Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos os participantes, espero que me possam ajudar e dar-me ideias pois já percebi que existem pessoas entendidas na matéria a participar neste forum.

Tenho um terreno onde pretendo construir uma moradia, depois de analisar as várias opções existentes no mercado, decidi optar pelo conceito chave na mão pois parece-me a forma mais transparente e também a que evita surpresas. Optei por um dos projectos de casas pré definidos e fiz algumas alterações sendo esta a planta da casa:

casa

A casa tem uma área útil de 170m2, recebi também um caderno de encargos onde são definidos valores. ex: 15m2 para o soalho flutuante, 10m2 para a pavimento cerâmico ,etc...

Apresentaram-me um valor aproximado de 130.000€ (sem piscina), pela vossa experiência este conceito trás vantagens tanto a nível de valor final como de qualidade? Eu entendo que ao fazer várias casas praticamente iguais consegue-me os melhores preços e a construção será mais "limpa" e sem surpresas mas posso estar enganado...

É um valor razoável para a construção em questão?

Sei que só com a informação que dei poderá ser difícil ajudar, mas fico á espera das vossas ideias e concelhos.

Cumprimentos,
    Gil
  2.  # 2

é possivel, prescindindo de alguns bons acabamentos e outros luxos.

em relação ao projecto acho uma pena a mesinha na cozinha ( preferia um balcão a dar para a zona da mesa na sala) assim como a localização da churrasqueira, de resto tem ai uma muito boa planta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gilsoft
  3.  # 3

Boa noite,
    em termos de orientação solar pode indicar-me onde fica o norte.
    Obrigado
  4.  # 4

olá, o norte fica para o lado esquerdo(salão de jogos), a empresa disse que esta disposição no terreno permite ter durante mais tempo luz natural no jardim e quartos... obrigado
  5.  # 5

Boas,
    planta está certinha, arrumadinha, promete. Gostava de ver a solução volumetrica e uma planta de implantação.
    Quanto ao grill, é pena estar virado para a janela da sala - muito visivel. Eu optaria por não construir nada, ou construindo, que fique protegido por um caixilho que "arruma" toda essa tralha.
    Sou apologista que a zona de grill, deva ser formalizado através de um equipamento móvel ( por forma a adequar ao vento dominante, e por forma ser colocado num lugar que não "fume" o edifico)
    Quanto ao valor de 130.000, para 170m2 de Au, deve dar uns 210m2 de Ab, parece-me viável.
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 6

Muito obrigado gilsoft.
    Sorte para a construção.
    Cumprimentos.
  7.  # 7

Bom dia,

Tem uma boa planta, mas não é nada que não possa ser melhorado em alguns aspectos. Por exemplo não consegue pedir ao projetista que ponha ai um elemento qualquer que conceba mais privacidade ao corredor da área dos quartos?

Outro pormenor é que em relação ao espaço onde vai passar o tempo, a sala, esta tem dimensões que lhe vao causar alguns problemas de aquecimento, por outro lado se a casa for bem executada pode até nem precisar de grande ajuda para aquecer o espaço.

O facto de não haver nenhuma IS de serviço para a área social da casa julgo que deverá ser uam opção sua.

Tirando estes reparos esta planta é de facto do melhor que tem cá aparecido.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  8.  # 8

ainda não vi nenhum comentário ao facto da casa estar implantada por trás da garagem.
  9.  # 9

agradeço os comentários, a zona de grill pretendia que fosse fixa, mas a questão do vento dominante faz sentido, eu pretendia ter alguma forma de isolar a sala e salão, neste momento na planta está espaço aberto, alguem conhece uma solução que permite quando se quiser isolar as áreas? o salão seria menos utilizado que a sala e poderia estar "fechado".

