Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Há muitos anos que me preocupo com as radiações dos telemóveis. Nem sei quantos auriculares (com fios) já tive ... mais

    mais de 20 ... ou 30 ... eu sei lá.

    Depois vieram as redes wireless ... mais um desassosego.

    Enfim, o mundo é cada vez mais portátil e já me rendi a esse facto.

    Pessoalmente, tenho os seguintes dispositivos :

    >4 telemoveis activos (dos quais 2 costumam andar comigo, e outros 2 estão parados num cantinho, em fase de abandono)

    >Um smartphone Samsung Gio, com internet sempre ligada (anda com um cartão de banda larga movel)

    >3 Portáteis (11.6" + 15.4" + 17") , os quais uso as vezes com wireless

    >Tenho uma pen de banda larga da vodafone , a qual uso pontualmente.

    Tenho wireless em casa, o qual ligo só quando preciso.
    Tenho wireless no trabalho onde está sempre ligada.


    Aflige-me tanta coisa sem fios ... como chegamos a isto? Se pegar no meu portátil e for ali para o meio do bairro, apanho

    algumas 50 redes ou mais !!!

    O será que isto andará a fazer à nossa saude ? E as crianças ???



    E o 4G ? Será ainda mais radioactivo do que o 3G ?


    Os smartphones são horriveis ... conseguem numa mesma caixa estar com 4 tipos de radiações ao mesmo tempo: VOZ + Internte

    3G ou 4G, Wi-Fi e Bluetooth!

    Será que isto não é perigoso estar encostado à cabeça ? E no final da chamada, estar no bolso das calças ou camisa, não

    será prejudicial ???

    Quando um smatphone destes esta com tudo ligado ao mesmo tempo, não será que ultrapassa todos e quaisquer limites SAR supostamente seguros ?




    Lancei este tópico por forma a procurar a que sejam aqui esclarecidos alguns mitos / duvidas existencias.
    partilhem e participem !

    Os dispositivos sem fios vieram para ficar. Mas haverão melhores e piores práticas e formas de os usar.
    Lancem sugestões, mas ficam algumas :

    >Não usar o telemovel encostado à cabeça. Usar auriculares com fios .
    >Não permitir que crianças usem telemoveis, ou computadores portateis sem fios.
    >Não usar o telemovel nas calças ou bolso.
    >Usar e abusar do modo avião no telemovel quando o telemovel nao é necessário.






    Nem todas as radiações são iguais.

    Penso que podemos separar nas seguintes categorias



    >>>>Dispositivos de curto alcance e baixa radiação<<<<<<<<<
    -Ratos e teclados sem fios radiofrequencia e Bluetooth
    -Outros dispositivos bluetooth
    -Powerline PLC (provoca mais interferencias do que radiações)




    >>>>Dispositivos de médio alcance e média radiação<<<<<<<<<
    -Dispositivos Wireless Wi-Fi



    >>>>Dispositivos de grande alcance e elevada radiação<<<<<<<<<
    -Chamadas via telemovel
    -Internet no telemovel ( GPRS ; Edge ; HSDPA ; 3G ; 4G ; etc)
      RadiationCellphone[1].jpg
      headache[1].jpg
      cellphoneradiation[1].gif
  2.  # 2

    Colocado por: civismoVOZ + Internte

    3G ou 4G,

    a portadora é a mesma, portanto só tem uma rede activa para estes dois serviços.

    Colocado por: civismoUsar auriculares com fios

    erro, assim conduz as ondas DIRECTAMENTE para o cerebro, o ideal mesmo é usar receptores bluetooth, que apesar de emitirem radiações electromagnéticas, são na casa dos microwatt, portanto completamente inofensivas.

    Colocado por: civismoNão usar o telemovel nas calças ou bolso

    e nunca mas nunca no bolso do casaco nem no bolso da camisa junto ao coração.

    de uma forma geral nunca se despistou completamente a probabilidade de cancro derivada das radiações electromagneticas derivadas destas frequências, mas se pensarmos que estamos rodeados de ondas em quase todo o espectro radio-magnético e com muitas dessas radiações com níveis elevadíssimos, por exemplo os sinais de radio e televisão que operam na faixa junto á rede GSM e com potencias de emissão de 1000w e mais,

    os telelés com os seus 400mW MÁXIMOS acabam por ser irrisórios no conjunto.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 3

    Tudo o que é demais faz mal (excepto o sexo e o dinheiro)...mas mais depressa morremos de Jipose do que de radiações desse género...
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Fernandesa portadora é a mesma, portanto só tem uma rede activa para estes dois serviços.


    Ora viva! E é igual o nivel de radiação do sinal de voz , ou quando esta no mono 3 ou 4 G ???




    Colocado por: Pedro Fernandeserro, assim conduz as ondas DIRECTAMENTE para o cerebro, o ideal mesmo é usar receptores bluetooth, que apesar de emitirem radiações electromagnéticas, são na casa dos microwatt, portanto completamente inofensivas.


    Já ouvi muitas vezes essa teoria .... e já li também muitos desmentidos que isso não é assim, e que o auricular com fios é a unica forma efectiva de manteres a radiação afastada de ti ...


