Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: SchopferGott

Sim deixou. Andaimes, taipais, ferramentas, betoneira e alguns materiais de construção.

Excepto os materiais, não quero nada daquilo e vou ter de arranjar alguem que os queira.

pois... como é que voce alega aqui que ele abandonou a obra? o homem pode vir alegar mil e uma coisas no futuro..... até que esteve doente e que esteve impossibilitado de prosseguir a obra durante esse tempo....

eu fiquei escaldado....agora sou cuidadoso demais!
  2.  # 42

Já são 2 casos que dão á sola aqui num tópico que acabou de abrir ... Deve estar na moda agora ... São os ventos quentes de áfrica a chamarem por eles ...
  3.  # 43

o meu caso ja se arrasta desde janeiro....
    felizmente ja consegui resolver um problema... k era a rescisao do contracto de forma que nada me pudesse ser impuado no futuro....

neste momento ando a braços com outro problema... que com o banco, pois vou precisar de mais dinheiro do que aquele inicialmente previsto! e o meu patrao esta-se a fazer dificil.....
  4.  # 44

Colocado por: SchopferGottJá são 2 casos que dão á sola aqui num tópico que acabou de abrir ... Deve estar na moda agora ... São os ventos quentes de áfrica a chamarem por eles ...
    será a Africa? ou será orçamentos abaixo do custo seco e não há forma de os acabar? e os donos de obra todos contentes do tipo epá estou a construir por menos de 100.000€ afinal sempre é verdade, e agora ficam com o menino nos braços.

não sei se é o seu caso, mas até agora o que sabemos é que o empreiteiro deu à sola, os motivos? ninguém aqui saberá ao certo, sou novo de registo mas já acompanho isto há muito tempo, e também li muito comentário seu sobre a sua construção.

Desejo-lhe as melhores felicidades para a conclusão da obra
    Concordam com este comentário: alv
  5.  # 45

Colocado por: loverscout

o meu DTO tambem nao informou a camara que havia sido "dispensado" da empresa.... no entanto alguem informou a camara.. que em apenas 14 dias corridos apos essa informação estava na minha obra.......

eu volto a dizer... cada um sabe de si e toma as atitudes que acha serem melhores..... eu so estou a chamar atenção para uma coisa que me aconteceu, pois tambem eu pensava muita coisa......que na realidade nao passava disso mesmo...pensamentos meus! e quando começam a cair as cartas la em casa depois nao vale a pena chorar!

Sei agora que o meu DTO não tinha vinculo com a empresa. Era pago para fazer Direcção de Obras, mas não pertence aos quadros da empresa.
    Portanto poderá continuar, julgo eu.

Mas diga-me que ainda não percebi, que tipo de problemas ou coimas teve com a câmara, e de onde derivaram.

Em relação ao equipamento e aos materiais não mexi em nada. Salvo algum roubo que haja de algum amigo do alheiro, icará lá tudo até que alguem os venha buscar ou mando entregar na sede da empresa.
  6.  # 46

Colocado por: cocas2será a Africa? ou será orçamentos abaixo do custo seco e não há forma de os acabar? e os donos de obra todos contentes do tipo epá estou a construir por menos de 100.000€ afinal sempre é verdade, e agora ficam com o menino nos braços.

Este caso garanto-lhe que não foi. Aliás a obra ficou num valor m2 acima da média.

Colocado por: cocas2não sei se é o seu caso, mas até agora o que sabemos é que o empreiteiro deu à sola, os motivos? ninguém aqui saberá ao certo, sou novo de registo mas já acompanho isto há muito tempo, e também li muito comentário seu sobre a sua construção.

Os motivos são sempre os mesmos, falta de dinheiro. Apesar de numa empreitada poder ter o orçamento equilibrado, nas outras podem estar a perder dinherio.

Mas se eu conheço esta malta, o que aconteceu foi algo como isto: Estavam habituados a um nível de vida e nunca tiveram de gerir nada. Com as margens actuais de 5%, qualquer erro manda tudo ao chão e não há por onde recuperar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cocas2
  7.  # 47

Colocado por: SchopferGotticará lá tudo até que alguem os venha buscar ou mando entregar na sede da empresa.

Mande entregar tudo com testemunhas.
  8.  # 48

Colocado por: loverscoutao ler os meus contractos eu tambem pensava que estava salvaguardado de muita coisa.... quando mostrei os contractos ao advogado ele até levou as maos á cabeça.....pois estavam escritos de uma forma tao, mas tao boa, que nao me salvaguardavam em nada! é tudo uma questão de interpretação.....segundo o que o advogado me relatou.

Tratou-se de um advogado a ler um contrato escrito por um "não advogado". A lição a aprender talvez seja: Quando contratar um empreiteiro (ou algum serviço que represente um investimento alto) pague a um advogado para lhe fazer o contrato.
    • pom
    • 24 maio 2012

# 49

E tente devolver rápido o material.
    Se entra em processo...
  9.  # 50

O problema com a câmara prende-se com o facto do alvará poder ser aprendido pelo INCI. Esta entidade comunica às câmaras que aquele empreiteiro deixou de ter alvará. As câmaras onde ele levantou licenças automaticamente comunicam aos DO para substituição do mesmo
  10.  # 51

Colocado por: SchopferGott

Sim deixou. Andaimes, taipais, ferramentas, betoneira e alguns materiais de construção.