Já agora aproveito a oportunidade para mostrar o 3D do exterior, agradeço criticas e sugestões pois parece-me uma bocado nua...

casa
  10.  # 10

Um upgrade que deveria efectuar, seria o aumento da pala que serve a sala/ grill. A meu ver, estando voltado ao quadrante Poente, certo? deveria ficar alinhada com o volume do grill.
    Se quer reduzir custos, eu removeria e/ ou reduziria o alpendre exterior para o carro. como compensação para para a zona de estar exterior.
    O exterior parece-me bem.
    Concordam com este comentário: gilsoft
  11.  # 11

vendo estes 3Ds dá vontade de inverter as zonas de estacionamento, ou seja a zona de estacionamento fechada trocar com a de alpendre aberto e assim dar outra importância á entrada da casa e mais protegida .
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz, gilsoft
  12.  # 12

Bom dia,

pelo que percebi, escolheu a planta de um catálogo. É pena vai gastar o mesmo como se tivesse feito uma casa apenas para si. Mas é uma opção. Também se pode levantar a questão da adequação do projecto ao terreno e à envolvente, (in)felizmente os renders não deixam que se perceba isso.
    A planta está organizadinha e a volumetria também, pessoalmente não me parece que os elementos vermelhos na fachada sejam interessantes, qual vai ser o seu material? Concordo com osdoisarquitectos, acho que faz muita falta uma I.S. social.
    Não percebo muito bem porque é que tem uma garagem para um carro e um alpendre para o outro, isso não é discriminação em relação ao segundo carro?:P
    A garagem tem uma janela virada para a zona de entrada, por norma as garagens são zonas desarrumadas, pense se vai querer que quem entre na sua casa veja o que tem dentro da garagem (se tiver um ferrari faça a janela a toda a altura da parede)

Cumprimentos,

Rodrigo
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Rodrigo

penso nem todas as casas precisem tanto dessa wc social até porque a wc comum está bastante acessivel, em relação a um carro ser em alpendre e outra fechada dá um jeitão em termos funcionais.
    concordo consigo na janela e por isso até sugeri que invertesse as zonas de estacionamento servindo a zona de alpendre tambem de zona coberta exterior de acesso á entrada da casa.
    eu cá explorava isso e reorganizava a cozinha ( mais open) e pouco mais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 14

...Invertendo as zonas da garagem, até dava para deixar o patio das IS livre. e a zona de alpendre/ acesso principal/ parqueamento coberto, poderia ser tudo integrado.... faria mais sentido... a janela da garagem passaria para a fachada oposta.
    Não me pronunciei quanto ao revestimento do volume da cozinha... pois pode ser muita coisa.
    Não é obrigatório haver IS social.
  15.  # 15

marco1,

não é uma questão de precisar ou não de I.S. social, apenas acho que são úteis.
    A ideia de inverter a garagem e o alpendre parece-me bem.
    Apenas me parece um pouco estranho ver 2 lugares de estacionamento, um fechado e outro não. Lugar para estacionar o carro no terreno parece haver, mas quando tiver um segundo carro (se é que já não o tem) vai querer guarda-lo na garagem e não vai poder. A diferença de custo, segundo esta planta, entre ter uma garagem de dois lugares em vez de um não parece muito grande (um portão maior talvez). Pessoalmente acho que as garagens não são assim tão utéis, preferiria ter apenas o alpendre. Mas é uma questão de opinião, todos vivemos de maneira diferente, e ainda bem.
  16.  # 16

Ha muito tempo que nao via uma casa com apenas duas I.S.

Ate' gosto da planta, mas ha detalhes de que nao gosto mesmo:

a) lavandaria como zona de passagem, sem luz natural e espaco decente para se passar a ferro. Passar a ferro na cozinha tb nao e' opcao. No entanto, gosto do facto de que a lavandaria esteja muito proxima da zona de producao de roupa suja... os quartos e WCs.

b) Falta de facto um WC social na casa.

c) A iluminacao da sala faz-se com uma janela a norte e com uma outra a nascente, que, porem, e' parcialmente coberta pela zona grill. Se o salao de jogos for fechado com portas de correr, esta sala de estar sera' suficientemente iluminada?

d) A cabeceira da cama do primeiro quarto esta' encostada a parede onde a televisao, o home cinema e coisas quejandas serao instaladas. Conve'm isolar muito bem essa parede, senao quem ve TV depois das 23h pode incomodar quem se deita cedo.

e) Espero que as janelas das duas casas de banho nao sejam a' mesma altura / que sejam feitas com vidro fosco, porque de outra maneira vai poder conversar com os filhos/sogra enquanto toma duche.

