Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a equacionar tratar a água da piscina com lixívia (lixívia de garrafão daquela que se encontra no supermercado) em vez de cloro.
    Neste momento sei que essa lixívia deve ser sem espessantes nem detergentes ou cheiros...tem que ser o produto o mais original possível visto que a piscina não necessita dessas substancias nem queremos que surja espuma.
    Gostaria de saber se alguém já o fez e quais são as proporções que recomenda tanto para o tratamento usual como para o choque em que calculo que a quantidade terá de ser superior.

    Estou a pensar fazer esta experiência este fim de semana e por isso peço a vossa ajuda,

    Cumprimentos a todos e ficarei a aguardar a vossa partilha... :)
  2.  # 2

    Nunca ouvi tal coisa. Então e depois vão lá para dentro? Não me parece muito saudável .
    Depois diga como correu.
  3.  # 3

    Olá Maria Luísa,

    Sim, é verdade.
    O cloro não passa de lixívia só que mais concentrado e em formato sólido.
    Se considerarmos que a água da companhia que bebemos todos os dias é desinfectada com lixívia...então nadar nesta água não terá mal nenhum...certo?

    Claro que este tipo de desinfecção não agrada aos comerciantes de produtos para piscinas... e por isso também não divulgam esta solução.
  4.  # 4

    Sim eu sei que lixívia e cloro são basicamente a mesma coisa, mas nunca tinha ouvido falar em aplicar lixívia numa piscina. Confesso que já despejei dois garrafões na piscina do vizinho que não vivia lá e que tinha a agua toda verde e era um viveiro de mosquitos. Rapidamente a agua mudou de cor e os mosquitos...nem vê-los.
    Mas colocar lixívia numa piscina que utilizamos assusta um pouco. As quantidades tem que ser muito bem medidas. Nos na nossa quando aplicamos o cloro só para lá vamos no dia seguinte e na minha aplica-se muito poucos produtos químicos.
    Também fiquei com curiosidade ? Alguém sabe as quantidades a utilizar?
  5.  # 5

    Para o tratamento de choque pode subir a valores de 50 ppm ou mais, quanto maior for a concentração, mais rápida e mais eficaz será a desinfecção, para a manutenção da agua não convém passar dos 2 ppm ( 2 gramos por metro cubico).
  6.  # 6

    Não invente, compre produtos estudados para piscinas, respeite as dosagens.

    No tio belmiro( com desconto em cartão de 25%):
    http://www.Continente.Pt/productdetailmain.Aspx?Productid=4389713&categoryname=6&categorypath=6%7cpiscinas1&subcategoryname=acessriosemanuteno&back=productsindexmain.Aspx?

    Estes são armazeninstas e vendem on-line:
    http://quimitecnica.com/
  7.  # 7

    O que eu uso são bidões de hiploclorito de sódio que custam cerca de 15 euros. O principio activo da lixívia é o mesmo. Não façam um bicho de 7 cabeças em relação aos químicos. Eles existem por todo lado. O problema das piscinas é quando não fazem uma filtragem eficiente e os resíduos ficam e são mesmo nefastos para a saúde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariais
  8.  # 8

    Mas utliza algum doseador automático? O O cloro liquido, evapora rapidamente, pelo que, para garatir o cloro livre mínimo, tem de utilizar em concentrações superiores ( comparativamente a pastilhas, por exemplo)
    Destas concentrações, decorre que fica com uma agua bastente irrante para a pele e olhos...
    Também é tem de ter uma maior cuidado no controle do Ph da água... o que pode incorrer em gastar €€€ em produtos reguladores.

