Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 1

    Bom dia a todos os que tiveram a gentileza de participar neste tópico,
    após alguns meses de reflexão vimos desta forma apresentar-vos o estudo prévio que julgamos estar cada vez mais próximo da versão final da nossa futura casa.
    Foi em parte com base nos conselhos que obtivemos aqui no FDC que chegámos a esta versão que parece-nos ser mais adequada à nossa vivência.
    Mais uma vez espero que possam ajudar-nos mais um pouco com as vossas opiniões e alertas para que este projecto chegue a bom porto.
    Para facilitar em anexo o projecto implantado e cotado.
    Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
    Bem haja.
    lmart
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 2

    Agora o projecto em pdf implantado.
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 3

    E agora em pdf com as cotas.
    Obrigado a todos.
  1.  # 4

    Boas...
    O edificado está agora mais compacto/ optimizado face à suas exigências.
    A implantação continuo a achar desadequada, face à geometria do lote e face à possibilidade de desfrutar do logradouro. alinhe isso paralelo à extrema do parquemento/ acesso rodoviário.
    Não existe qq diálogo/ integração com o lote - zonas de lazer/ estar, sociais, chegada.. zonas privadas/ abertas, etc.. isso tem de estar pensado logo de inicio.
    Na planta:
    A cozinha vai ter pouca luz natural. Vai haver algum complemento/ claraboia?
    A porta de entrada.. com a janelita lateral... eu mudaria isso. Qual a proposta volumetrica actual?
    Penso que tem demasiadas IS, comuns... O quarto com 13.8m2, bem que merecia a IS privativa...



    Para já, tenho estes comentários.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
  2.  # 5

    Mais:

    - puxava a porta de entrada mais para o exterior
    - atenção aonde vai colocar os quadros elétricos e afins...
    - reforço: a o quarto de 13,8 deveria ter a IS privada (para quê ter 2 ISs sociais lado a lado?)
    - reforço: a cozinha não tem luz natural
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
  3.  # 6

    ... a zona de entrada/ escritório, cozinha, IS serviço/ Lavandaria.. está a precisar de ser revista/ optimizada. Isso com uns toques vai lá... a arquitecta que contratou, está a trabalhar nisto, ou é só um esboço vosso?
    ..A zona de "sombreamento"... está curta. Se servir a Sala, ainda mais. Se ficar assim que tenha pelo menos os 2.60m de profundidade.
  4.  # 7

    Agora sou eu :)
    - quanto às IS, acho que estão bem assim. 2 WC para 3 quartos, acho que está bem.
    - o closet na suite não fazia em L, faça armário corrido, é mais prático (falo por experiência, pois lá em casa o L é terrível, deu cabo do armário). Ainda por cima tem uma janela para iluminação natural, portanto, deixe aquele cantinho livre.
    - meta uma clarabóia na cozinha.
    - meta os quadros eléctricos ITED no armário do hall de entrada, o espaço que roubam ao armário da zona das máquinas é mais necessário que o espaço do armário do hall
    Concordam com este comentário: lmart
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 8

    Bom dia Arquitecto Pedro,
    mais uma vez obrigado pelas suas sugestões.
    Em relação à implantação e à possibilidade de efetuar uma rotação no sentido anti horário e uma ligeira translação de modo a estabelecer um paralelismo com a zona de acesso rodoviário, já tive oportunidade de me deslocar aos serviços camarários e tenho que forçosamente respeitar o alinhamento que aqui apresento uma vez que a frente do lote está numa curva, deve estar em consonância com o alinhamento dos lotes adjacentes e desta forma não posso optar por alinhar segundo qualquer um dos lados. A minha Arquitecta já me tinha sugerido isso mas depois de uma consulta nos serviços técnicos tive que me convencer que não iam aprovar essa proposta. Esta contingência limita-me muito a possibilidade de articular melhor a casa com o logradouro.
    Para a cozinha a solução encontrada para algum aporte de luz natural foi um utilizar um túnel de luz da Velux (passo a publicidade).
    Em relação a uma proposta volumétrica ainda não tenho nada.
    Para a porta de entrada a janelita foi só para dar alguma luminosidade ao átrio, não gostamos de portas duplas.
    Em relação as duas I.S.' s lado a lado, não queremos limitar o acesso à I.S. de 5.25 m^2 ao inclui-la no quarto uma vez que esse quarto é apenas de utilização pontual e somos permanentemente 4 em casa (casal + 2 filhos de idades díspares 4 e 12 anos) pelo que ficaríamos com um IS fechada e uma outra a servir de apoio a dois utilizadores.
    Mais uma vez obrigado pela ajuda.
    Bem haja.
    lmart
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 9

