Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ando em obras de recuperação de um prédio antigo com paredes de alvenaria de pedra e neste momento preciso de decidir como vai ser a aplicação dos dois contadores de água que vão fornecer as duas fracções de habitação que o imóvel vai ter, uma das quais para usufruto próprio.

O prédio sempre teve apenas um contador que servia toda a casa. Esse contador estava num nicho da parede do hall de entrada do R/C e que agora foi usado para a colocação das caixas dos contadores da EDP e do quadro de entrada de electricidade da casa. Como tal, tenho de decidir se mando abrir um novo nicho na parede ou se mando fazer em tijolo uma saliência da parede para aí embeber os ditos contadores. Pelo que sei, as dimensões mínimas de um nicho para dois contadores são de 50x60 cm com 15 cm de profundidade.

O meu problema é o seguinte, em termos estéticos o melhor seria abrir o nicho na parede e por baixo dos contadores da EDP. A questão é se isto já não será buraco a mais na parede em questão (é uma parede lateral, comum à casa vizinha e que no R/C tem cerca de 40-50 cm de espessura, creio) e se não será demasiadamente desestruturante considerando que nestas habitações as paredes exteriores funcionam como um todo em termos estruturais e os buracos são mesmo na base da casa (tem 5 pisos).

Junto foto. Os azulejos visível não são antigos e estão previstos serem removidos e aplicados outros do estilo:
      P1010795.jpg
  2.  # 2

Mais uma foto do local.
      P1010852.jpg
  3.  # 3

E então pessoal?

Acham que mais um nicho na parede com 50x60 cm e 15 cm de profundidade por debaixo das caixas dos contadores da EDP não cria quaisquer problemas na estrutura e resistência ou é preferível fazer um pequeno muro em tijolo, com a espessura da parede saliente ao pé da porta, e aí colocar os contadores da água?

0.0096 seg. NEW