Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa noite...
    que diametro do tubo aconcelham a deixar pré instalado para o exaustor??? pretendo deixa-lo por cima da laje entre o telhado cerca de 10m na horizontal, será que vou ter problemas???
  2.  # 2

Colocado por: SACSboa noite...
    que diametro do tubo aconcelham a deixar pré instalado para o exaustor??? pretendo deixa-lo por cima da laje entre o telhado cerca de 10m na horizontal, será que vou ter problemas???
    o ideal e deixar um tubo com 150mm de diâmetro, e para esse percurso horizontal vai ter depois comprar um bom extractor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
  3.  # 3

Colocado por: SACSboa noite...

10 metros é demasiado. 3 metros seria o máximo que colocaria, sendo o ideal 1 metro e depois passaria para vertical.
    Deve ter em atenção que, a instalar os 10 metros deverá garantir alguma pendente na conduta de exaustão.
    Como o jorgealves disse, irá precisar de um ventilador extra para conseguir vencer a perda de carga que lhe introduz o troço horizontal tão elevado.
    Quanto ao diâmetro da conduta, se estiver a pensar colocar um exaustor até 400 m³/h então uma de 125mm deverá ser suficiente. Mais que esse caudal, é aconselhado uma de 150mm como disse também o jorgealves.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josealmeida
  4.  # 4

muito obrigado pelas respostas!
    passo a explicar a razao da minha pergunta: tenho uma chaminé com cerca de 2.5m d comprimento, mas está dista cerca de 10m da zona onde pretendo deixaro fogão na cozinha! no projecto, tem marcado uma chaminé mas queria evitar ao maximo faze-la, daí a minha pergunta!

quanto ao diametro do tubo, queria deixar 1 chumbado e de forma a nao ter problemas a quando da compra do exaustor!
  5.  # 5

Colocado por: SACSmuito obrigado pelas respostas!
    passo a explicar a razao da minha pergunta: tenho uma chaminé com cerca de 2.5m d comprimento, mas está dista cerca de 10m da zona onde pretendo deixaro fogão na cozinha! no projecto, tem marcado uma chaminé mas queria evitar ao maximo faze-la, daí a minha pergunta!

quanto ao diametro do tubo, queria deixar 1 chumbado e de forma a nao ter problemas a quando da compra do exaustor!

Quanto à solução, é como lhe digo, o ventilador do exaustor não deve conseguir vencer a perda de carga para essa distancia, porém, pode experimentar, se vir que a exaustão é deficiente, terá que colocar um ventilador a jusante.

Se nao quer ter problemas, independentemente do exaustor que vai comprar, coloque a conduta de 150mm que não terá problema
  6.  # 6

ok, obrigado...
    estava aqui a fazer 1 fime, e posso colocar 1 ventilador a saida do tubo a ligar ao mesmo tempo que o exaustor, dai talvez ser melhor!!
    Concordam com este comentário: powerenergie

0.0117 seg. NEW