    Bom dia mafgod,
    obrigado pelos seus comentários.
    Vou certamente rever a situação da porta de entrada e provavelmente seguir o seu conselho.
    A colocação dos quadros electricos, ited´s e companhia naquele sítio foi só uma tentativa de aproveitar o espaço que é de dificil acesso no lado da lavandaria, o que me sugere?
    Para o caso da luz natural na cozinha e das I.S. sociais lado a lado, por favor veja a minha explicação no comentário que acabei de fazer ao Pedro Barradas.
    Mais uma vez obrigado pela sua ajuda.
    Bem haja.
    lmart
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 10

    Bom dia treladocao,
    muito obrigado pelos seus comentários.
    Vou desde já sugerir a alteração do closet à minha mulher.
    Muitíssimo obrigado.
    Bem haja.
    lmart.
  5.  # 11

    Colocado por: lmartBom dia Arquitecto Pedro,
    Em relação à implantação e à possibilidade de efetuar uma rotação no sentido anti horário e uma ligeira translação de modo a estabelecer um paralelismo com a zona de acesso rodoviário, já tive oportunidade de me deslocar aos serviços camarários e tenho que forçosamente respeitar o alinhamento que aqui apresento uma vez que a frente do lote está numa curva, deve estar em consonância com o alinhamento dos lotes adjacentes e desta forma não posso optar por alinhar segundo qualquer um dos lados. lmart


    Existem maneiras de fazer isso, dentro da legalidade...isto, se realmente está descrito essa condicionante no Reg. do Loteamento.
    Acho estranho ser voçê a falar com a arq.ª Judite (CMAljustrel) e não ser a sua Arquitecta.
    Como deve compreender, o teor e o resultado destas conversas "técnicas" não é o mesmo do que feitas pelos não técnicos ;)

    EDIT:
    Por exemplo...
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
      CorelCapture046.jpg
  6.  # 12

    Colocado por: lmartA colocação dos quadros electricos, ited´s e companhia naquele sítio foi só uma tentativa de aproveitar o espaço que é de dificil acesso no lado da lavandaria, o que me sugere?
    Colocado por: treladocao- meta os quadros eléctricos ITED no armário do hall de entrada, o espaço que roubam ao armário da zona das máquinas é mais necessário que o espaço do armário do hall


    Colocado por: lmartPara o caso da luz natural na cozinha e das I.S. sociais lado a lado, por favor veja a minha explicação no comentário que acabei de fazer ao Pedro Barradas.
    Hum.... uma janela da "Velux" apenas?!
    Trocar a zona da cozinha para o canto da sala junto à entrada está fora de questão...?
  7.  # 13

    imart

    lamentável que o tempo passa e já lá vão muitos meses e essa implantação continua uma coisa sem pes nem cabeça
    arquitectura é um todo e há melhor ou pior arquitectura mas não deixa de ser arquitectura um todo.
    tem-se reparado no seu processo que quando quer resolver a implantação falha no interior e quando quer resolver bem o interior "deixa para trás" a implantação, é confrangedor.

