Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      lmart
    • 22 maio 2012 editado

     # 1

    Boa tarde a todos os seguidores do fdc.
    É com satisfação, entusiasmo, curiosidade, interesse e vontade de aprender que tenho vindo a seguir este fórum desde setembro de 2010, já o tendo visitado, para meu espanto, mais de 900 vezes.
    A minha participação no mesmo tem sido apenas como leitor e aprendiz das questões associadas à mais variadas discussões que nele se encontram, tendo em conta que o meu contributo seria insignificante nas várias temáticas face ao nível de conhecimentos que detenho nas várias áreas comparativamente com outros membros do fórum, significativamente mais participativos e experientes do que eu.
    Como refere o título desta discussão que hoje início, chegou o momento de partilhar convosco um esboço de um projeto que espero poder concretizar no Baixo Alentejo (próximo de Beja) e que pretende vir a ser a habitação permanente do meu agregado familiar de 4 pessoas.
    Embora tenha recorrido aos préstimos de um gabinete de arquitetura que tem vindo a cumprir com os critérios que foram definidos à partida, resolvi partilhar o projeto no fórum uma vez que tenho assistido a comentários que têm contribuído para que muitos projetos se alterassem e melhorassem significativamente em termos de funcionalidade, compartimentação, etc.
    É um passo muito importante na vida de todos aqueles que resolvem aventurar-se a construir ainda mais na época de crise que estamos a atravessar.
    Por isso, aqui estou para vos escutar com muita atenção, respeito e humildade para que possa melhorar este estudo.
    Trata-se de um lote de terreno que é topograficamente plano com uma área aproximada de 950 m2. Tem algumas condicionantes: tem um alinhamento a cumprir a poente definido no loteamento (3m de afastamento em relação ao passeio) e tem a presença de uma estrada nacional algo movimentada (para o Baixo Alentejo) a nascente com uma cota de 2m acima do nível do lote. O lote é contíguo a norte e a sul com outros lotes para habitação unifamiliar.
  1.  # 2

  2.  # 3

    Com dimensões exteriores
  3.  # 4

    Mais uma imagem com dimensões exteriores.
  4.  # 5

    Boa tarde,

    Esse projeto parece feito num programa tipo floorplaner. De qualquer maneira acho que terá de mandar rever uma data de coisas, vou falar apenas em algumas, uma vez que outros virão dar a sua opinião.

    . Excesso de compartimentações e excesso de área de circulação. [um bom desenho evitaria isso]
    . tem duas IS viradas para o corredor dos quartos [acredito que seja má colocação das portas e uma seria da suite]
    . Esses corredores em L, quase parece uma maratona para chegar da sala ao quarto 4
    . Tenha cuidado com as acessibilidades nesses corredores
    . Olhe para o desenho da planta....já viu a confusão e desorganização desses espaços, tanto recorte.

    Há muito mais apontar, mas sem saber envolvente e alçados é complicado.

    Opinião, o seu projeto não foi feito por um arquiteto, por isso peça ao seu gabinete para contratar um, ou mude de gabinete.

    Cumprimentos e boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
  5.  # 6

    Boa tarde Sr. Nuno,
    em primeiro lugar quero desde já agradecer os seus comentários.
    Efetivamente o software que utilizei para colocar as imagens no fdc foi o sketchup uma vez que ainda não tenho em minha posse o pdf que me será facultado pela arquiteta com esta versão do estudo.
    Com base no seus comentários que são sem dúvida pertinentes, vou procurar explicar um pouco o que alicerçou esta versão do estudo.
    - Em relação à envolvente faço uma breve referência na introdução à presença de uma estrada nacional a nascente pelo que procurou-se criar alguma privacidade no lote através do próprio edificado criando-se um "pátio" que poderá ser complementada com vegetação.
    - Ao afastar a zona privada da social criaram-se infelizmente uma A.C. significativa (corredores com 1,2 m de largura) o que implica também um afastamento do quarto 4 relativamente à sala. Não se encontrou para já outra solução para ter os 3 quartos principais à nascente ao mesmo tempo que estes se afastam da estrada nacional.
    - Em relação à compartimentação, uma vez que se trata de uma casa térrea não é de todo fácil evitá-la ao mesmo tempo que se enfatiza a orientação solar desses mesmos compartimentos (3 quartos, escritório, hall, sala de estar/ jantar).
    - A intenção das 2 I.S. no corredor dos quartos é servir de apoio aos 3 quartos uma vez que só pretendemos 1 suite.
    Estou muito grato por esta primeira participação uma vez que estou completamente receptivo a qualquer comentário/ sugestão que me possa ser facultado e que contribuirá no análise final de todos os contributos para melhorar o projeto.
    Mais uma vez obrigado pelos seus comentários.
    Cumprimentos.
    lmart
  6.  # 7