    Porra , mas agora estou a ler um pouco mais e há estudos para todos os gostos ...

    Este aqui diz exactamente o que tu dizes:
    Headsets: Not As Safe As You Thought

    Since radiation decreases exponentially, (one over the square root over the distance between you and you phone) we thought by using a headset so you could hold the phone away from your body would solve the problem. However, recent investigations tell us that headsets may actually intensify your exposure to harmful EMFs emitted by your cell phone.

    Contrary to popular belief, research conducted by British consumer research magazine Which? indicates that hands-free cell phone kits may significantly INCREASE your brain's exposure to radiation. The findings confirmed claims that that using hands-free earpieces in certain positions could more than TRIPLE your brain's exposure to radiation compared to a conventional cell phone call.

    By itself, headset can act as an antenna that actually channels radiation to your brain.

    Foi daqui que retirei o artigo
    Mas tambem não são isentes, pois vendem ferrites para meter nos auriculares
    http://products.mercola.com/ferrite-beads/


    Mais artigos interessantes: http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2365224,00.asp


    E mais um estudo que contradiz o outro e afinal os headsets com fios reduzem a exposiçao as radiações

    Report Shows That Headsets Reduce Exposure to Cell Phone Radiation

    by Charlie Schick

    A recent study by a UK consumers' association reported that headsets tripled the amount of specifically absorbed radiation (SAR) to the head during cell phone use. The conclusion was that the wire of the headset acted as an antenna and channeled unshielded radiation to the head.

    Naturally, the UK Department of Trade and Industry was concerned, and hired a company (SARtest) that regularly tests for SAR. SARtest repeated the consumer association study and expanded it to a wider range of headsets and phones.

    The results
    SARtest found that headsets not only do not increase SAR levels to the head, they can actually reduce emitted radiation by 65 to 70%. The study further revealed that what caused some of the "worst-case" indications of high SAR levels was merely the improper arrangement of cell phone antennas and headset cords—looping the headset cord around the antenna, for example.

    The study also revealed that most of the radiation is emitted toward the back of the phone. Therefore, the head is already well protected, especially with the newer phones with internal antennas. Using a headset, with the phone dialpad facing the body, protects the head even more. Of course, the directionality of the radiation does bring into question the amount of exposure to the hand. I've been taught that the hand can usually take more radiation than many other parts of the body, mostly due to tissue types. SARtest suggests further study of SAR involving other parts of the body in addition to the head.

    A summary of the findings:

    With normal use, headsets offer substantial reductions in SAR compared with conventional cell phone use, where the phone, rather than a headset, is held against the head.
    Certain configurations have been found to cause SAR levels in the head when using headsets with cell phones. But such configurations involved only low SAR levels, and appeared in the area of the cheek rather than in the ear or near the brain. These conditions are considered to be highly unlikely and not typical with normal use.
    If a cell phone is used with a headset, with the phone held against the body—in a pocket for example—placing the dialpad toward the body further reduces the possibility of radiation absorption.

    Comment
    I read the SARtest study, which suggests that headsets reduce exposure to cellular phone radiation, very closely. It contained interesting photographs depicting test setups and graphs of radiation intensities. Having had years of experience reading research papers, this study seems to be well designed and the results and conclusions seem valid.

    I am still not convinced as to whether the levels of SAR from cellular phones are actually harmful. We are surrounded by electromagnetic radiation from many sources, such as basic electrical wiring, computer monitors, blow dryers, ordinary telephones, and from virtually any place where electrical current is flowing. As far as I can tell, this study does not state whether any of these SAR levels are harmful. Nonetheless, it does reinforce my recommendation for using headsets with cell phones. Not only do headsets free your hands for other tasks—including driving your car—they reduce the amount of radiation to your head. Hello Direct offers several cellular phone headsets. It's your call.

    http://telecom.hellodirect.com/docs/Tutorials/HeadsetBenefits.1.110200.asp
  5.  # 5

  6.  # 6

    os auriculares com fio afastam a radiação do cérebro, pois funcionam apenas como uns auscultadores típicos no velhos walkman's que utilizávamos quase 24/24h por dia (eu não mas conheci muito boa gente que sim).

    Melhor que os auriculares só mesmo o sistema mãos livres do próprio equipamento, esse não á mito que o desgrace.
    Concordam com este comentário: electrao
    •  
      GF
    • 27 maio 2012

     # 7

    Com a quantidade de horas que estou ao telemovel por dia, é motivo para preocupação !
    Embora ao fim de uma ou duas horas já começa a ficar a orelha dormente e passo ao auricular com fios (bluetooth ja desisti, ou são maus, ou são bons mas depois perco-os, ou andam sempre sem bateria).
    • eu
    • 27 maio 2012

     # 8

    Eu tenho acompanhado esta questão há vários anos e para já parece que não existem conclusões definitivas. Ou seja, se existir perigo, este não é muito elevado ou então só se manifesta décadas depois da exposição.