    ouça o Pedro, essa implantação desperdiça completamente todo espaço exterior e o seu potencial para vivencias ao ar livre
    quanto ao interior penso que mais coisa menos coisa já anda lá perto, aquela cozinha interior é que tem que ser trabalhado pois até regulamentarmente pode não ser aceite.
    outra coisa que eu evitava é a lareira no meio da sala. é uma solução que resulta bem quando há muito espaço.
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 14

    Boa tarde Arquitecto Pedro,
    mais uma vez obrigado pela sua participação.
    De facto a imposição que me foi feita foi de procurar respeitar o alinhamento, pelo que entendi da sua proposta, seria edificar um parede que simulasse uma "fachada" cumprindo assim algum tipo de alinhamento. É uma solução que já vi aplicada (em Castro Verde pelo atelier JBMG) e que me parece interessante. Salvo a irredutibilidade do gab. técnico cá do burgo, o que não me agrada nesta "torção" é o acesso rodoviário que fica condicionado à circulação de um veículo de cada vez impedindo que se um carro está estacionado o outro não pode entrar/ sair da garagem. Esta opção também limitaria o "rodoviário" ao restante logradouro.
    Já agora esqueci-me de dizer que aquando a minha conversa com o gab. técnico fui informado da zona non aedificandi de 10 m junto à berma da estrada nacional pelo que o posicionamento da casa + garagem não pode ficar nessa zona.
    Não obstante estas condicionantes é sem dúvida uma opção a ser muito bem ponderada e novamente auscultada (desta vez por técnicos) junto dos serviços oficiais.
    Muito obrigado.
    Bem haja.
    lmart.
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 15

    Boa tarde mafgod,
    a colocação da cozinha foi motivada pelos condicionantes que fomos impondo à Arquitecta, apesar do termos sidos avisados da possibilidade desta não ser aprovada naquela posição.
    Se colocássemos a cozinha no canto da sala junto à entrada teríamos que rever a forma de aceder à lavandaria; aos quartos; etc.
    Mesmo assim fico-lhe grato pelo aviso e vou continuar a pensar no assunto.
    Obrigado.
    Bem haja.
    lmart
  8.  # 16

    ... respondendo à questão. A solução em planta para implantação desta casa, face a estes condicionantes todos, não deveria ser um rectangulo. Não concorda?!

    PS: Mas este já é um assunto mais que debatido, desde o inicio do tópico.
    Essas torções, alpendres, pergolas, terraços, muros e muretes a "simular" qq coisa, podem ser adequados ou não. Depende da resolução global da edificação.
    Ainda não vi um conceito/ tema/ linha orientadora, o que lhe quiserem chamar, para o PROJECTO DE ARQUITECTURA... percebe onde quero chegar?
    Sem isto, num terreno desses, será sempre uma coisa qq lá poisada ;)
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 17

    Boa tarde Marco1,
    muito obrigado pela sua participação,
    De facto tem sido uma luta resolver tantas condicionantes que influem: na relação interior/ exterior da habitação (formato do lote vs formato da habitação); na sua vivência; nas nossa exigências (nº de quartos, IS, etc); nos problemas técnicos (térmicos aqui debatidos..); nos custos associados; etc.
    Gostava sinceramente de poder seguir a proposta do Pedro para "lograr" mais do logradouro mas não sei se vai ser possível (por favor veja a minha resposta ao Pedro).
    De facto esta implantação desperdiça muito o espaço exterior mas não sei se vamos conseguir resolver isso da melhor forma.
    Em relação à cozinha ser interior, também temos as nossa dúvidas quanto à sua aprovação.
    Como todos aqueles que participam no FCD vamos precisar de algum esforço, partilha e ideias para conseguir melhorar a envolvência/ organização da zona comum.
    O caso da lareira vai se sem dúvida novamente revista.
    Muitíssimo obrigado.
    Bem haja.
    lmart
    •  
      lmart
    • 25 março 2013

     # 18

    Boa tarde novamente mafgod,
    para solucionar o problema da luminosidade e arejamento da cozinha existem sempre soluções como esta que apresento. O problema é o custo que se lhe associa.
    Bem haja.
    lmart
      Claraboia.jpg
  9.  # 19

    Caro lmart,

    acho que está a precisar de acalmar e respirar fundo.
    As condicionantes, são o sal dos projectos de arquitectura, assim como os clientes são a pimenta;)
    Sem uma dose equilibrada destes dois condimentos, um projecto não tem sabor.