    Imart

    hesitei antes de escrever alguma coisa, mas gostava de lhe dar uma sugestão:

    experimente contactar outro gabinete mas não mostre nada de desenhos, diga apenas o que quer e as tais condicionantes que referiu.
    já agora em termos de condicionantes, duvido que a unica seja os tais 3 m, deve concerteza haver um poligono máximo de implantação definido na planta sintese do loteamento.
    trata-se de um investimento significativo e deve ser mais exigente com a sua futura casa por isso recomendo vivamente que faça essa experiência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
    •  
      lmart
    • 22 maio 2012 editado

     # 8

    Boa tarde marco1,
    muito obrigado pelo seu comentário,
    de facto existe um polígono máximo de implantação de 10 x 20 (sendo 10 o lado à poente) pelo que será necessário proceder à alterações relativamente ao polígono e à área máxima de construção (o que já foi feito por outros moradores).
    Em relação a contactar outro gabinete, não gostaria de mudar uma vez que a arquiteta que está a desenvolver o projeto é uma pessoa que prezo bastante e tem demonstrado total disponibilidade para proceder à qualquer tipo de alteração e reformulação por isso aqui estou no fdc para ouvir muitas opiniões e determinar em que medida este estudo prévio deve ser alterado e melhorado.
    Mais uma vez obrigado pelo seu comentário.
    Cumprimentos.
    lmart
  7.  # 9

    Colocado por: lmartpara ter os 3 quartos principais à nascente


    Porque nao coloca os quartos principais virados a sul? Dessa maneira, poderia reduzir em metade a area de circulacao na zona dos quartos.

    Nao gosto mesmo nada da area social da sua casa, muito compartimentada e cheia de corredorzinhos. Gostaria muito que a sua sala fosse mais facilmente acessivel, em vez de ficar ao fundo de um corredor. Poderia ser mais aberta tambem, um verdadeiro espaco de convivio. A sua sala actual parece a da mia Ti Helena, que foi feita em 1980 com dinheiros ganhos na Alemanha.

    Por fim, nao conheco o conteudo da sua conta bancaria, mas... um T5+1 com 4 casas de banho nao e' demasiado grande para uma familia de 4 pessoas? :-)
  8.  # 10

    Imart

    vai-me desculpar mas qualquer outra implantação nesse terreno será sempre melhor do que tem ai.

    repare que os quartos não precisam de receber o sol de chapa logo pela manhã podem estar virados para sul mas com sombreamento tipo um alpendre ou pala.
    olhe uma sugestão
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 11

    Boa tarde Italiano,
    muito obrigado pelos seus comentários
    já tive oportunidade de o ler noutras discussões e permita-me que lhe diga costuma ser muitíssimo pertinente e exato nas sua sugestões.
    De facto colocar os quartos a sul é uma sugestão que me agrada também (tudo o que diminua a A.C para mim é excelente!). É uma solução que foi tentada inicialmente e que não resultou em pleno mas não está de todo desconsiderada.
    Temos algum receio de optar por uma sala demasiadamente aberta pelo facto de talvez não ser assim tão confortável durante todo o ano. Foi estudada a hipótese de integrar o escritório na sala separando-o do resto através de uma solução tipo "estante/ divisória" mas esta ideia foi abandonada por receio de não existir privacidade suficiente para poder trabalhar. Entrava-se diretamente na sala mas tinha que se passar pela sala para chegar ao escritório.
    Em relação ao nº de quartos 3 + escritório seria mais do que suficiente para nós mas temos família longe que quando nos visita tem necessariamente que ter quarto para ficar.
    Inicialmente estávamos a contar utilizar apenas 3 I.S. (1 na suite + 1 para os quartos + 1 social que serviria de apoio aos quartos também) mas esta versão do estudo implicou que a I.S. social ficasse muito afastada dos quartos pelo que optou-se por acrescentar mais uma I.S. mas reduzindo a área que estava destinada à I.S. anterior de apoio aos quartos.
    Em relação aos custos como é óbvio tudo o que puder contribuir para os reduzir é sem dúvida bem vindo.
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Cumprimentos.
    lmart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  10.  # 12

    Olá marco1,
    agradeço a sua atenção
    como referi ao italiano já houve uma tentativa de colocar os quartos a sul e nunca é tarde para colocar tudo de novo em cima da mesa. Vou tomar em linha de conta o esboço que gentilmente me facultou e sem dúvida pensar seriamente no assunto.
    Mais uma vez obrigado,
    Cumprimentos.
    lmart
  11.  # 13