    Não vejo quisquer vantagen, nem sequer é mais economico, além do custo acrescido para asaúde e o perigo na manipulação.
  9.  # 9

    quando tentamos encontrar esse tipo de soluções mias baratos ou em conta como lhe queiram chamar por vezes esquecemos que não so prejudicamos a saude mas tambem todo o mecanismo da piscina e materiais da mesma pois por vezes esse tipo de produtos pode afectar as pás das turbinas, corpos das bombas de filtração pode eventualmete tambem vir a estragar as válvulas do filtro, na minha opinião nada como usar produtos especialmente indicados para essa função, e se formos tambem a ver o que ppoupamos tambem n é assim tão significativo e pode nos vir a sair caro mais tarde num equipamento danificado.
  10.  # 10

    Efectivamente temos um doseador automático e uma lâmpada uv de baixa pressão ( há no mercado de media pressão, mais dispendiosas e que permitem a utilização de apenas um valor residual de cloro ).
    Este sistema permite utilizar uma menor quantidade de cloro ( hiploclorito de sódio ) o que se traduz numa piscina mais saudável, para além de ser a maquina a bombear as quantidades necessárias de químicos, só precisamos de substituir os bidões quando estão vazios.
    Aliando a isto um aspirador automático conseguimos uma piscina praticamente autónoma .
  11.  # 11

    Olá a todos,

    Obrigada por deixarem aqui as vossas sugestões.
    Ainda estou a considerar o facto de drenar a piscina ou tratá-la...
    Penso que quando a piscina está em modo "pântano" com uma altura de lixo considerável não valerá a pena tratar.

    Quanto aos produtos a utilizar eu compreendo que para alguns seja estranho o uso da lixívia mas se pensarmos bem...a água da companhia não passa de água com lixívia com um ph que ronda os 7.2 ou seja...o mesmo ph que temos de manter na água de uma piscina saudável.
    Então podemos concluir que a água da piscina é nada mais nada menos que água para o consumo humano e que, tem que manter esse estado durante toda a temporada de uso.

    Claro, que tudo o que é demais faz mal...

    Para já ainda estou em fase de estudo porque até agora não era eu que a tratava.

    Pedia a todos para deixarem a vossa participação e para darem dicas do tipo: como fazem para dar o choque na piscina, que quantidades, etc...

    Obrigada mais uma vez,
    Saudações a todos!
  12.  # 12

    vou relatar a minha experiência:
    Tenho Piscina, desde à 18 anos ( nunca mudei a agua, só reposição dos níveis...) com 75m3 de agua,
    O tratamento é baseado em Pastilhas cloro tripla/ penta acção de 200g... 2 pastilhas no Verão, quando há mais gente coloca-se mais uma. Dura cerca de uma semanas.
    No inverno, de manutenção tem apenas uma pastilha, dura cerca de duas semanas.
    as pastilhas são colocados no flutuador e no filtro "natural "(o sistema não é convencional - tem um filtro com cerca de 4m3, composto por pedras de seixo rolado de granulometria variada e duas camadas intercaladas de geotextil - antigamente tinha camada de areia encapsulada por duas camadas de feltro. Este funciona por vasos comunicantes, apoiado num motor de 600W que funciona 2 horas por dia fora do periodo balnear e 4 horas/ dia no restante) - tem de ser limpo cada 2 anos.
    Nunca tive de corrigir o PH, está sempre dentro dos parâmetros.
    Utilizo um robot autónomo para aspirar.

    Tratamento de choque, só utilizei 1 x, foi com granulado de cloro (dosagem do fabricante). Mas não estava tipo pantano.

    Se está mesmo mal, tem de mudar a água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariais
  13.  # 13

    Também acho que o melhor será mudar a agua.
    Depois com os cuidados adequados raramente a terá que mudar. Mas para isso não pode ter o sistema desligado. Ele devera funcionar 365 dias por ano.logicamente com horário diferente, no inverno poucas horas e no verão durante mais tempo. Mas se realmente parece um pântano, mais vale deitar a agua fora, lavar bem a piscina e depois voltar a encher. A sua saúde merece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariais
  14.  # 14

    Obrigada mais uma vez,

    Gostava de saber se usam temporizador para colocar o motor a funcionar. Como o motor consome bastante tivemos que comprar temporizadores que custam à volta de 35€ só que mesmo assim já se queimaram alguns...

