Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Claro, mas como é lógico nem sequer estaria a ponderar este investimento se o condomínio não o autorizasse. :)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  2.  # 82

Boa noite

Tenho 2 orçamentos para a instalação de uma bomba de calor em que a única diferença e a bomba circuladora.
    Num deles é uma grundfos Alpha2 25-40x180, no outro é uma Grundfos UPS2 25-40/60 130, gostava de saber qual é a diferença/vantagem entre elas.
    Muito obrigado
  3.  # 83

Colocado por: fatz2 orçamentos para a instalação de uma bomba de calor

qual é a bomba de calor?
    • Atzlee
    • 25 julho 2014 editado

# 84

Deram-me duas opções uma mitsubishi com 8kw com unidade interior e exterior e outra daikin, salvo erro com mais um pouco de potência.
  4.  # 85

Nenhuma delas precisa de circirculador auxiliar.
  5.  # 86

Então mas já trazem bomba circuladora?
  6.  # 87

Colocado por: fatzEntão mas já trazem bomba circuladora?
    sim.
    • Atzlee
    • 25 julho 2014 editado

# 88

Então não percebo como é que ambos colocaram a bomba, será por eu ter radiadores normais, e terem que ser sobredimensionados?
  7.  # 89

Colocado por: fatzEntão não percebo como é que ambos colocaram a bomba, será por eu ter radiadores normais, e terem que ser sobredimensionados?
    propuseral circulador e tambem devem ter proposta deposito de inercia, porque e mais facil de fazer e nao lhes da problemas de caudal, a parte chata e que consome um bocado mais que o normal.
    • Atzlee
    • 25 julho 2014 editado

# 90

Depósito de inércia não, só se colocam e não aparece especificado no orçamento. Quando fala em consumir um pouco mais que o normal refere-se a quê concretamente Sr Jorge, água ou electricidade? E neste caso a diferença entre estas bombas tem alguma influência?
  8.  # 91

Para levar circulador auxiliar obrigatoriamente tem que levar ou um deposito de inercia ou um separador hidraulico, como estamos a falar de 350€ a 600€ de material, nao e o tipo de coisas que nao se especifica.
    Claro que estou a assumir que as propostas sao coerentes e sem erros, o que nem sempre se verifica.
  9.  # 92

Tenho que ver isso e em relação à questão do consumo Sr Jorge, a que é que se referia e que diferença poderia ter em termos monetários na utilização de uma ou outra bomba circuladora?
  10.  # 93

Colocado por: fatzQuando fala em consumir um pouco mais que o normal refere-se a quê

a energia primaria, electricidade.

Colocado por: fatzdiferença poderia ter em termos monetários na utilização de uma ou outra bomba circuladora?

a diferença ainda pode ser substancial pois o circulador Alpha2 é considerado o mais eficiente do mercado com um consumo medio anual de 44Kwh,sendo que o UPS pode chegar aos 90Kwh por ano,

mas mais uma vez nenhum deles é essencial para as bombas de calor propostas.
  11.  # 94

Bom dia, aproveitando este tópico, queria deixar aqui uma dúvida.
    Tenho um familiar que instalou um bomba de calor e painéis solares. Nos últimos dias (com este tempo) tem tido dificuldades em ter água quente apenas com os painéis solares, como tal tem ligado a bomba de calor para aquecer água para AQS.
    A minha questão prende-se com a forma como está a utilizar a bomba, pois não a tem ligada permanentemente, liga-a apenas para levar a água até aos 35, 40º e volta a desligá-la, isto em períodos de 45 mns a 1 hora uma vez por dia.
    A minha dúvida é se isto é mau para o equipamento e se economicamente é viável, o que ele me diz é que nesse período gasta no máximo 2 kw.

Obrigao
  12.  # 95

Boa noite a todos. Dando cumprimento ao que nos é solicitado quando abrimos um tópico, aqui fica o resultado prático da minha opção pela instalação de uma bomba de calor no meu apartamento.

Condições:

Bomba de calor Cobaltherm Viana 65 7,7 kw com unidade exterior Mitsubishi
    8 radiadores num total de 85 elementos.

Sala, Hall e Cozinha - Temperatura de 21º das 18 às 23hrs - 19º das 23 às 18hrs. 2ª a 6ª feira. 21º m média ao fim de semana
    2 Quartos - 21º das 21 às 07 hrs. 18ª das das 07 às 21hrs. Diariamente
    Escritório - 19º Normalmente
    Casas de banho - 19º normalmente e 22º durante o banho +- 1 hora.

Após 43 dias o consumo total da habitação deu uma média de 4,7€ IVA incluído, para uma fatura mensal (21NOV a 21DEC) de 169,70€.
    De salientar que à 4ª feira é dia de passar a ferro +- 2 cestos de roupa e que utilizo 2 a 3 vezes por semana o forno.
    Em anexo envio o ficheiro com os valores:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
    • Atzlee
    • 24 dezembro 2014 editado

# 96

Uma última questão que gostava de deixar.
    No caso de uma ausência do apartamento, por exemplo durante uma ou duas semanas, qual será a melhor opção:
    Desligar a bomba de calor ou deixá-la a funcionar a uma temperatura baixa (ex: 15º).

Obrigado

0.0296 seg. NEW