Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Energia Livre

Aliás provavelmente irá gastar mais gás, pois necessita que o depósito esteja sempre a alta temperatura, alem de que não poderá misturar os dois circuitos, logo terá que ter um depósito com 3 serpentinas, ou então um permutador externo de AQS instantaneo.
    O melhor mesmo é a caldeira a gás por condensação, de qualquer modo sobredimensione os radiadores para que possa economizar no gás.

Pensei que era o seguinte: o depósito recebe água quente do solar. Se tiver temperatura suficiente para AQS e/ou aquecimento, vai directamente sem passar na caldeira. Se não tiver temperatura suficiente, passa na caldeira onde esta apenas aquece o restante...
  2.  # 62

Colocado por: jose silvaPensei que era o seguinte: o depósito recebe água quente do solar. Se tiver temperatura suficiente para AQS e/ou aquecimento, vai directamente sem passar na caldeira. Se não tiver temperatura suficiente, passa na caldeira onde esta apenas aquece o restante...
    ~

Certo, mas só funciona para as AQS, não funciona para o aquecimento, não sem as condicionantes que mencionei.
  3.  # 63

E sabe-me dizer qual seria o custo dessas condicionantes?
  4.  # 64

Colocado por: jose silvaE sabe-me dizer qual seria o custo dessas condicionantes?

Andará á volta de 1500 euros a mais do que um sistema de CF 300 litros tradicional, contas feitas por alto, mas não se esqueça que 2 paineis não lhe dão autonomia para o ano todo nem para as AQS, quanto mais para o aquecimeto, aí teria que colocar mais paineis.
  5.  # 65

Humm, pois... Aí volto á minha questão inicial:

Qual a melhor solução para o conjunto AQS + Aquecimento para o caso de ter que uar gás de garrafa??? O que originalmente estava a pensar: Sistema termossifão 200/300L + Caldeira de condensação+radiadores de baixa temperatura?
  6.  # 66

Colocado por: jose silvaHumm, pois... Aí volto á minha questão inicial:

Qual a melhor solução para o conjunto AQS + Aquecimento para o caso de ter que uar gás de garrafa??? O que originalmente estava a pensar: Sistema termossifão 200/300L + Caldeira de condensação+radiadores de baixa temperatura?

É uma das hipoteses,
    Claro que tambem poderia optar por colocar ar condicionado ou então ventiloconvectores, e caso tivesse euros disponiveis para a instalação o PRH seria o mais económico ao longo da vida.
  7.  # 67

Aquecimento central com gás de garrafa, deve gastar uma pipa de massa!
    Mesmo com gás natural gasta bastante.
    Equacione aquecimento com ar condicionado, ou substituir a caldeira por uma bomba de calor.
    Com 4 m2 de painéis possivelmente vai necessitar pouco de apoio complementar, pelo que a registência eléctrica poderá ser a melhor opção, se optar por não usar a caldeira para aquecimento central.
    Se os radiadores ainda não estiverem instalados, pode trocá-los por pouco dinheiro por ventiloconvectores, ou pelo mesmo valor coloca ar condicionado que é a solução mais económica.
    Há muitas hipóteses, tudo depende de quanto pretende gastar de início, por mês, e de em que estado está a construção e o que pode alterar.
  8.  # 68

Bem José Silva, mas que grande confusão vai na sua cabeça. Vou-lhe dar um conselho. Escreva as diferentes variáveis num papel, por exemplo:

Orçamento disponivel
    Viabilidade de alterações nesta fase
    Custo de exploração
    Eficiência do sistema
    Conforto

Agora fixe uma das variáveis, e hierarquize as restantes. Quando tiver isso bem definido na sua cabeça, então pode começar a pensar em pedir soluções para a sua situação. Porque caso contrário vai acabar por não ter nada daquilo que pretende. Repare que já passou por um solar térmico termosifão, CF, esquentador, caldeira normal, de condensação. È normal que vá ficando confuso, e como já lhe sugeriram, começa já a ficar mais em conta uma solução de ar condicionado, que é mais uma vez, totalmente diferente do que pretendia inicialmente.
  9.  # 69

#powerenergie, tem toda a razão!! A minha cabeça anda "feita num oito"...