    De qualquer forma, com ou sem wireless, nós estamos expostos a radiações bem mais potentes e perigosas (comprovadamente cancerígenas): a luz do sol.
  7.  # 9

    Ha novidades se os auriculares com fios sempre conduzem radiacao ou nao ?

    Há um facto que é facil de constatar: Se encostar o telemovel ao telefone fixo, ao autoradio, colunas, nota-se e bem o ruido das interferencias.
    Mas se o telemovel estiver afastado 1 metro, e encostador o auricular aos mesmos aparelhos, estes não vão gerar as mesmas interferencias.

    Isto tem alguma base / explicação cientifica ?
  8.  # 10

  9.  # 11

    Boas, os telemoveis e smartphones entraram tanto nas nossas vidas, que quase ja nao se fala das radiações.

    Tornamo-nos numa wireless society ( video interessante : https://www.youtube.com/watch?v=mN1nl9GNpUU )

    Hoje em dia um telemovel ja nao é so um telemovel, tem modulos 2G , 3G, 4G , Bluetooth, Wifi , NFC ... tudo numa pequena caixinha que encostamos a cabeça

    AInda nao encontrei respostas conclusivas sobre os eventuais perigos de utilizar auricular maos livres, pois ha muitos que dizem que é a melhor forma de reduzir a radiaçao, contudo ha tambem os que dizem que o proprio auricular pode criar um efeito de antena e amplificar ainda mais as radiações.

    Talvez por isso existam uns auriculares com uma parte em que o som propaga-se atraves de tubos de ar (como num estetoescopio)





    Ha ainda quem meta uma ferrite, talvez esta seja a melhor opção



  10.  # 12

    Está a esquecer-se das ondas de rádio e televisão, e essas já por cá andam à uns anitos.

    Segundo ouvi a um investigador, só fariam mal caso aquecessem o cérebro/corpo, tipo micro-ondas.

    De resto, essas radiações todas têm uma potencia de sinal pouco perceptível para o corpo humano, por isso, não faz mal.

    Segundo esse mesmo investigador, fazem pior os micro-ondas sem protecção contra a radiação, que esses sim têm potências prejudiciais para o corpo humano.

    Já agora, se querem saber se o vosso micro-ondas é ou não bom (ou protege bem as radiações que emite) coloquem um telemóvel lá dentro, fechem a porta e tentem ligar para esse telemóvel. Se a chamada for conseguida, o isolamento do micro.ondas é deficiente, deixando passar a radiação. (teste sugerido pelo mesmo investigador)
  11.  # 13

  12.  # 14

    Colocado por: civismoJá ouvi muitas vezes essa teoria .... e já li também muitos desmentidos que isso não é assim, e que o auricular com fios é a unica forma efectiva de manteres a radiação afastada de ti ...


    correto. A radiação é da antena do telemóvel. Quanto mais longe, melhor.

    O auricular bluetooth é mais um aparelho com antena, por isso, telemóvel encostado à orelha ou auricular bluetooth é praticamente a mesma coisa.

    E se dormem com o telemóvel na mesa de cabeceira, então são mais 6/8 horas de exposição (durante o tempo que dormem).

    cumps
    • eu
    • 18 março 2015 editado

     # 15

    Colocado por: electraoE se dormem com o telemóvel na mesa de cabeceira, então são mais 6/8 horas de exposição (durante o tempo que dormem).

    Não são nada. Se o telemóvel não estiver ligado à Internet ou a fazer/receber chamadas, não emite radiação (*).

    (*) Liga à antena só de vez em quando...
  13.  # 16

    Há quem ligue o microondas para aquecer a comida e fique com a cabeça lá encostada ao vidro a ver o prato girar!

    E as televisões não tem radiações?
    E os monitores?
    E os GPS?

    Tudo tem, tudo emite radiações!
  14.  # 17

    Colocado por: euSe o telemóvel não estiver ligado à Internet


    Quantos smartphones não estão ligados à Internet?

    Não pretendo ser alarmista, mas penso que é indiscutível que o telemóvel fora do quarto é uma mais valia.

    Quanto mais pelas recentes notícias :) telemóvel Nokia espião
    •  
      FD
    • 18 março 2015

     # 18

    E o sol?
  15.  # 19

    Mais uma vez, não vale a pena andarmos a "extremar" as situações.

    Algumas coisas podem ser feitas, outras evitadas, outras temos de viver com elas....

    Ninguém deixa de ir à rua por ter medo de ser atropelado. :)

    cumps
  16.  # 20

    Boas eu recomendo que quando falarem ao telemovel tentem estar em zonas de boa cobertura de rede. Isto deve-se ao facto de que quanto pior for a cobertura de rede maior a potência emitida pelo próprio telemóvel para chegar á antena do operador. Quanto ás antenas que vemos por ai das operadoras a potência emitida pelas mesmas é aproximadamente 50X inferior ao necessário para provocar uma queimadura mesmo que tivesse a cabeça encostada á própria antena a levar com as radiações directamente. Agora é como tudo só mesmo a longo prazo se poderão saber consequências mais objectivas mas não me parece que advenha gande problema do uso de telemóvel duma forma moderada.
 
0.0236 seg. NEW