Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Tenho um terreno que me foi deixado de herança, cujo os meus familiares sempre me disseram que a casa que lá está nao ter licença de habitabilidade. Contudo na caderneta está mencionado a casa, com as respectivas divisões, dividindo o terreno em casa de 40m2, logradouro de 281m2.
    Na conservatoria ao pedir o registo predial actualizado vem o terreno, com área total, coberta e descoberta e depois refere a existencia de casa de res do chao com logradouro.

Isto prova que a casa tem licença de habitabilidade?

Agradeço que me ajudem, pois pretendo avançar com a venda do imovel e não sei se será ou nao possivel.
  2.  # 2

Se a casa for anterior a 1951 não precisa de licença de habitação
  3.  # 3

Pois mas a casa e posterior a essa data.

Como é que eu consigo saber se tem licença de habitação ou não?

Na caderneta predial encontra-se mesmo a seguinte descrição "Predio de Rc, destinado a habitação, ocupando a área coberta de 39m2 e logradouro com 281m2."

Isto comprova que te licença de habitação?
    •  
      GF
    • 22 maio 2012 editado

# 4

Colocado por: misaf
    1. Isto comprova que te licença de habitação?

Não.
    Vai à Camara Municipal da zona, localiza a casa nos mapas (ou fornece a morada completa) e eles dizem-lhe se tem licença ou não.
    Agora se a construção é posterior a 1951, precisa de ter licença de utilização para a poder vender.
    Posso perguntar em que zona se situa a casa?
    • misaf
    • 22 maio 2012 editado

# 5

Hoje fui levantar a planta topográfica da casa, há algum indicador que diga se tem ou nao a licença?
    A morada e outro problema. Nas finanças bem como na conservatoria n tem morada definida. refere so a localidade em que está inserida.
  4.  # 6

Só na Câmara.

As finanças e a conservatória dificilmente ajudam...
    •  
      GF
    • 22 maio 2012 editado

# 7

Vai à Câmara, identifica no mapa a sua casa, e eles dizem-lhe no momento se tem licença ou não.
    Noutras Câmaras, conseguir-se-ia ver online através do SIG, mas a CMS penso que ainda não tem isso disponibilizado online.
  5.  # 8

Tanta burocracia.

Mas tambem se estou a pagar uma contribuição ás finanças de uma casa que nao é legal para a camara ...Estamos mal.
    Custa-me a perceber como é que é possivel. Estar "declarada" a existencia de uma casa nas finanças e conservatória e depois nao estar na camara.
    Ah o melhor seria a camara reconhecer que há de facto uma casa mas que não a posso utilizar.

Já nao sei de nada.
  6.  # 9

Colocado por: misafTanta burocracia.

Ainda não viu nada....se a casa não tiver licença de construção então é que vai ser bonito.
    •  
      GF
    • 22 maio 2012

# 10

Colocado por: misafTanta burocracia.

Não tem nada burocrático. Vai lá e pergunta. Que é que isso tem de burocrático?
    Quando tiver de meter um projecto (ainda por cima na CMS) vai ser o que é burocracia.
    •  
      GF
    • 22 maio 2012

# 11

Colocado por: Picareta
    Ainda não viu nada....se a casa não tiver licença de construção então é que vai ser bonito.

16 segundos mais rápido.... ainda vai lá a picareta mandar aquilo abaixo.... :=)
  7.  # 12

E qual a data de inscrição que consta na caderneta?
  8.  # 13

Colocado por: gf2011ainda vai lá a picareta mandar aquilo abaixo.... :=)

Este trabalho será para o/a misaf.....depois de saber o que tem que fazer para obter a licença de utilização vai deitar aquilo tudo abaixo :-)))
    • misaf
    • 22 maio 2012 editado

# 14

Pois estou a ver que sim.

As datas sao varias, Diz que o predio foi ocupado em 1967;
    •  
      imbs
    • 22 maio 2012

# 15

Isso é que é falar! Boa!
  9.  # 16

Se a casa nao tiver a tal licença, se a deitar abaixo. É possivel vender SÓ o terreno?
    •  
      imbs
    • 22 maio 2012

# 17

Claro! No entanto, se for um terreno catalogado de 'nunca vai poder construir', será mais difícil vender.
  10.  # 18

Boa tarde,

Misaf, como já lhe disseram a única entidade responsável pela autorização de utilização [licença de habitabilidade] é a Câmara municipal, o que está na conservatória e finanças não interessa nada para a venda, até ha pouco tempo as finanças aceitavam tudo o que voce dissesse. A questão das moradas é fácil de resolver, nas finanças e conservatória consegue com facilidade alterar os dados que lá constam.

Agora o problema é, se a casa não tem qualquer licença vai ser complicado licenciar isso, pode chegar ao extremo de lhe fazer projeto com especialidades e tudo.

deitar a baixo para vender só o terreno é uma opcção que depende de si, a casa não vale nada? não vai desvalorizar o terreno sem a casa?

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com

0.0187 seg. NEW