Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Liguei hoje para o nº de apoio das finanças e ainda fiquei mais confusa do que já estava...e preocupada.
    A situação é a seguinte:

Comprei a casa por 77.000€ (em 2011)
    Vendi essa mesma casa por 120.000€ (também em 2011)

Como não pedi empréstimo ao banco para os 77.000€, disseram-me que o valor que tenho que reinvestir são os 120.000€ (ou seja, a minha mais-valia)...pensava que era a diferença entre os 77.000€ e os 120.000€ que é o que realmente ganhei com a transacção (43.000€).

O que é considerado mais-valia? São os 120.000€ da venda ou os 43.000€ que realizei com a transacção? O facto de não ter pedido empréstimo para a compra por 77.000€ tem alguma coisa a ver com o cálculo das mais-valias????

Obrigada pelas vossas respostas

Susana
  2.  # 2

Em primeiro lugar parabéns pelo excelente negócio, ainda para mais neste tempo de crise, onde "bater" o mercado é díficil, e onde o mais normal - graças à "navalhada" que os bancos estão a dar no mercado imobilário, ao restringirem absurdamente (dos 80 passaram ao 8) o crédito e assim a procura - é vender com prejuizo e abaixo do preço de compra.

Em relação à mais valia (os 43 mil euros) depende, se tiver comprado essa casa como HPropria (nesse caso terá pedido isenção de IMI nas finanças, o que é que consta na escritura de compra e venda?) ou como HArrendamento, no primeiro caso pode comprar outra casa com uso das mais valias,e sem pagar nenhum "tuste" ao Estado, para HPPermanente nos próximos 3 anos. No outro caso creio que terá de pagar 50% das mais valias, em sede de IRS.

Colocado por: smmalmeidaBoa noite,

Liguei hoje para o nº de apoio das finanças e ainda fiquei mais confusa do que já estava...e preocupada.
    A situação é a seguinte:

Comprei a casa por 77.000€ (em 2011)
    Vendi essa mesma casa por 120.000€ (também em 2011)

Como não pedi empréstimo ao banco para os 77.000€, disseram-me que o valor que tenho que reinvestir são os 120.000€ (ou seja, a minha mais-valia)...pensava que era a diferença entre os 77.000€ e os 120.000€ que é o que realmente ganhei com a transacção (43.000€).

O que é considerado mais-valia? São os 120.000€ da venda ou os 43.000€ que realizei com a transacção? O facto de não ter pedido empréstimo para a compra por 77.000€ tem alguma coisa a ver com o cálculo das mais-valias????

Obrigada pelas vossas respostas

Susana
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smmalmeida
  3.  # 3

Primeiro que tudo, parabéns pelo excelente negócio. Comprar por 77 e vender por 120 é extraordinário nos dias de hoje. Agora, vem o pior, o pagamento dos impostos.
    As mais valias recaem sobre o lucro, neste caso 43 mil euros. Julgo que terá que entregar ao estado 20 por cento desse valor. Mas qualquer repartição de finanças a esclarecerá com mais pormenor.
    Ao fazer o irs deverá declarar esse valor.
  4.  # 4

Carlosj39,

Também existe a possibilidade de comprar um imóvel sem ser primeira habitação e sem ser para arrendamento. Apenas comprar uma casa para sururina nas férias ou para investir, como parece ser o caso e neste caso as mais valias são 20 %.
  5.  # 5

Obrigada:)))

Foi mesmo um bom negócio!!!
    E agora, tal como diz a Maria Luisa, vem o pior! Mas o pior pode ser mais ou menos mau. Na minha declaração de IRS (simulada) só me indica que não tenho qualquer imposto sobre as mais-valias se colocar 120.000€ no valor a reinvestir. E pelo que percebo, devia ser zero de imposto a pagar colocando apenas os 43.000€ (120.000€-77.000€). Se eu puser que vou reinvestir apenas os 43.000€, o simulador apresenta-me imposto sobre mais-valias. Então mas se eu coloco que vou investir o total dos ganhos que tive, não devia pagar zero de imposto sobre isto?'???!!!
  6.  # 6

Cara smmalmeida,

Consulte este link, tem a resposta à sua situação.

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

0.0104 seg. NEW