Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Ja ando a algum tempo a observar o forum mas so desta me decidi a participar...

    Tenho um apartamento na zona de Aveiro, mas estou a ponderar trocar para uma moradia , nesse intuito tenho andado a ver imoveis na net e ja tive algum contacto com imobiliarias para me aperceber melhor do panorama actual, e parece me que a minha ideia da permuta não será muito facil...
    Como vou estar de ferias em breve estava a pensar passar no banco para ver qual a abertura deles para o aumento do credito que tenho e ver os imoveis deles, ja que alguns anos atras (não muitos) consegui o credito sem dificuldades nenhumas, não tenho fiadores nem grandes obrigações, alias a unica obrigação que tenho é pagar todos os meses...Por isso penso que apesar do panorama deverei ter alguma abertura.

    Mas á dias em conversa com o meu sogro que é um pequeno construtor no interior ele sugeriu me que compra-se um terreno que ele trataria do projecto com os conhecidos dele e viria cá construir a moradia ficando-me a moradia por um preço bem mais acessivel.Tendo eu apenas que tratar dos tramites cá com a CM Aveiro e restantes.E ajudar na construção...

    Na procura por terrenos na net, surgiu-me um penhorado nas finanças por leilão electronico que para ja se encontra a preço muito interessante!!!
    Ja o fui ver e gostei, numa zona rural , frente para a estrada (não principal)traseiras caminho,e nas laterais moradias isoladas(por isso julgo que possa construir)
    Mas como o leilão acaba antes das minhas ferias.Terei que me mexer antes e como nunca participei nestes leilões gostava da vossa ajuda nos cuidados que devo ter!!

    Sabado pretendo pedir a certidão permanente e depois passar nas finanças!!
    Alem do valor da licitação que valores devo ter em conta? O IMT e o selo são valores fixos que posso contabilizar ja ?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: telmocale(por isso julgo que possa construir)

    Não compre sem passar na Câmara para ter a certeza que pode construir.
    IMT - 6% do maior valor (escritura ou valor patrimonial)
    IS - 0.8% idem
    •  
      imbs
    • 24 maio 2012

     # 3

    Minha opinião: Negócios com família nunca dão bom resultado!
    Concordam com este comentário: telmocale
  3.  # 4

    (por isso julgo que possa construir)


    Nao se fie!!!
    vá à câmara e peça a resposta por escrito!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: telmocale
  4.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Não compre sem passar na Câmara para ter a certeza que pode construir.
    IMT - 6% do maior valor (escritura ou valor patrimonial)
    IS - 0.8% idem


    O problema é ter tempo para passar la ... mas tenho que ver isso ...
    Entretanto as licitações do terreno continuam, e hoje ja esta com mais 1000€ que ontem...
  5.  # 6

    Boa noite,

    Estava a pesquisar as diversas questões relacionadas com comprar imóveis às finanças e deparei-me com este tópico. A minha questão é a seguinte, comprando um terreno, e não um apartamento ou casa, às finanças evita os "problemas" mais comuns (proprietários a lá viverem, casas destruídas, etc)?
    Eu tenho em vista um lote de terreno de construção numa zona de moradias (no quarteirão o lote penhorado é o único não construído) mas queria precaver-me de potenciais questões delicadas...

    Obrigado desde já pela ajuda!
  6.  # 7

    Boas
    Veja se o terreno está livre de onus ou encargos, pois pode ter necessidade de apoio juridico no negócio, para cancelamento de eventuais hipotecas, etc.
    Por vezes as finanças depois de venderem esquecem-se de resolver os restantes tramites legais, como seja cancelamento de eventuais dividas a bancos, segurança social, dividas a empresas e particulares, etc.

    Colocado por: JteixeiraBoa noite,

    Estava a pesquisar as diversas questões relacionadas com comprar imóveis às finanças e deparei-me com este tópico. A minha questão é a seguinte, comprando um terreno, e não um apartamento ou casa, às finanças evita os "problemas" mais comuns (proprietários a lá viverem, casas destruídas, etc)?
    Eu tenho em vista um lote de terreno de construção numa zona de moradias (no quarteirão o lote penhorado é o único não construído) mas queria precaver-me de potenciais questões delicadas...

    Obrigado desde já pela ajuda!
  7.  # 8

    Colocado por: ramalhal


    Obrigado pela resposta. Portanto isso segundo já li por aqui é algo que devo exigir ao responsável pelo serviço de finanças que vende o imóvel, correcto? Pelo que me apercebi é algo salvaguardado por lei (mas que convém que eu o exija naturalmente). Precisarei de apoio jurídico previamente à venda? E mesmo posteriormente na compra de apenas um terreno será necessário?