Excepto os materiais, não quero nada daquilo e vou ter de arranjar alguem que os queira.

Guarde tudo !!! Se ficou a arder com 10.000€ guarde !! Se a obra está parada á tantos dias como diz, guarde o material. Daqui por uns tempos, depois de ter a casa construida, se ainda não houver noticias do animal sempre pode vender e com isso recuperar algum do prejuizo !!
    Concordam com este comentário: vz1984
  11.  # 52

SchopferGott, lamento o que se está a passar...E tal como o Paulo Correia disse, numa obra com um custo por m2 que parecia "alinhado".
    Mas ao que vejo aqui pelo fórum, e aos preços que andam a praticar, o mesmo caminho vai acontecer a muitos muito breve.
    A todos com obras em curso, muitas cautelas no pagamentos!
    Concordam com este comentário: eu, Joao Dias, Tavares Miguel
  12.  # 53

Muito cuidado !! também uma situação parecida aconteceu comigo, o empreiteiro de tosco deixou a obra sem razão aparente e telm. desligado. Contratamos nova equipa, passados uns meses recebemos informação do processo em tribunal onde o empreiteiro exigia o pag. total do orçamento, falamos num prédio de 6° andar com 2 pisos de parqueamentos, faltava terminar da parte dele 3 pisos.
    Não consegui-o o que ele queria mas foi 1 carga de trabalho com despesas incluidas.
  13.  # 54

Colocado por: zedasilvaO problema com a câmara prende-se com o facto do alvará poder ser aprendido pelo INCI. Esta entidade comunica às câmaras que aquele empreiteiro deixou de ter alvará. As câmaras onde ele levantou licenças automaticamente comunicam aos DO para substituição do mesmo

Quem levantou a licença de construção fui eu, embora na documentação estejam obviamente os documentos dele.
    Ao enviar a carta a rescindir contrato presumo que terei de avisar a camara municipal do facto, e dar 'baixa' do empreiteiro, porque já não será ele a assinar o livro de obra.

Relativamente ao custo da obra ... Não é daquelas de 100.000 €, é bem mais que isso, e com um custo m2 na ordem dos 750€. Coloquei por cá alguns topicos da mesma, pesquisei muito desde inicio, na fase de projecto, na fase de escolha de empreiteiro, etc. Muita ajuda tirei deste forum. Não é uma obra perfeita, tem os seus erros, mas sempre acompanhei o que foi feito e o que lá está no meu ponto de vista está bom. Há sempre coisas criticáveis, e tivemos por cá topicos com criticas outros com sugestões, etc.
    Agora vejam : se eu que tomei todas estas precauções, não me consegui livar de uma porra feia como o destino, imaginem a probabilidade de isto acontecer com quem não tome quaisquer medidas...
  14.  # 55

Colocado por: SchopferGottterei de avisar a camara municipal do facto, e dar 'baixa' do empreiteiro

Não se "dá baixa do empreiteiro",....substitui-se o empreiteiro (tem que apresentar novo alvará, seguros e termo de responsabilidade de novo DO). A obra não pode ficar sem empreiteiro.
  15.  # 56

Quem levantou a licença foi você mas o alvará e os seguros são dele. Se ele ficar sem alvará ou seguros a responsabilidade passa a ser sua. Legalmente a partir do momento em que rescinde com ele deveria comunicar esse facto á câmara. Ele não vai ser preciso para nada no final da obra, quem assina o livro é o DT e os DF.
  16.  # 57

Colocado por: zedasilvaQuem levantou a licença foi você mas o alvará e os seguros são dele. Se ele ficar sem alvará ou seguros a responsabilidade passa a ser sua. Legalmente a partir do momento em que rescinde com ele deveria comunicar esse facto á câmara. Ele não vai ser preciso para nada no final da obra, quem assina o livro é o DT e os DF.

Eu pensei que era necessária a assinatura do empreiteiro no livro de obra, mas sendo assim que não é preciso para nada, então melhor.

Será questão de trocar de empreiteiro ou no caso dos seguros estarem ainda validos (o alvará está) , e desde que termine a obra a tempo, nem precisarei de trocar, desde que dê a obra por terminada dentro do prazo. Certo ?
  17.  # 58

Basta que o INCI comunique á câmara que ele não tem alvará para que seja necessário apresentar um novo.
    Você está a confundir o alvará do empreiteiro que é o documento que prova que ele tem capacidades para construir com o alvará de licenciamento que a câmara lhe emitiu a si. São coisas diferentes muito embora para ter alvará de licenciamento tenha que haver um alvará de construção
  18.  # 59

Colocado por: SchopferGottno caso dos seguros estarem ainda validos

Não estão, porque o pagamento é mensal. Acha que ele tem pago o seguro?
    Concordam com este comentário: zedasilva
  19.  # 60

Colocado por: Picareta
    Não estão, porque o pagamento é mensal. Acha que ele tem pago o seguro?
    Concordam com este comentário:zedasilva

Certo. Entendido.

0.0275 seg. NEW