    Seguindo a dica do Pedro Barradas, se quer pousar um objecto com pouca relação (pouca e não, nenhuma) com a evolvente, até o pode fazer, mas para isso também é preciso ter em atenção como se faz.

    Parece-me que continua às voltas com a planta e ainda não tem um projecto de arquitectura (planta de implantação, plantas interiores, cortes, alçados e maquetes, que servem para testar as ideias e soluções no seu conjunto).


    Cumprimentos,

    Rodrigo

    Cumprimentos,

    Rodrigo

    PS- e se pode ter uma cozinha com luz natural pelo alçado porqu é que vai gastar dinheiro em clarabóias?! Não faz sentido! Mude essa cozinha de sítio, as imagens que retiramos da internet servem apenas para referência ( e por isso úteis) mas têm sempre de ser postas em causa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmart
    •  
      lmart
    • 26 março 2013 editado

     # 20

    Boa noite Arquitecto Rodrigo,
    muito obrigado pela sua participação.
    Acredite que tenho respirado fundo mais do que uma vez e como se costuma dizer tenho "dado tempo ao tempo" mas mesmo assim tem sido muito difícil chegar a um produto equilibrado e em consonância com as nossas pretensões.
    Talvez possa parecer inverosímil para alguns, mas acredite que têm sido feitos inúmeros esboços; variadíssimos avanços e recuos motivados por uma ou outra razão; muitas micro, meso e macro reuniões familiares e com a minha Arquitecta mas como já alguém disse aqui no FDC não existem projectos perfeitos apenas compromissos e pontos de saturação.
    Posso lhe dizer que neste período de tempo já "escrutinei" uma larga centena de projectos aqui no FDC; na internet com especial incidência em obras em Portugal; através de documentos que me foram fornecidos por familiares, amigos e pela minha Arquitecta. Já vi de tudo: bons, excelentes, extraordinários, péssimos, caricatos, alguns oriundos de Gabinetes de Arquitectura ou Atelier's de renome em que era impossível lá viver mas que ficavam tão bem retratados de branco imaculado nas revistas da especialidade. Mas como sabe melhor do que eu cada projecto deve ser único e adaptado a mundividência de cada um, por isso o copiar e colar não se recomenda.
    O que lhe posso afirmar é que continuo sempre com a sensação que tudo pode e deve ser melhorado até à exaustão mas como tudo na vida temos que chegar a um consenso e algum dia terei que dizer que já chega e que ou bem ou mal é assim que fica.
    Como é óbvio não quero com isto dizer que já chegamos a um produto final imutável, se assim fosse não estava aqui no FDC a solicitar a ajuda dos foristas. Penso que o que está hoje feito está substancialmente melhor do que o que foi apresentado anteriormente e exponencialmente melhor do que muita coisa do que ando por este país fora mas infelizmente tem os seus defeitos que gostava de limar o mais possível.
    Infelizmente acho que chegámos a um impasse e esgotamos muitas das opções que tínhamos face às condicionantes vs nossas pretensões.
    Acredite que gostava mesmo de seguir o seu conselho relativamente à cozinha e à possibilidade de ter luz natural pelo alçado ou o conselho do Arquitecto Pedro relativamente à implantação mas honestamente não vejo como sem ter que solicitar à minha Arquitecta para que efectue alterações de fundo que por vezes podem melhorar uns aspectos e piorar outros.
    Por isso peço-lhe e peço-vos a todos encarecidamente que se puderem dar o vosso contributo estamos plenamente e humildemente receptivos.
    Mais uma vez obrigado por tudo.
    Bem haja.
    lmart
 
0.0370 seg. NEW