Boa noite. Gostaria de saber qual a maneira de restaurar as juntas de xisto no interior de uma casa, de maneira a que continuo com o aspecto rústico mas que as juntas fiquei firmes. Cumprimentos a todo o fórum. GV
penso que pode usar argamassa de cimento (aconselho cimento com pigmento branco), com junta recuada. Acho que pode usar também silicone, sei que já foi usada num exterior em basalto, mas as pedras eram regulares. Acho importante que se veja o minímo possivel do material de ligação, além de ficar melhor é mais correcto tradicionalmente. De qualquer das maneiras tem de limpar as juntas se estas tiverem já argamassa. Não considera a hipotese de deixar sem nenhum elemento de ligação?
Para o xisto (e para a maioria das pedras) o cimento é o pior inimigo por uma série de razões: elevada rigidez, diferentes tensões, pouco permeabilidade ao vapor de água, pouco "elástico" e elevado teor salino.
A solução mais indicada e comumente utilizada em conservação e restauro de materiais pétreos são as argamassas tradicionais. Uma argamassa de cal aerea com areias lavadas de rio serve perfeitamente para o interior, mas se quiser um pouco de maior resistência pode aplicar uma argamassa bastarda com a adição de uma cal hidraulica natural NHL 3.5 isenat de sais soluveis (do tipo Lafarge), para o caso de ser uma zona sujeita a humidade.
Quanto à coloração pode fazê-la na propria argamassa com a adição de pigmentos minerais, ou com as proprias areias, ou após a aplicação e secagem da argamassa com uma pintura com tinta de silicatos de potássio (do tipo Keim) ou leitada de cal com pigmento.