Procuro solução para problema da minha sala. Fiz uma lareira aberta tipo antiga , mais logo cedo deparei-me com algum problema de fumo na sala, montei um esxaustor de fumos na chaminé , mesme assim na resolvi por completo, o problema do fumo. 1- Que devo fazer para superar este meu problema? 2- Já me lembrei de colocar o lume mais alto, será solução? 3-Fazer buracos na parede junto ao lume ?
Instale um recuperador de calor e o problema acaba ;) fica à mesma com o "lume presente" e o mesmo aquecimento e sem as chatices de fumos e afins.
Se instalou daqueles chapéus rotativos pouco efeito terá, o problema poderá vir da altura da chaminé, curvas na evacuação dos fumos, da localização da lareira na sala, etc.
também recomendo uma solução tipo recuperador (informe-se dos varios tipos) e rectificar altura da chamine. mas sem grandes aventuras... penso que se deve tratar de um bom problema; quanto melhor isoladas as casas (nas janelas e portas), mais problemas deste tipo podem surgir pois não há circulação de ar para combustão. solução abrir um pouco uma janela de perferencia perto da lareira enquanto está a aquecer, 5/10 minutos depois já pode fechar já que o proprio ar quente força a subida do fumo.
se não resultar, deve-se mesmo à altura da chaminé... digo eu...
Tenho uma lareira Aberta que me invade a cozinha de fumo, sempre foi assim, já tentei tapa-la 20cm em cima na boca da Lareira diminuo fumo dentro de casa, mas não resolveu por completo, se tiver muito vento tenho que ter a porta sempre aberta, porque o postigo da porta não resolve e está sempre Aberto . A lareira também está mais baixa que o chão da Rua pelo menos uns 40 cm, a casa esta metida dentro de chão. O que me aconselha , a chaminé esta mais alta que o telhado e tem boa respiração, falaram-me em colocar uma gaveta de Ar na chaminé mas não sei o que é, ou aconselham-me outra solução qualquer, também envio um fotografia da chaminé talvez assim me consigam ajudar melhor.Obrigada
Lareiras abertas fazem sempre fumo no arranque!! Só defumam bem qdo estão quentes. Não há milagres! O fumo só sobe quando há calor da chama ou das brasas suficiente. Tire o exaustor o coloque salamandra ou recuperador no buraco da lareira
A casa fica na zona de Castelo Branco 25Km da mesma .eu já ficava contente se fosse assim. mas não é ela deita sempre fumo. Quer ao ligar quer depois de quente.