fim de 4 a 5 horas aceso lá começa a arder normalmente e posso finalmente sentir a temperatura a subir e a casa bem quente, podendo até fechar nessa altura o registo da chaminé quase todo. O problema é até chegar a esse ponto…
    E mais outro ponto negativo – Apesar de em teoria neste modelo o vidro não se sujar com facilidade, o meu após 4, 5 dias fica completamente sujo e é um cabo dos trabalhos para o limpar.

Não sei mais que fazer mas já me começa a faltar a paciência para estar permanentemente de volta do recuperador e quando pensava passar umas noites sossegado no sofá a aproveitar o bom ambiente acabo por estar de volta do recuperador.
    Agradeço desde já a opinião de todos para resolver este problema.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vladis
  17.  # 19

Colocado por: fatzA válvula de temperatura do regulador de combustão está regulado para 90º

essa valvula foi regulada com o fogão acesso?
  18.  # 20

Colocado por: Sergio Rodrigues

essa valvula foi regulada com o fogão acesso?

Não, foi regulada com ele apagado.
    Mas eu abro manualmente a entrada de ar primária, que é regulada por essa válvula e apesar de melhorar a combustão não é nada de especial.
    Mas acha que a válvula devia ser regulada com o recuperador aceso?

0.0285 seg. NEW