Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já ouvi falar. A malta cá em cima não liga muito a isto. Eu faço as observações num grupo muito bom, eu e a minha pessoa! :-)

Vou fazendo alguns trabalhos

Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Arnnogueira
  2.  # 2

A minha esposa se vê estas coisas Astronómicas.. passava-se !!!! ;)
  3.  # 3

Acho as observações astronómicas muito interessantes.

Que tipo de telescópio aconselham a um principiante e de que preço estamos a falar?
    • hangas
    • 25 outubro 2012 editado

# 4

Colocado por: J.Fernandes
    1. Que tipo de telescópio aconselham a um principiante e de que preço estamos a falar?

Para iniciar, uns binoculos bons já dão para fazer umas observações interessantes..e dá para ver mais do que a lua :)
    já se vêm bastantes enxames globulares e mesmo algumas galaxias.. algumas até se vêm/percebem-se a olho nú (a M31 por exemplo)

Uma coisa que dá jeito é umas cartas de objectos celestes, na altura usava umas fotocopias que o pessoal partilhava.. hoje em dia arranja-se na net ou mesmo aplicações para iPhone ou Android.

Quanto a preços pode ter uma ideia em lojas online, como esta http://loja.galactica.pt/pt/

Pode iniciar com um simples telescopio refractor para lhe ganhar o gosto, e depois avançar para um reflector ou catadióprico.
    Se lá mais para a frente quiser fazer fotografia já vai precisar de uma montagem equatorial.

A regra geral para todos é, quando mais "largos" ou mais abertura tiverem, mais luz conseguem captar.. quanto mais luz mais tenues os objectos que se conseguem ver e maiores ampliações se conseguem. Isto porque quanto mais ampliação na ocular, mais luz "rouba".

Enfim.. é um hobby como outros.. depois queremos sempre mais e mais ..

Apesar de já não tocar nisto há mais de 10 anos.. o facto de falar nisto puxou-me o bichinho outra vez. :)
    Concordam com este comentário: pedromdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Fernandes
    • hangas
    • 25 outubro 2012 editado

# 5

Lembrei-me de outro hobby que tb ja tive.
    Auto rádio modelismo.. na escala 1/5. Gostava muito desta escala porque é das que tem mais semelhanças com a realidade, tanto em termos de mecanica
    do carro como na dinamica do mesmo.

São carros com motores com uns 2 a 3 HP, uns 10Kg de peso a gasolina comum (95 ou 98) e que podem ter, como este, sistema de travagem de disco e hidraulico.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
      IMG_4107.jpeg
      IMG_4096.jpeg
      IMG_4101.jpeg
  4.  # 6

Também gosto de dar umas voltas, mas este ano não deu, houve aumento no agregado familiar vou ter que comprar um reboque, hehehe
      Caiaque-insuflavel_432436079_7.jpg
  5.  # 7

Colocado por: casadepalhaEu ainda ando e tou equipado com um destes:

Também me dedico à astronomia mas exagerei nos telescópios que comprei porque já nem sei quantos tenho. Entre outros tenho um C11, um C8 Edge e um Mewlon 180. Mas além das estrelas dedico-me ao Geocacheing, à aquariofilia e aos meus cães. Também jogo golfe e risquei a palavra 'trabalho" do meu vocabulário...
  6.  # 8

Ainda bem que o hangas tocou no assunto, tenho para ali este bixo dentro de uma caixa...

é um 2,5cc que dá 90km/h com caixa de 3 velocidades.
  7.  # 9

Colocado por: Edsintra Entre outros tenho um C11, um C8 Edge e um Mewlon 180.
    E fotografias desses bichos, há ?
    (fiquei curioso)
    Colocado por: Edsintra..e risquei a palavra 'trabalho" do meu vocabulário...
    Esta deixou-me ainda mais curioso!
    Como é que isso se faz??
  8.  # 10

boa tarde já agora não há para aí um todo terreno para eu destruir?????
    tenho uma paixão enorme para carros tele comandados a gasolina mas os preços são para alem das minhas possibilidades.estou pior que o meu filho.já tive um helicóptero mas imaginem deu um trambolhão de 10 metros de altura mas consegui recuperar uma pá da hélice.LOL!!!!
  9.  # 11

Colocado por: Luis K. W.E fotografias desses bichos, há ?
    (fiquei curioso)
    Como é que isso se faz??

Reforma-se.
  10.  # 12

Sempre que posso, entretenho-me com estes ...
      2012-10-27 15.43.00.jpg
  11.  # 13

Colocado por: DanielTambém gosto de dar umas voltas, mas este ano não deu, houve aumento no agregado familiar vou ter que comprar um reboque, hehehe
      Caiaque-insuflavel_432436079_7.jpg

Este tópico devia ser eliminado....... Já estou como o Alv, mas a ver isto, ainda perco a cabeça. Ainda agora deixei passar uma promoção.....
  12.  # 14

SchopferGott nem quero imaginar as contas das revisões/manutenções dessa menina (BMW).
  13.  # 15

Colocado por: SchopferGottSempre que posso, entretenho-me com estes ...
      2012-10-27 15.43.00.jpg

Essa canoazita....... se sabia....
  14.  # 16

Esse kayak da OceanKayak é o malibu?
  15.  # 17

Colocado por: branco.valterSchopferGott nem quero imaginar as contas das revisões/manutenções dessa menina (BMW).

Olhe que não. As BMW, pelo menos as da geração da minha (uma veterana de 1995, pois gosto mais das BMW mais antigas do que das actuais) tem intervalos de manutenção mais alargados do que a maioria das motos. Só vão a oficina a cada 10.000 kms, e claro, já não vai a marca. As revisões são básicas, desde que não hajam avarias fora do normal. O óleo é um 10W40 normalissimo que é barato, e de resto filtros de oleo e de ar idem. Pastilhas de travão e pneus é que são mais carotes, mas tb nao se trocam todos os dias. Oleos de transmissão só a cada 60.000 kms, e bateria é até durar ... Se for preciso afinar valvulas, estão logo ali nas cabeças laterais, muito faceis de chegar, nem é preciso desmontar deposito e carenagens (menos tempo de mão de obra).
  16.  # 18

Colocado por: PauloCorreiaEssa canoazita....... se sabia....

Comprei o kayak á cerca de 8 anos. É um kayak que dá para mar (inafundável, a menos que fure ...) e embora não esteja preparado para tal, dá para 2 pessoas.
    Este já fez algumas descidas de rio (zezere, tejo), anda de vez em quando nas barragens .... E até já andou a descer umas dunas .... Hávia ha uns anos na lagoa de albufeira umas dunas altas que davam directamente para a água .... O kayak arrancava do cimo da duna com gente em cima e descia a duna toda até entrar na água... Boas sensasões :-)
  17.  # 19

Colocado por: SchopferGottávia ha uns anos na lagoa de albufeira umas dunas altas que davam directamente para a água ...

Lembro-me bem delas, a malta descia aquilo a rebolar.

Tenho de comprar uma em 2ª mão. A ver se aproveito umas promoções e o inverno
  18.  # 20

Colocado por: Luis K. W.E fotografias desses bichos, há ?
    (fiquei curioso)
    Como é que isso se faz??

Só descobri aqui uma foto antiga na lagoa de Albufeira com um pequeno Intes, um telescópio de fabrico russo. Logo que tenha acabado a mudança de casa vou tirar umas fotos ao resto da "artilharia".
    Quanto ao trabalho é claro que me reformei (antecipadamente). Lembro-me até de ter trocado umas MPs com o Luis sobre as nossas passagens pela Bélgica.
      Canas.jpg

0.0282 seg. NEW