Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Acho bem a distribuição da cristinasantos39. Sugiro que a parede nova do quarto fique afastada da caixa de elevador cerca de 50cm, e nessa área reduzida faça um roupeiro para o quarto.
    Concordam com este comentário: cristinasantos39
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristinasantos39
  2.  # 22

Atencao ao risco de desvalorizacao do imovel! Se faz o que tem em mente, esse apartamento passa a ser muito mais dificil de vender! Se possivel adopte uma solucao como a que lhe propoe o marco1 para o espaco cozinha + sala em open space (partir a parede que separa a cozinha do quarto).

Depois, dependendo do motivo pelo qual precisa de dois quartos, pode pensar em livrar-se da lareira e dividir a sala com uma solucao facilmente reversivel, como paineis/porta de correr que dividam a sala em dois pequenos quartinhos com janela. Por exemplo, se tem um menino e uma menina e quer que eles tenham alguma privacidade, pode implementar uma solucao deste genero: deixa os paineis abertos quando ambos querem brincar, e dividem-se os quartos na altura de dormir/estudar/banho, etc. Quando quiser vender a casa, remove os paineis e fica com um T2 com dois quartos bem generosos e cozinha/sala em open space.

I.
    Concordam com este comentário: marco1, RMMA, Rodrigo Cruz
  3.  # 23

realmente, acho que a mentalidade tem que mudar ainda um pouco, eu penso que ao inves de estar a abarracar uma casa com as tais soluções muito economicas e muito "expeditas" se devia pensar sim em ou fazer algo de jeito ou então não mexer no que está e assumir as coisas tipo se só tenho dois quartos, então os meus filhos terão que harmoniosamente conviver num deles mas que seja algo agradável.
    a solução da cristina "apenas" vai originar uma casa desagradável pois poderá ter 3 quartos mas a zona social sem luz e sem dimensões agradáveis para que uma familia possa conviver no dia a dia.
    enfim pondere nisso e tenha em apreço os comentários do italiano.
    Concordam com este comentário: RMMA, Rodrigo Cruz
  4.  # 24

Quando andava à procura de apartamentos (T3) para comprar, vi alguns com 100 m2 e achei-os mto pequenos para T3. Penso que dadas as dimensões do apartamento, o melhor será optar por uma solução temporária como a que o Italiano refere. Se alterar este apartamento, será muito difícil vendê-lo: penso que ninguém lhe irá comprar um apartamento que tenha uma sala sem luz natural.
    Concordam com este comentário: tiagot
  5.  # 25

A alteração proposta em #19, não vai desvalorizar em nada o apartamento. Demolir aquelas paredes não vai alterar a compartimentação da habitação e as que forem construídas podem ser em gesso cartonado que é fácil de demolir. Será muito fácil repor as condições actuais no caso da cristinasantos39 querer vender a fracção.
  6.  # 26

ai é ?'

apenas deita a lareira abaixo, mexe nos pavimentos, deita as paredes que definem o hall abaixo e ainda terá que repor novamente a parede que definia a sala , para não falar na MARAVILHA que será ter uma sala tipo hall de entrada sem janelas e cheia de atravessamentos no dia a dia , francamente Alberto, não defenda coisinhas mal pensadas.
  7.  # 27

Tenho realmente de pedir desculpa por ter pedido ajuda e opiniões, porque desagrada-me profundamente o tipo de comentários que o marco1 fez em relação à opinião de Alberto F.
    E marco1, não se preocupe com a minha sala sem janelas e que vai ser um sítio de passagem. Já contratei um arquiteto, que já viu a casa e que tem uma opinião completamente diferente da sua.
    E só para terminar, será´a minha casa a única no mundo em que se entra diretamente para a sala. Sinceramente vê-se bastante.
    De qualquer modo, agradeço as opiniões e disponibilidade de todos.
    Depois das alterações feitas, darei notícias.
    Obrigado
  8.  # 28

Colocado por: marco1apenas deita a lareira abaixo

Maior parte das pessoas não usam.

Colocado por: marco1mexe nos pavimentos

isso são danos colaterais. Há inúmeras maneiras de corrigir.

Colocado por: marco1deita as paredes que definem o hall abaixo e ainda terá que repor novamente a parede que definia a sala

por isso é que são obras, demolir...construir...demolir...construir...

Colocado por: marco1para não falar na MARAVILHA que será ter uma sala tipo hall de entrada sem janelas e cheia de atravessamentos no dia a dia

já vi bastante pior...tipo num T1 fazerem 3 quartos. Sabe marco1, nem todas as pessoas têm possibilidade de comprar a casa ideal. Hoje em dia é muito difícil vender casas, por isso acho aceitável ajustar a casa que já têm às suas necessidades. Se neste caso, a cristinasantos39 necessita de mais um quarto ou de um escritório, esta é a situação mais viável. Apenas estou a ajudá-la com as minhas sugestões.
    Concordam com este comentário: cristinasantos39
  9.  # 29

não sei porquê, por acaso fui mal educado'? disse alguma mentira?
    olhe e sabe que mais? realmente já me vai faltando a paciência para ver tanta coisa mal feita, enfim.
    seja muito feliz e aguardo com expectativa ver essa solução que em muitos casos resultará mas ponho sérias duvidas no seu.
    ah de preferencia podia por aqui a dita solução ainda em projecto, pode ser que se possa dar mais algum contributo.

ps: sabe não é muito o meu estilo "falar" assim mas sinceramente várias pessoas tentaram dar-lhe bons conselhos e a cristina parece que ficou assim tipo virgem ofendida, mais uma vez enfim.
  10.  # 30