    Obrigado uma vez mais!
    •  
      FD
    • 8 março 2013 editado

     # 9

    Colocado por: PicaretaIMT - 6% do maior valor (escritura ou valor patrimonial)

    Uma pequena correcção:
    5% -> terrenos rústicos
    6,5% -> terrenos urbanos

    (não sei se em Maio de 2012 os valores eram estes mas, agora são)

    O mais importante é pedir a certidão permanente para perceber o que existe e ver o terreno presencialmente.
    Se puder falar com os vizinhos, tanto melhor, apesar de lhes poder dar a dica de que o terreno está à venda...
    Concordam com este comentário: Picareta
  8.  # 10

    Boa tarde,

    Concordo com tudo o que os outros foristas disseram, não compre sem saber junto da câmara a viabilidade de construção desse terreno, para isso pegue numa planta mesmo do google, e vá à câmara falar com um técnico.

    Relativamente aos projetos serem tratados pelo seu sogro por uns conhecidos, parece-me uma questão tratada de animo muito leve, afinal a casa será sua, e a relação que terá com os técnicos que a vão desenhar é muito importante, contrate voce o gabinete que lhe vai fazer o projeto, este é um passo importante que deveria estar nas suas mãos.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  9.  # 11

    Colocado por: telmocalesurgiu-me um penhorado nas finanças por leilão electronico que para ja se encontra a preço muito interessante!


    Qual é o valor, por curiosidade?
    • Topy
    • 9 março 2013

     # 12

    Subscrevo o facto de:
    Primeiro passar pela Câmara e conhecer da viabilidade de construção.
    Quanto aos ónus e encargos que eventualmente existam, estes caducam com a venda, ou seja:-
    Apenas com a certidão de Adjudicação do bem, neste caso passada pelo Serviço de Finanças e com a Caderneta Predial, umas vez liquidados os Impostos, cancela os encargos e regista o terreno em seu nome na Conservatória do Registo Predial.

    Topy
  10.  # 13

    Colocado por: danobrega

    Qual é o valor, por curiosidade?


    Quando fiz as primeiras perguntas estava a 5000€, agora já vai em 10000€. Para já ainda acho que está a um bom preço, mas em breve vai passar o valor que eu posso dar a pronto, portanto acho que já não vai ser para mim... É um terreno para construção de 900m2 na zona do Porto, com valor patrimonial de cerca de 100.000€

    De resto obrigado pelas informações. Só quero salientar que o meu caso não é o mesmo que abriu este tópico. Neste caso tenho bastante a certeza que é um terreno de construção e não tenho nenhum sogro para fazer a construção ;)
  11.  # 14

    Boa tarde
    Este negocio não se chegou a realizar...
    Como em todos os leilões a lances e na ultima meia hora o valor max estipulado por mim foi ultrapassado em muito-...
    Só digo que havia lances de 10 mil euros... Quando eu começei a licitar no dia estava na casa dos 20mil € mas num instante chegou aos 80 mil...
  12.  # 15

    O leilão acabou hoje, um terreno avaliado em 133000€ ficou nos 20000€. Não tive oportunidade de o visitar mas pareceu-me um excelente negócio (conheço a zona mas o terreno só por Google Maps). Sinceramente estava à espera que aumentasse muito mais (50000€...)
    Se tivesse ido visitar pessoalmente até poderia ter chegado a esse valor, mas como já estava a "esticar a corda" decidi ficar quieto...

    A ideia de comprar terrenos às finanças continua a parecer-me uma proposta muito interessante (analisada caso a caso claro!).
  13.  # 16

    Colocado por: JteixeiraO leilão acabou hoje, um terreno avaliado em 133000€ ficou nos 20000€. Não tive oportunidade de o visitar mas pareceu-me um excelente negócio (conheço a zona mas o terreno só por Google Maps). Sinceramente estava à espera que aumentasse muito mais (50000€...)


    De 133 para 20... Coitada da pessoa que foi penhorada.
  14.  # 17

    O valor da avaliação corresponde ao valor da dívida?
  15.  # 18

    Colocado por: JteixeiraO valor da avaliação corresponde ao valor da dívida?


    Independentemente disso não me parece normal penhorar-se um bem que é avaliado por X e vendê-lo por 20%. E se a avaliação for das finanças ainda mais porco é. Então, quando é para cobrar impostos vale 133, quando é para abater dívida vale 20? Ficavam com o bem penhorado por 133 e assumiam eles o risco...
  16.  # 19

    Bem, então se eu lhe disser que o leilão começou em 1€... :)
  17.  # 20

    Colocado por: danobregaIndependentemente disso não me parece normal penhorar-se um bem que é avaliado por X e vendê-lo por 20%.

    Ainda por cima o pobre ficou mais pobre, e um rico ficou mais rico.
 
0.0210 seg. NEW