Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Liguei hoje para o nº de apoio das finanças e ainda fiquei mais confusa do que já estava...e preocupada.
    A situação é a seguinte:

Comprei a casa por 77.000€ (em 2011)
    Vendi essa mesma casa por 120.000€ (também em 2011)

Como não pedi empréstimo ao banco para os 77.000€, disseram-me que o valor que tenho que reinvestir são os 120.000€ (ou seja, a minha mais-valia)...pensava que era a diferença entre os 77.000€ e os 120.000€ que é o que realmente ganhei com a transacção (43.000€).

O que é considerado mais-valia? São os 120.000€ da venda ou os 43.000€ que realizei com a transacção? O facto de não ter pedido empréstimo para a compra por 77.000€ tem alguma coisa a ver com o cálculo das mais-valias????

Obrigada pelas vossas respostas

Susana
    •  
      GF
    • 25 maio 2012 editado

# 2

Wrong... mais-valia é um ganho, é o seu lucro.

A venda de um imóvel pode dar origem a rendimentos sujeitos a IRS, quando entre o valor da compra e o valor da venda se realiza um ganho, ou seja, uma mais-valia. No seu caso é fácil, metade do ganho é tributado em IRS.
    A mais-valia foi 43.000, metade (21.500) é tributado em IRS à taxa que lhe for aplicada com base nos seus restantes rendimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smmalmeida
  2.  # 3

O que é que está Wrong?
  3.  # 4

Então serão tributados metade dos 43.000€, correcto?

Era o que eu pensava mas na linha verde das finanças disseram-me que tinha que reinvestir os 120.000€ e que esse é que era o ganho porque não pedi dinheiro ao banco para o pagamento da casa que vendi!!!???
    •  
      GF
    • 25 maio 2012

# 5

Não tem nada a ver com bancos.
  4.  # 6

Tem a ver com bancos no momento em que se faz o reinvestimento.
    Ou seja, eu tenho que reinvestir os 43000€ sem recorrer a crédito. Ou seja, se eu comprar uma nova casa por 190.000€, se não quiser pagar mais-valias sobre os 43.000€, só poderei recorrer a crédito no valor de 190.000€-43.000€, certo? Ou seja recorrer a um crédito de 147.000€. Só assim é que consideram que investi o dinheiro que ganhei com o negócio da compra e da venda do imóvel.
  5.  # 7

smmalmeida, o seu último comentário não está correcto.

A mais valia é de 43.000 Eur. Metade deste valor, ou seja, 21.500 Eur, vai ser tributado à taxa geral que resultar da sua declaração de IRS.

Para que estes 21.500 Eur não sejam tributados, terá de reinvestir a totalidade do valor pelo qual vendeu a sua casa, ou seja, 120.000 Eur e desde que seja para compra de habitação própria e permanente.

Assim sendo, se por exemplo comprar uma casa por 190.000 Eur, teria que reinvestir os 120.000 Eur que amealhou da venda da casa anterior. E o restante, ou seja, 70.000 Eur poderiam ser financiados por empréstimo bancário ou até por fundos próprios.

Dei-lhe um link no seu outro tópico onde poderá consultar alguns exemplos práticos.
    Concordam com este comentário: Piafinho, smmalmeida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smmalmeida
  6.  # 8

Goliver,

Agora já ficou claro! Muito obrigada.

0.0120 seg. NEW