Ar condicionado está fora de questão, não suporto esses sistemas. Circulação forçada, pensei que podia apoiar directamente o aquecimento central, o que parece que não é verdade (teria que ter um depósito com 3 serpentinas, ou então um permutador externo de AQS instantaneo, cujos custos andam á volta de 1500 Eur). Assim sendo, não vejo nenhuma vantagem em ter CF...

Por isso, de momento estou mais inclinado para a opção inicial:

1 - Termossifão com 200 ou 300 L (e consequentemente 1 ou 2 colectores), que será suficiente para as AQS's para 4 pessoas. Aqui acho que vou incluir uma resistencia de apoio, já que não é muito cara e pode ficar + barato que compensar com a caldeira.

2 - Caldeira de condensação para aquecimento e apoio ás AQS's (que espero que será esporádico...), aumentando em 30% o tamanho dos radiadores para poder aquecer a casa a baixa temperatura (+-50 ºC), para assim a caldeira de condensação me poupar mais gás e compensar-me o investimento...

Parece-lhe bem??
  10.  # 70

se ja se decidiu siga para a frente!!!
  11.  # 71

Colocado por: jose silvaaumentando em 30% o tamanho dos radiadores para poder aquecer a casa a baixa temperatura (+-50 ºC), para assim a caldeira de condensação me poupar mais gás e compensar-me o investimento...

não é aumentar em 30% os radiadores é calcular os radiadores com a impulsão mais baixa!
  12.  # 72

Eh pá, não estou a dizer que já me decidi, mas que estou + inclinado!!! Continuo sem saber se é a melhor opção, mas pelos vistos ninguém o sabe...

Optaria por um de circulação forçada se este apoiasse directamente a caldeira. neste caso, o que pagaria a + pelo CF poupava na caldeira (metia uma normal e não de condensação). mas, como parece que isto não é possível (só estourando + 1500 Eur...) vou para o termossifão com caldeira de condensação e ver o que posso fazer com o dimensionamento dos radiadores para obter o máximo rendimento possível da caldeira de condensação!!
  13.  # 73

Colocado por: jose silva+ pelo CF poupava na caldeira (metia uma normal e não de condensação). mas, como parece que isto não é possível (só estourando + 1500 Eur...)

isso não é bem assim! com mais 1500 eur não estou a ver que sistema solar colocava para apoiar o aquecimento! um deposito de 300 litros é pouco!
  14.  # 74

Pois #Sergio, mais um ponto a favor do termossifão ;)
  15.  # 75

Colocado por: jose silvamais um ponto a favor do termossifão

so se for o preço mesmo!
  16.  # 76

Então diga lá quais as vantagens da circulação forçada!

Pelo que li, prende-se apenas com as perdas térmicas do depósito em noites de Inverno...
  17.  # 77

Colocado por: jose silvaPelo que li, prende-se apenas com as perdas térmicas do depósito em noites de Inverno...

tem que ler outra vez então!
    Isso das perdas termicas é um ponto importante, se é para aproveitar a energia porque deixa-la fugir?
    Diga-me onde achava que o seu carro durava mais tempo? dentro ou fora da garagem?
    Tem rendimentos diferentes! maior no CF
    no termossifão a acumulação so vai ate 300 litros!
    no CF pode apoiar o aquecimento
    no CF tem maior controle de segurança e gestão
    no CF permite instalar os paineis em varios locais e maneiras
    no CF a unica parte exposta as intenperies é o painel
    no CF fica mais bonito
    etc etc etc
  18.  # 78

Se quiser dar mais dinheiro ja pode por uma coisa mais porreira para apoio ao aquecimento!
  19.  # 79

Boa noite sr. jose silva

Para o aquecimento so esta disposto a colocar a caldeira a gas ou outro equipamento ?
  20.  # 80

Caro José Silva,

Quanto acha que vai gastar por mês com o aquecimento central?

Claro que não sabemos áreas, isolamentos, se vai aquecer a casa o dia todo ou apenas umas horas, tipos de janelas etc.

Já li por aqui relatos de cerca de 300 euros para manter uma casa quente 24h com gás natural. Com gás propano é certamente mais. Mesmo num apartamento com gás natural, não é necessário ter ligado assim tantas horas para chegar aos 100 euros.

É importante ter-se um aquecimento central que se
    tenha dinheiro para o ligar.

0.0245 seg. NEW