    Uma casa de um só piso, com essa área de fachadas, não vai ter um comportamento térmico muito simpático.
    Concordam com este comentário: Martim Costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
  12.  # 14

    Boa tarde Imart,

    acho que ainda tem muitas dúvidas em relação ao que pretende para a sua futura casa.
    O desenho da sua planta está muito "verde" e por isso com muitas incongruências e situações pouco resolvidas, o que é natural.
    Converse com a sua arquitecta e mantenha a mente aberta, parece-me que pode ter algumas ideias preconcebidas que podem não ter razão de ser e que eventualmente complicarão a evolução do projecto.

    Cumprimentos,

    Rodrigo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
  13.  # 15

    Boa tarde AugstHill,
    obrigado pela sua participação,
    com efeito já me constou que a relação entre a área e o perímetro não é de todo favorável e que as consequências para o bolso são notórias. Já fui informado que com esta configuração a opção pelo desvão sanitário como forma de melhorar o comportamento térmico não é uma opção. É uma obrigação!
    Como não tenho hipótese de convencer a minha mulher a optar por 2 pisos e verdade seja dita com a área do terreno talvez não se justifique estou aqui no fdc para escutar todas as opiniões que porventura possam contribuir para melhorar o estudo nem que para isso tenha que mudar a configuração da casa evitando os recortes que tem, diminuindo o seu perímetro e procurando melhorar as suas prestações em termos de comportamento térmico.
    Obrigado pela seu contributo.
    Cumprimentos.
    lmart
  14.  # 16

    Boa tarde Rodrigo,
    de facto não é fácil ponderar tantas variáveis o que nos leva a querer ouvir outras opiniões no sentido de confirmar ou infirmar o que havíamos inicialmente pensado.
    Este fórum é imprescindível para pensar e repensar tudo antes de dar qualquer passo em frente.
    Obrigado pelo seu contributo.
    Cumprimentos.
    lmart.
  15.  # 17

    quem lhe disse que para melhoria termica era imprescindivel o desvão sanitário estava errado, nada melhor que um bom enrocamento e um massame no piso terreo para ter um bom isolamento termico ( isto se o terreno não for muito "alagadiço").

    repare bem no meu esboço e vai ver que não saindo de um poligono base de 10 x 20 consegue ter uma casa mais simples volumetricamente e com a sala e cozinha a usufruirem do patio posterior e talvez um quarto ou escritório.
    enfim com um simples jogo de 2 volumes desfasados pode perfeitamente ter uma casa de rc agradável, mais compacta e com menos desperdicio em circulações e menos labirintos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, lmart
  16.  # 18

    Uma pergunta. Porque é que gostam, em lotes desta dimensão, de ter a garagem na parte detrás do lote? Depois perdem uma parte significativa do terreno a fazer uma "estrada". Não seria melhor ter a garagem perto da entrada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart, JoseBlino
  17.  # 19

    marco, isso até pode estar correcto, mas há uns engenheiros mecânicos do Porto que discordam. De acordo com o RCCTE, as perdas lineares em fachadas em contacto com desvão sanitário variam entre 0,65 e 0,75 W/mºC, a que terá de ser somada a perda superficial do pavimento para o desvão. Se for sobre o terreno, a perda linear da fachada não varia muito, mas a perda superficial do pavimento passa a uma perda linear de 1.8 W/mºC (salvo erro, não tenho aqui as tabelas à mão). Se o perímetro for generoso, já se está a ver o resultado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, lmart
  18.  # 20

    ... Não vou comentar muito, já que este projecto foi alvo de consulta de preço ao meu Gabinete.

    Mas Luis, tenho de concordar com as sugestões do Marco1, nomedamente quanto à implantação/ apropriação do edifício no terreno. A sua arquitecta deveria rever isso. Mesmo mantendo o conceito dos dois volumes interligados- social e privado.
    A resolução da zona de garagem/ técnica também não me parece a melhor, face à configuração em planta do terreno. Angulos obtusos, são normalmente de evitar.

    Outra sugestão face ao terreno disponível, sua orientação solar e condicionantes da envolvente (que conheço), valeria a pena colocar um quarto + IS no piso +1 e eventualmente utilizar parte da cobertura para uma zona de estar/ contemplação. Dar-lhe-ia outra liberdade de implantação e seria mais consensual volumétricamente com os edifícios existentes no loteamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
 
0.0247 seg. NEW