    Quanto aos motores a trabalhar constantemente...isso não será um desperdício de energia, visto que não se usa a piscina no inverno? Acham que compensa o que gastam em luz e produtos? Ou compensará mais trocar a água no inicio do verão?
  15.  # 15

    Tenho piscina desde 2005 e só a enchi nessa altura, agora e só juntar agua devido à evaporação.
    A piscina está no Algarve e nós em Lisboa .no inverno fica coberta com uma capa.
    Temos um temporizador e tarifa bi-horária , o sistema apenas funciona umas horas por dia e de noite, mas funciona todos os dias. Gasto por mês cerca de 25 euros de electricidade ( considerando que grande parte da conta são taxas , o que pago de consumo é um valor mínimo). Não tenho ninguém a tratar da piscina. No inverno funciona apenas três horas e à medida que o tempo vai aquecendo vamos alargando o horário.
    Mas atenção que é o sistema que injecta o cloro e o ph.
    Quando lá chegamos basta pôr a aspirar durante a noite.
    Quando a construímos sugeriram que fizéssemos assim e nunca deixar a agua a apodrecer lá dentro ,e assim temos feito e não estamos arrependidos.
  16.  # 16

    em caso de uma duvida de maior terei todo o gosto em ajudar brevemente estarei mais um amigo no algarve se for necessário uma vista de olhos para uma maior informação teremos todo o gosto em ajudar... Alguma coisa basta contactar... cumprimentos.
  17.  # 17

    Olá a todos,

    No fim de semana passado acabei por optar drenar a piscina. Não havia condições nem sequer de fazer o teste que vos falei...entulho com mais de 10 cm de altura...
    No entanto cheguei a uma conclusão: no nosso caso é mais vantajoso drenar a piscina todos os anos do que fazer a manutenção durante o ano inteiro----tendo em conta o aspecto económico.
    A partir de agora manterei a piscina limpa com cloro até acabar o verão e depois sim, irei fazer o teste da lixívia... Irei tentar manter a piscina limpa durante o Inverno apenas adicionando lixívia...
    Por isso para já não vos posso dar mais novidades, posso apenas dizer-vos que li alguns artigos de engenheiros químicos na net e que referem que a composição da lixívia tradicional (a que não tem detergentes e odores) é semelhante ao cloro só que pouco concentrado.
    Como cada garrafão de 5litros custa cerca de 0,70€, no caso de não resultar o prejuízo também não será muito... :D
    Se entretanto alguém tiver experiência de caso...post aqui! ;)

    Saudações a todos!
  18.  # 18

    mesmo não conseguindo resolver o seu problema com a lexivia estar sempre a drenar a piscina não é boa solução pois apesar de que a construção esteja muito bem feita há sempre oscilações e estaladelas para aparecer na estrutura o qual não é nada bom para a duração da mesma
  19.  # 19

    Boa tarde,

    A minha mãe é proprietaria de uma vivenda ccom piscina. No ultimo ano adoeceu e agora ando um pouco à deriva com custos e manutenção de piscinas. A pessoa que trata da piscina disse-me que tenho que trocar areias e filtro.

    Alguém me poderá informar dos custos para mudar areias e filtros de uma bomba de piscina?

    Não sei o modelo da bomba nem as medidas da piscina.

    Obrigada. Sofia
    • dato
    • 18 setembro 2013

     # 20

    Colocado por: mariaisObrigada mais uma vez,

    Gostava de saber se usam temporizador para colocar o motor a funcionar. Como o motor consome bastante tivemos que comprar temporizadores que custam à volta de 35€ só que mesmo assim já se queimaram alguns...

    Quanto aos motores a trabalhar constantemente...isso não será um desperdício de energia, visto que não se usa a piscina no inverno? Acham que compensa o que gastam em luz e produtos? Ou compensará mais trocar a água no inicio do verão?


    Fale com um electricista para colocar um temporizador ligado a um contactor q nunca mais queimam..
 
0.0198 seg. NEW