Subscrevo os comentarios do marco1 em relacao a' mesinha da cozinha (deprimente, de apartamentozeco) e a's garagens. Ate' porque a ideia do carport serve para facilitar o acesso a casa... ora, se se deve passar de qq maneira pela garagem ou pelo jardim para entrar em casa, nao faz muito sentido que este estacionamento seja aberto.
  17.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasNão é obrigatório haver IS social.

Colocado por: marco1penso nem todas as casas precisem tanto dessa wc social até porque a wc comum está bastante acessivel

Na minha opiniao, e' uma questao de equilibrio da casa como um todo. Entao a casa tem salao de jogos, grill, piscina (potencialmente), garagem para dois carros e uma mota, mas so tem duas casas de banho!? Depois, falamos de apenas mais dois metros quadrados, uma ninharia.
  18.  # 18

Alguns comentários:

- não gosto particularmente de ver como entrada da casa uma garagem... são gostos :-)
    - se o norte é onde está o salão de jogos, o sul é onde está a garagem, creio que a cozinha e sala não terão muita luz natural nem a piscina
    - não tenho as dimensões mas, para mim (4 pessoas) a cozinha é pequena e com pouca arrumação ao contrário da sala que é enorme
    - falta uma porta para separar a parte social da privada (isolamento térmico/acústico e mais privacidade)
    - quando estiver no jardim e estiver todo sujo, vai ter de ir a uma das ISs de apoio ao quarto (que provavelmente terá piso de madeira na entradas), eu previa uma IS social.
    - os roupeiros dos quartos parecem-me de pouca dimensão
    - falta de isolamento entre quartos (porque não colocar os roupeiros nas paredes que fazem a separação entre os quartos? mais arrumação e mais isolamento acústico)
    - a zona de churrasco está longe da cozinha, terá de atravessar a sala para ir e vir
    - percebo a ideia do telheiro ao lado da garagem mas... penso que ficaria mais bem servido se a garagem fosse toda dessa área
    - onde prevê passar a roupa a ferro? onde pensa arrumar a roupa da estação anterior?
    - aposte numa boa caixilharia e em bons vidros.
    - previa uma saída para o exterior da lavandaria (poderá precisar no futuro uma saída de vapores - máquina de secar por ex.)
    - os quartos parecem não ter espaço para, por ex. uma secretária / zona de estudar/brincar
    - se estiver a chover e vier da rua, é mais rápido entrar na garagem que em casa

Para não dizerem que só falei mal: :-)
    - gosto da solução das ISs (jardim)
    - corredor com iluminação natural
    - roupeiro no hall de entrada (para esconder os quadros e ser de apoio)
    - sala de jogos :-)

Em resumo, e volto a frisar, para mim, a casa apresenta pouca arrumação no entanto está maneirinha.
  19.  # 19

A ideia do alpendre seria para o carro de uso diário enquanto na garagem ficaria o outro carro de fim de semana, assim seria mais pratico, eu gostava de tornar os elementos da fachada mais interessantes, aceito sugestões os elementos vermelhos são apenas pintados...

A janela realmente não faz sentido estar ali, infelizmente não tenho nenhum ferrari ;), Marco qual a sua ideia para a cozinha?

Na minha ideia uma casa com projecto dedicado e estas dimensões seria difícil ficar abaixo dos 150000€, sendo uma empresa que constrói várias casas ao mesmo tempo deve ter um poder de negociação tanto a nível de compra de materiais como de mão de obra. Estou a pensar mal?
  20.  # 20

já fiz referência a isso, ou seja se acabar com a tal mesinha, pode ocupar essa zona com mais um parte em bancada fazendo então a cozinha um U (mais arrumação) e na parte que dá para a sala fazer um bancada balcão para refeições rápidas e para servir de apoio á mesa da sala.
    concordo plenamente com a opção para o estacionamento ( um lugar fechado e outro aberto) em relação ao que lhe dizem de meter mais uma wc não acho mesmo necessário e essencialmente, mantenha esse espirito open na casa, pois sendo uma casa de certa forma pequena até se pode tornar grande se não se cair no erro de compartimentar tudo.

0.0223 seg. NEW