Cristina,

Pode não ser a unica casa em que se entra directamente pela sala, mas também não queira ser mais uma, isto porque por exemplo:
    Recebe visitas que vão para aquele quarto, ou o/a seu/sua filho/a vivem naquele quarto, quando estão a acordar de manhã e quiserem ir ao wc, não será muito confortavel estarem a passar pela sala. Quando me refiro de manhã, refiro-me também ao final do dia onde até podem ter visitas em casa.
    É só neste sentido que a alerto para esse efeito.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  11.  # 31

Não vejam isto como um quarto, mas sim como um escritório.
  12.  # 32

Colocado por: cristinasantos39Tenho realmente de pedir desculpa por ter pedido ajuda e opiniões, porque desagrada-me profundamente o tipo de comentários que o marco1 fez em relação à opinião de Alberto F.

A Cristina queria era que lhe dissessem que a sua opção era a melhor, mas como alguém lhe disse que não era ficou ofendida. Sendo assim valia mais nem sequer ter vindo aqui pedir conselhos.

Já que pediu opiniões vou também dar a minha: A sua solução é muito fraquinha, para não dizer outra coisa. Se o seu problema é o dinheiro deixe estar como está. Ainda não disse porque é que precisa de um T3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MFRC
  13.  # 33

Bem, mas andamos aqui a brincar, ou somos todos adultos???
    Vim a este fórum com a humildade de quem é leigo neste assunto. Esperava simplesmente mostrar a minha intenção e receber opiniões de pessoas entendidas no assunto ( arquitetos, construtores, etc. )
    O problema não é com a discordância em relação à minha opcão que, como já referi, vale o que vale porque sou leiga no assunto. O meu problema é em relação ao modo brusco e altivo como algumas pessoas fazem os seus comentários.

E Sr. marco1,em relação á sua expressão " virgem ofendida" veja se tem maneiras e educação, porque não sou da sua família.
  14.  # 34

...."E marco1, não se preocupe com a minha sala sem janelas e que vai ser um sítio de passagem. Já contratei um arquiteto, que já viu a casa e que tem uma opinião completamente diferente da sua...."

e a cristina anda a brincar ou é adulta? ou não acha que mais parece ter tido uma reacção de menina mimada?'

eu apenas a estava a ajudar e nunca me dirigi a si nos modos como se dirigiu a mim e esta frase sua ilustra bem a sua reacção, ou seja não ouviu aquilo que queria e vai desaforo, e até ai eu nunca me tinha dirigido a si directamente nesses moldes.
    por isso esqueça, pois se calhar tenho idade para ser seu pai e não para levar reprimendas de falta de educação de si.
  15.  # 35

Já que é para partir pode tirar o roupeiro mudar a casa de banho + para o lado para ocupar o espaço do roupeiro e reduz a mesma ai nuns 30cm e tira a banheira e o bidé e coloca uma cabine de duche, reduzir a cozinha uns 50cm também

No quarto pode colocar roupeiros a fazer de divisória.

ps: eu não entendo nada disto só que se é para partir era só para dar + 1 ideia mesmo que seja péssima ;)
  16.  # 36

.. transformar esse T2 num T3, face aos condicionalismos existentes, não me parece boa ideia.
  17.  # 37

Boa tarde,

a única solução aqui falada que me parece ter possibilidades de ser viável é a dada pelo Italiano. Parece-me que dado os condicionalismos do apartamento (área e iluminação natural), e na impossibilidade de fazer obras de fundo (por causa do custo destas), as outras soluções aqui referidas não são as mais aceitáveis.
    Cristina, vai ter que gastar algum dinheiro, isso é inevitável, se será muito ou pouco para si, isso só a Cristina é que sabe. Mas, e já disse isto no forum noutra discussão, gastar dinheiro em más soluções é desperdício não é investimento. A solução que pretende não é uma boa solução, irá viver mal, (isto não é uma opinião é um facto - e não será pelo não ter hall de entrada mas sobretudo porque não vai ter luz natural, e pelo "open space" que defende ser muito comprido e muito mal "amanhado") vai desvalorizar o seu apartamento, vai gastar dinheiro mais tarde para voltar a colocar tudo no sitio outra vez.
    Obras têm de ser pensadas como soluções a longo prazo (se não permanentes), e por isso a fazer alguma coisa pense e escolha a solução que lhe melhore a vida, em todos os seus aspectos (económico, conforto, qualidade de vida) e não apenas aquela que lhe parece mais fácil e "barata" (porque não irá ser a longo prazo).
    Como já referiu é leiga no assunto e veio ao forum para pedir opiniões, acho que fez bem, porque a sua ideia inicial de mudança não é uma boa solução. Espaços habitáveis sem luz natural nunca são uma boa solução (falta de ventilação, humidade, condensações, insalubridade, etc). Por isso é que em 1951 saiu legislação para impedir este tipo de situações, e que ainda hoje é usada (com sucessivos melhoramentos e adequações).

Pense bem, e de certeza que o arquitecto que escolheu (e em quem, certamente, confia), para a ajudar irá ter em conta todos os condicionalismos que a seu apartamento impõe, assim como todas as condicionantes constutivas a ter em atenção como, por exemplo, a mudança de pavimento após a demolição de paredes.
    Apesar da boa vontade em ajudá-la tem de ter em atenção, que será preciso muito mais estudo até encontrar a melhor solução para o seu caso.

Cumprimentos,

Rodrigo

0.0242 seg. NEW