http://www.youtube.com/watch?v=_NDTqq3Euz4
Colocado por: JoseBlinoco2
como é que a máquina decidi quando deve ventilar?
Colocado por: Pedro Azevedo78 https://forumdacasa.com/?CommentID=427571Tenho sempre os níveis de CO2 e de humidade relativa (principalmente nos WC após os banhos), controlados e sem perder muita energia...
Colocado por: jorgealvescom um vulgaríssimo relógio sem nenhum sensor,
Colocado por: jorgealvesou inclusivamente ligado num sistema de domótica com controladores inteligentes com múltiplos sensores,
Colocado por: JoseBlinoComo o Sr Pedro Azevedo, falou nesta questão
Colocado por: JoseBlinoÉ comum, estes recuperadores de calor de fluxos cruzados, terem a possibilidade de ligação a sistemas de domótica?
Colocado por: coelhinho78e o rendimento for de 100%
Colocado por: coelhinho78Este painel não passa de uma caixa com um acrílico e la dentro com tubo spiro por onde o ar circula, já tenho um para testes e os resultados são bastantes positivo
Colocado por: coelhinho78
Sim foi tudo pintado, mas ainda é um prototipo, e com resultados muito bons e por um preço de construção relativamente baixo. A minha única questão, que ainda esta em estudo e é por isso que ainda não avancei com o projecto é a degradação dos materiais do painel, não esquecer que o ar que passa no painel entra directamente em casa e não quero estar a insuflar metais e outras coisa resultados da degradação por temperatura e radiaçao. Exitem muitos sites e topicos sobre paineis de ar, mas é pouca a informação em relação a degradação.
Colocado por: coelhinho78já a muito tempo que ando a pensar num sistema destes, mas com uma variante: na entrada de ar depois de passar pelo permutador, o ar vai a um painel solar "Made by Je" para aquecer e só depois é que entra em casa na zona dos quartos e salas e é extraído na cozinha e casas de banho.
Este painel não passa de uma caixa com um acrílico e la dentro com tubo spiro por onde o ar circula, já tenho um para testes e os resultados são bastantes positivo. num dia com 10ºC no exterior e ceu limpo, estava insuflar ar a 45ºC e com um caudal de 50m3/h.
atenção que os permutadores de calor não fazem milagres, se por ex: o ar exterior tiver a 10ºC, o ar interior a 20ºC e o rendimento for de 100%, isto significa que vamos insuflar ar em casa a 15ºC.
Colocado por: JoseBlino
De acordo, obrigado. Como o Sr Pedro Azevedo, falou nesta questão (e pelo que percebi o sistema dele terá sensores) fiquei com a dúvida, de como funcionariam as máquinas sem os ditos sensores.
Colocado por: JoseBlinoUma dúvida acerca do sistema:
O ar extraído, pelo exaustor de cozinha, também pode ser integrado no permutador de calor?
Pergunto isto, dado serem vapores com muita gordura. Por outro lado, são vapores quentes e não sei, se é viável ou não serem contemplados, para permutação de calor