Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite malta,

recentemente comprei um terreno num loteamento em V N Gaia já com os projectos prontos, ficando à minha discrição o momento de os submeter a aprovação.

No geral estou satisfeito com o terreno e o projecto mas tenho algumas pequenas dúvidas que espero me poderem ajudar.

o terreno tem 530 m2, com 11,5m de lagura... a moradia é geminada do lado esquerdo com àrea de implantação de 110 m2 (cave) e pisos de 80m2: CAVE+ R/C + 1º piso com 4 quartos + vão do telhado com sala de estar/leitura.

a primeira questão que coloco é uma estimativa de preço para acabamentos medianos: revestimento ETICS, soalhos flutuante AC4 médio, loiças de preço médio, cave em cerâmica de baixo preço e R/C em cerâmica de preço médio alto. tectos em pladur, sem ar condicionado ou piso radiante... aquecimento por acomuladores ceramicos electricos (tipo EDP).

depois gostava que analisassem as plantas com os condicionantes próprios de um loteamento, não mexer nas dimensões ou caracteristicas exteriores do edificio. a mim faz-me confusão o esquema da entrada e das escadarias... com podem ver a entrada faz-se num hall 3 degraus abaixo do nível do piso, tem uma escada para a cave e uma escada para o piso 1 que sai do patamar da sala/cozinha. parece-me que desaproveita um pouco o espaço e ocupa muito espaço, quando eu gosto de uma entrada tipo open space... basta apenas uma pequena parede junto à entrada para colocar um pequeno móvel de hall e com vista ampla e acesso a sala.

gostaria especialmente de ajuda para este detalhe da entrada e escadas, que solução eu teria mantendo a configuração dos quarto no piso de cima?

obrigado. vou postar as imagens de seguida
  2.  # 2

alçado lateral
  3.  # 3

cave
      Cave2.jpg
  4.  # 4

5.  # 5

piso 1 ... 4 quartos
      Andar.jpg
  6.  # 6

vão de telhado
  7.  # 7

corte L
      Corte_L.jpg
  8.  # 8

corte T
      Corte_T.jpg
  9.  # 9

acessibilidades... não cumpre em nenhuma WC
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  10.  # 10

esse projecto é para não usar uma palavra feia, antigo e obsoleto, não conseguirá aprová-lo face á legislação actual.
    por exemplo esse acesso das viaturas á cave é mesmo inviável com essa inclinação.
    espero que o lote não tenha tido um valor mais alto por estar o projecto feito, porque se não está aprovado a levantar a licença de construção, é um projecto para o lixo pois não é possivel licencia-lo actualmente, terá que fazer alterações e meter novo projecto.
    Concordam com este comentário: Picareta, Rodrigo Cruz
  11.  # 11

efectivamente o projecto já não é recente. mas não foi pelo projecto que comprei o terreno, nem ficou mais caro pelo projecto. comprei porque tem mais de 500m2, é plano, tem as infraestruturas na rua e com um preço inferior a 100€/m2 ... está situado a 200 metros de uma estrada nacional, a 1 km de uma via de acesso a A29 e a 5 minutos do centro de gaia, onde vivo e trabalho.

por outro lado, tenho quase a certeza que por ser um loteamento efectuado por quem foi que o projecto será apreciado com outros olhos e aprovado. (já sei que isto é ligeiramente polémico mas não queria fazer deste ponto o foco da conversa)

de qualquer modo queria fazer algumas alterações para melhorar... gostava de opiniões e sugestões.
  12.  # 12

Nuno

a meu ver devia fazer um favor a si mesmo, ou seja rasgue esse projecto faça outro cumprindo com as condicionantes do loteamento mas algo melhor, esqueça a cave pelo menos para estacionamento, pode sempre ter uma zona de estacionamento na passagem e até pode ser que o loteamento o deixe fazer um alpendre ai ou uma pergola, enfim com um investimento acessivel em termos de projectos pode perfeitamente potencializar esse lote e ter uma boa casa ao inves disso que tem ai dos anos setenta/oitenta e mau.
    Concordam com este comentário: Picareta
  13.  # 13

A moradia geminada já está construída?
  14.  # 14

sim... a moradia geminada já está construida.

caro MArco... o bom é inimigo do óptimo. sei que o projecto tem características que não são o mais moderno, mas ainda assim há que contextualizar: comprei o lote há 3 anos e se não construí é porque não foi possivel. além disso se der para fazer algumas alterações menores que potenciem a casa é preferível do que investir num projecto inteiramente novo... isto para quem tem limitações de money.

até porque tenho 3 filhos, um apartamento que vai ter que ser alugado... não se podem correr riscos de esticar despesas. entenda o porquê do meu interesse em ser conservador a nivel do projecto. hah... e ao ser submetido para aprovação não vai ser ao meu encargo... só depois vai ser averbado em meu nome, não pagando taxas.
  15.  # 15

Já sabe quanto lhe vai custar a reformulação desse projeto?
    Ups não reparei que afinal não vai pagar nada.
  16.  # 16

quem lhe disse que fazer um projecto novo é mais dispendioso do que fazer alterações a esse ?? está enganado e ainda por cima esse não está aprovado na camara pronto a levantar a licença de construção pois não??
    portanto não está a ver bem a coisa e não se trata de ser um projecto mais moderno, trata-se de ser um mau projecto.
    cada um sabe de si, esta é a minha opinião sincera.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rodrigo Cruz
  17.  # 17

Caro Nuno,

Como referem alguns posts acima de facto o projecto simplesmente não cumpre a legislação mais recente em termos de acessibilidades pelo que mesmo com "outros olhos" dificilmente (não) será aprovado.
    Não temos indicação da orientação do lote, mas mesmo assim pela vista do alçado natural não se vê qualquer relação com o terreno (quase não existem vãos).
    Se tem um terreno próprio, e vai fazer uma moradia isolada, julgo que poderia ter os espaços sociais muito mais abertos para o interior do lote alargando consideravelmente as áreas úteis (interiores e exteriores)?
    Não sei se fará muito sentido ter um terreno próprio e ir investir numa casa voltada para a estrada (de onde vem todo o ruído) com uma tipologia interna de um apartamento num 5º andar.
    Já que tem um terreno (uma importante mais-valia), tire partido dele !
    E já que terá que fazer alterações talvez valha a pena pensar num projecto mais actual.

Cumprimentos, Tiago.

Cumprimentos, Tiago.
    Concordam com este comentário: Rodrigo Cruz
  18.  # 18

Colocado por: NunoDaSilvasó depois vai ser averbado em meu nome

Então o terreno ainda não é seu!!!
  19.  # 19

Eu deixo já uma sugestão:
    - no 1º piso, desista da WC só para um quarto.

Coloque ambas as WC a servirem todos os quartos, além de vos facilitar a vida a todos, ainda ganha mais uns cm de arrumação no armário do quarto, o que me parece muito importante tendo em conta que são quartos pequenos e com pouca arrumação.

E ainda deixo mais outras sugestões:
    - no vão do telhado, porque não fazer aí um quarto para alguma criança?
    Desta forma, conseguia eliminar um dos 4 quartos pequenos, e, quem sabe, reformulava para 3 quartos no 1º piso + 1 sala de arrumos p/ roupa, que até poderia ser tipo mezzanine aberta...

- da mesma forma, que divisão é aquela ao lado da cozinha? porque não juntar as duas divisões? ficava com uma cozinha+sala de jantar amplas.
  20.  # 20

Caro Nuno,

apenas venho reforçar o que já foi dito. Não vale a pena usar um projecto como base, se as alterações necessárias e obrigatórias (e vai ter que as fazer) a esse projecto equivalem a fazer um novo. Porquê usar algo menos bom se pelo mesmo trabalho e despesa faz algo à medida das suas necessidades e modo de vida.
    Pense bem, e informe-se porque tenho sérias dúvidas nas garantias que lhe deram, esse projecto, como está não é aprovado.
    Não se esqueça que gastar dinheiro para ficar mal servido, é desperdício e não investimento!

Cumprimentos,

Rodrigo

0.0217 seg. NEW